Relações de gênero no cotidiano escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135 |
Resumo: | O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública nordestina. No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o percurso teórico-metodológico implicado nesta análise, procedida por meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação de um pesquisador profissional. No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o conceito de gênero como uma construção social que simboliza as relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino no patriarcado. No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em direção à construção do conceito de gênero como construção social focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas sociedades e o papel docente na construção dessas relações. A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando a compreensão das funções sociais desta escola na contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao gênero, corpo e sexualidade. Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora, no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações de gênero mais democráticas. |
id |
UFCG_430af8ac350dc0eab3983e201583ddcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30135 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relações de gênero no cotidiano escolar.Gender relations in the school routine.Relações de gêneroCotidiano escolar - relações de gêneroFormação de professoresGênero e EducaçãoSexualidadeGender relationsSchool routine - gender relationsTeacher trainingGender and EducationSexualityRelaciones de generoRutina escolar - relaciones de géneroFormación de profesoresGénero y EducaciónSexualidadRelations de genreRoutine scolaire - relations de genreFormation des enseignantsGenre et éducationSexualitéEducação.O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública nordestina. No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o percurso teórico-metodológico implicado nesta análise, procedida por meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação de um pesquisador profissional. No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o conceito de gênero como uma construção social que simboliza as relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino no patriarcado. No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em direção à construção do conceito de gênero como construção social focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas sociedades e o papel docente na construção dessas relações. A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando a compreensão das funções sociais desta escola na contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao gênero, corpo e sexualidade. Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora, no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações de gênero mais democráticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-06-02T22:07:37Z2023-06-022023-06-02T22:07:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero no cotidiano escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2009. ISBN: 978-85-8967474-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135porCAMPOS, Kátia Patrício Benevides.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T22:08:02Zoai:localhost:riufcg/30135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T22:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações de gênero no cotidiano escolar. Gender relations in the school routine. |
title |
Relações de gênero no cotidiano escolar. |
spellingShingle |
Relações de gênero no cotidiano escolar. CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero Cotidiano escolar - relações de gênero Formação de professores Gênero e Educação Sexualidade Gender relations School routine - gender relations Teacher training Gender and Education Sexuality Relaciones de genero Rutina escolar - relaciones de género Formación de profesores Género y Educación Sexualidad Relations de genre Routine scolaire - relations de genre Formation des enseignants Genre et éducation Sexualité Educação. |
title_short |
Relações de gênero no cotidiano escolar. |
title_full |
Relações de gênero no cotidiano escolar. |
title_fullStr |
Relações de gênero no cotidiano escolar. |
title_full_unstemmed |
Relações de gênero no cotidiano escolar. |
title_sort |
Relações de gênero no cotidiano escolar. |
author |
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. |
author_facet |
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações de gênero Cotidiano escolar - relações de gênero Formação de professores Gênero e Educação Sexualidade Gender relations School routine - gender relations Teacher training Gender and Education Sexuality Relaciones de genero Rutina escolar - relaciones de género Formación de profesores Género y Educación Sexualidad Relations de genre Routine scolaire - relations de genre Formation des enseignants Genre et éducation Sexualité Educação. |
topic |
Relações de gênero Cotidiano escolar - relações de gênero Formação de professores Gênero e Educação Sexualidade Gender relations School routine - gender relations Teacher training Gender and Education Sexuality Relaciones de genero Rutina escolar - relaciones de género Formación de profesores Género y Educación Sexualidad Relations de genre Routine scolaire - relations de genre Formation des enseignants Genre et éducation Sexualité Educação. |
description |
O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública nordestina. No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o percurso teórico-metodológico implicado nesta análise, procedida por meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação de um pesquisador profissional. No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o conceito de gênero como uma construção social que simboliza as relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino no patriarcado. No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em direção à construção do conceito de gênero como construção social focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas sociedades e o papel docente na construção dessas relações. A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando a compreensão das funções sociais desta escola na contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao gênero, corpo e sexualidade. Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora, no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações de gênero mais democráticas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-06-02T22:07:37Z 2023-06-02 2023-06-02T22:07:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135 CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero no cotidiano escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2009. ISBN: 978-85-8967474-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero no cotidiano escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2009. ISBN: 978-85-8967474-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744579545530368 |