Relações de gênero no cotidiano escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
Resumo: O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública nordestina. No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o percurso teórico-metodológico implicado nesta análise, procedida por meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação de um pesquisador profissional. No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o conceito de gênero como uma construção social que simboliza as relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino no patriarcado. No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em direção à construção do conceito de gênero como construção social focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas sociedades e o papel docente na construção dessas relações. A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando a compreensão das funções sociais desta escola na contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao gênero, corpo e sexualidade. Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora, no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações de gênero mais democráticas.
id UFCG_430af8ac350dc0eab3983e201583ddcd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30135
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relações de gênero no cotidiano escolar.Gender relations in the school routine.Relações de gêneroCotidiano escolar - relações de gêneroFormação de professoresGênero e EducaçãoSexualidadeGender relationsSchool routine - gender relationsTeacher trainingGender and EducationSexualityRelaciones de generoRutina escolar - relaciones de géneroFormación de profesoresGénero y EducaciónSexualidadRelations de genreRoutine scolaire - relations de genreFormation des enseignantsGenre et éducationSexualitéEducação.O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública nordestina. No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o percurso teórico-metodológico implicado nesta análise, procedida por meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação de um pesquisador profissional. No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o conceito de gênero como uma construção social que simboliza as relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino no patriarcado. No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em direção à construção do conceito de gênero como construção social focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas sociedades e o papel docente na construção dessas relações. A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando a compreensão das funções sociais desta escola na contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao gênero, corpo e sexualidade. Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora, no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações de gênero mais democráticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-06-02T22:07:37Z2023-06-022023-06-02T22:07:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero no cotidiano escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2009. ISBN: 978-85-8967474-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135porCAMPOS, Kátia Patrício Benevides.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T22:08:02Zoai:localhost:riufcg/30135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T22:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero no cotidiano escolar.
Gender relations in the school routine.
title Relações de gênero no cotidiano escolar.
spellingShingle Relações de gênero no cotidiano escolar.
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
Relações de gênero
Cotidiano escolar - relações de gênero
Formação de professores
Gênero e Educação
Sexualidade
Gender relations
School routine - gender relations
Teacher training
Gender and Education
Sexuality
Relaciones de genero
Rutina escolar - relaciones de género
Formación de profesores
Género y Educación
Sexualidad
Relations de genre
Routine scolaire - relations de genre
Formation des enseignants
Genre et éducation
Sexualité
Educação.
title_short Relações de gênero no cotidiano escolar.
title_full Relações de gênero no cotidiano escolar.
title_fullStr Relações de gênero no cotidiano escolar.
title_full_unstemmed Relações de gênero no cotidiano escolar.
title_sort Relações de gênero no cotidiano escolar.
author CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
author_facet CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero
Cotidiano escolar - relações de gênero
Formação de professores
Gênero e Educação
Sexualidade
Gender relations
School routine - gender relations
Teacher training
Gender and Education
Sexuality
Relaciones de genero
Rutina escolar - relaciones de género
Formación de profesores
Género y Educación
Sexualidad
Relations de genre
Routine scolaire - relations de genre
Formation des enseignants
Genre et éducation
Sexualité
Educação.
topic Relações de gênero
Cotidiano escolar - relações de gênero
Formação de professores
Gênero e Educação
Sexualidade
Gender relations
School routine - gender relations
Teacher training
Gender and Education
Sexuality
Relaciones de genero
Rutina escolar - relaciones de género
Formación de profesores
Género y Educación
Sexualidad
Relations de genre
Routine scolaire - relations de genre
Formation des enseignants
Genre et éducation
Sexualité
Educação.
description O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública nordestina. No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o percurso teórico-metodológico implicado nesta análise, procedida por meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação de um pesquisador profissional. No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o conceito de gênero como uma construção social que simboliza as relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino no patriarcado. No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em direção à construção do conceito de gênero como construção social focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas sociedades e o papel docente na construção dessas relações. A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando a compreensão das funções sociais desta escola na contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao gênero, corpo e sexualidade. Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora, no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações de gênero mais democráticas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-06-02T22:07:37Z
2023-06-02
2023-06-02T22:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero no cotidiano escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2009. ISBN: 978-85-8967474-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
identifier_str_mv CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero no cotidiano escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2009. ISBN: 978-85-8967474-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744579545530368