Percepção do meio ambiente por parte dos alunos do ensino fundamental II das escolas no município de Cuité, na região do Curimataú Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Norma Lúcia Gomes.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19398
Resumo: Percepção ambiental é a tomada de consciência dos problemas do ambiente, é a ação de perceber o ambiente em que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar dele. Logo este trabalho teve por objetivo verificar a percepção ambiental de alunos de escolas de ensino fundamental 11 de Cuité/PB. No mês de setembro de 2011, foram selecionados aleatoriamente 59 alunos de 3 escolas públicas do municipio de Cuité/PB, assim distribuídos: 19 alunos do 7o ano da E. M. E. F. Julieta de Lima e Costa (grupo A), 20 alunos do 8o ano da E. E. E. F. M. Orlando Venâncio dos Santos (grupo B) e 20 alunos do 9o ano da E. M. E. F. Elça Carvalho da Fonsêca (grupo C). Os alunos responderam dois questionários: o sócio—econômico, onde foram obtidas informações do tipo: faixa etária, Gênero, procedência familiar, nivel de escolaridade dos pais e de outras pessoas que vivem no mesmo ambiente familiar e o segundo, onde foi analisada a percepção ambiental dos alunos e impactos ambientais no municipio. Como consideravam o ar que respiravam: 57,9% no grupo A responderam saudavel; no grupo B, 60% responderam poluído e no grupo C, 45% responderam poluído e 45% não sabiam ou não responderam. Se as frutas e legumes consumidos por eles eram tratados com agrotóxicos, a maioria respondeu que sim: A (63,2%), B (35%) e C (60%), sendo que 35% do grupo B responderam que não. Se a agua consumida era tratada adequadamente, a maioria responderam que sim: A (100%), B (75%) e C (40%). Se os alunos sabiam o destino final do lixo, a maioria (A: 52,7%; B: 65% e C= 50%) disseram que sim. Quanto aos destinos do lixo, temos que no grupo A, 57,14% queimam o lixo; no grupo B, 55% responderam que vai para o lixão e no grupo C, 47,6% não sabiam ou não responderam. A maioria respondeu que conheciam outras ações humanas que provocavam agressão ao meio ambiente: A (100%), B (95%) e C (90%). Qual o maior poluente do ar da cidade, a maioria do grupo A citou fumaça (25%) e queimadas (25%); a maioria do B respondeu carros e motos (27,6%) e lixo (20,7%) e no grupo C, a maior parte (54,5%) respondeu carros e motos. A maioria dos respondentes disse que conhecia outros problemas ambientais: A (63,2%), B (65%) e C (45%). Sobre quais seriam estes problemas, o mais citado foi o lixo jogado em locais inadequados: A (15,8%) e B (22,2%). O grupo B também citou a questão da extinção, morte e caça de animais (22,2%). A maioria do grupo C (42,8%) citou a poluição das águas. Quanto ao que poderia ser feito para melhorar o espaço que ocupam, a maioria do grupo A (21,%) respondeu não desmatar. A maioria em todos os grupos, A (18,9%), B (23,1%) e C (16,7%) citaram não jogar lixo nas ruas, nem no meio ambiente e manter as ruas limpas. No grupo C, 20% respondeu reutilizar objetos que irão para o lixo ou separar lixo. Sobre se ha poluição sonora no ambiente em que vivem, a maioria respondeu que sim: A (58%), B (70%) e C (70%). Com este trabalho, observamos que os alunos conhecem os problemas ambientais da cidade, mas que pouco ou nada fazem para modificar a realidade que os cerca.
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No mês de setembro de 2011, foram selecionados aleatoriamente 59 alunos de 3 escolas públicas do municipio de Cuité/PB, assim distribuídos: 19 alunos do 7o ano da E. M. E. F. Julieta de Lima e Costa (grupo A), 20 alunos do 8o ano da E. E. E. F. M. Orlando Venâncio dos Santos (grupo B) e 20 alunos do 9o ano da E. M. E. F. Elça Carvalho da Fonsêca (grupo C). Os alunos responderam dois questionários: o sócio—econômico, onde foram obtidas informações do tipo: faixa etária, Gênero, procedência familiar, nivel de escolaridade dos pais e de outras pessoas que vivem no mesmo ambiente familiar e o segundo, onde foi analisada a percepção ambiental dos alunos e impactos ambientais no municipio. Como consideravam o ar que respiravam: 57,9% no grupo A responderam saudavel; no grupo B, 60% responderam poluído e no grupo C, 45% responderam poluído e 45% não sabiam ou não responderam. Se as frutas e legumes consumidos por eles eram tratados com agrotóxicos, a maioria respondeu que sim: A (63,2%), B (35%) e C (60%), sendo que 35% do grupo B responderam que não. Se a agua consumida era tratada adequadamente, a maioria responderam que sim: A (100%), B (75%) e C (40%). Se os alunos sabiam o destino final do lixo, a maioria (A: 52,7%; B: 65% e C= 50%) disseram que sim. Quanto aos destinos do lixo, temos que no grupo A, 57,14% queimam o lixo; no grupo B, 55% responderam que vai para o lixão e no grupo C, 47,6% não sabiam ou não responderam. A maioria respondeu que conheciam outras ações humanas que provocavam agressão ao meio ambiente: A (100%), B (95%) e C (90%). Qual o maior poluente do ar da cidade, a maioria do grupo A citou fumaça (25%) e queimadas (25%); a maioria do B respondeu carros e motos (27,6%) e lixo (20,7%) e no grupo C, a maior parte (54,5%) respondeu carros e motos. A maioria dos respondentes disse que conhecia outros problemas ambientais: A (63,2%), B (65%) e C (45%). Sobre quais seriam estes problemas, o mais citado foi o lixo jogado em locais inadequados: A (15,8%) e B (22,2%). O grupo B também citou a questão da extinção, morte e caça de animais (22,2%). A maioria do grupo C (42,8%) citou a poluição das águas. Quanto ao que poderia ser feito para melhorar o espaço que ocupam, a maioria do grupo A (21,%) respondeu não desmatar. A maioria em todos os grupos, A (18,9%), B (23,1%) e C (16,7%) citaram não jogar lixo nas ruas, nem no meio ambiente e manter as ruas limpas. No grupo C, 20% respondeu reutilizar objetos que irão para o lixo ou separar lixo. Sobre se ha poluição sonora no ambiente em que vivem, a maioria respondeu que sim: A (58%), B (70%) e C (70%). Com este trabalho, observamos que os alunos conhecem os problemas ambientais da cidade, mas que pouco ou nada fazem para modificar a realidade que os cerca.Environmental awareness and the awareness of the problems of the environment, and the action of perceiving the environment in which it is inserted, learning to protect and care for him. As soon as this work was carried out to verify the environmental perception of students of elementary schools 11 of Cuité/PB. In the month of September 2011, were randomly selected 59 students from 3 public schools in the municipality of Cuité/PB, distributed as follows: 19 students in the 7TH year ofthe E. M. E F, Julieta de Lima e Costa (group A), 20 students ofthe 8TH year of the E. E. E. F. M. Orlando Venâncio dos Santos (group B) and 20 students in the 9TH year of E. M. E. F. Elça Carvalho da Fonseca (group C). The students answered two questionnaires: the socio-economic, where information was obtained in the type: age range, gender, origin family, level of education of the parents and other people who live in the same family environment and the second, which was analyzed in the environmental sense of the students and environmental impacts in the municipality. As they considered the air breathed: 57.9 % in group A replied healthy, in group B, 60% said they had polluted and in group C, 45% answered polluted and 45% did not know or did not respond. If the fruits and vegetables consumed by them were treated with pesticides, the majority said yes: A (63.2 %), B (35 %) and C (60 %), with 35% of the group B replied that they had not. If the water consumed was treated properly, the majority replied that yes, the (100%), B (75 %) and C (40 %) If the students knew the final destination of the garbage, the majority (A.= 52,7 %; B = 65% and C= 50 %) said that Yes. As for the destinations of the garbage, we have that in group A, 57.14 % burn the garbage; in group B, 55% answered that will go to the dump and in group C, 47.6 % did not know or did not respond. The majority responded that they knew other human actions that caused harm to the environment: A (100 %), B (95 %) and C (90 %). What is the most polluting the air of the city, the majority of the group the quoted smoke (25 %) and burning (25 %); the majority of the B replied cars and motorcycles (27.6 %) and garbage (20.7 %) and in group C, the most (54.5 %) answered cars and motorcycles. The majority of the respondents said that he knew other environmental problems: A (632 %), B (65 %) and C (45 %) What would these problems, the most cited was the garbage thrown in inappropriate sites: the (15.8 %) and B (222 %). Group B also mentioned the issue of extinction, death, and hunting of animals (22.2 %). The majority of the group C (428 %) cited the pollution of waters. As to what could be done to improve the space they occupy, the majority of the group (2l %) answered not deforest. The majority in all of the groups, (18.9 %), B (23.1 %) and C (167 %) mentioned do not throw garbage on the streets, nor in the environment and keep the streets clean, ln group C, 20% responded reuse objects that will separate the trash or garbage, On if there is noise pollution in the environment in which they live, the majority said yes: A (58%), B (70 %) and C (70 %). With this work, we have observed that the students are familiar with the environmental problems of the city, but that little or nothing to change the reality around them.La percepción ambiental es la conciencia de los problemas ambientales, es la acción de percibir el entorno en el que se inserta, aprendiendo a protegerlo y cuidarlo. pronto esto Este trabajo tuvo como objetivo verificar la percepción ambiental de los estudiantes de las escuelas de enseñanza. fundamental 11 de Cuité / PB. En septiembre de 2011, fueron seleccionados al azar 59 alumnos de 3 colegios públicos del municipio de Cuité / PB, distribuidos de la siguiente manera: 19 alumnos de 7 ° grado año de E. E. F. Julieta de Lima y Costa (grupo A), 20 alumnos del 8o año de E. E. F. M. Orlando Venâncio dos Santos (grupo B) y 20 alumnos del 9o curso de E.M.E.F. Elça Carvalho da Fonsêca (grupo C). Los estudiantes respondieron dos cuestionarios: el socioeconómico, donde Se obtuvo información como: grupo de edad, sexo, origen familiar, nivel de la educación de los padres y otras personas que viven en el mismo entorno familiar y la segundo, donde la percepción ambiental de los estudiantes y los impactos ambientales en el Condado. Cómo consideraron el aire que respiraron: 57,9% en el grupo A respondió sano; en el grupo B, el 60% respondió contaminado y en el grupo C, el 45% respondió contaminado y El 45% no sabía o no respondió. Si las frutas y verduras consumidas por ellos fueran tratados con pesticidas, la mayoría respondió que sí: A (63,2%), B (35%) y C (60%), El 35% del grupo B respondió que no. Si el agua consumida fuera tratada correctamente, la mayoría respondió que sí: A (100%), B (75%) y C (40%). Si los estudiantes sabía el destino final de la basura, la mayoría (A: 52,7%; B: 65% y C = 50%) dijo que sí. En cuanto a los destinos de basura, tenemos que en el grupo A, el 57,14% quema basura; en el grupo B, El 55% respondió que van al vertedero y en el grupo C, el 47,6% no sabía o no respondió. La mayoría respondió que conocía otras acciones humanas que provocaron agresiones en el medio ambiente. entorno: A (100%), B (95%) y C (90%).Cuál es el contaminante atmosférico más grande de la ciudad? el grupo A citó humo (25%) y quema (25%); la mayoría de B respondió automóviles y motocicletas (27,6%) y basura (20,7%) y en el grupo C, la mayoría (54,5%) respondió coches y motos. LA la mayoría de los encuestados dijeron que conocían otros problemas ambientales: A (63,2%), B (65%) y C (45%). Sobre cuáles serían estos problemas, el más citado fue la basura arrojada en ubicaciones inadecuadas: A (15,8%) y B (22,2%). El Grupo B también mencionó el tema de la extinción, muerte y caza de animales (22,2%). La mayoría del grupo C (42,8%) mencionó la contaminación del agua. En cuanto a qué se podría hacer para mejorar el espacio que ocupan, la mayor parte del grupo A (21%) respondió no deforestar. La mayoría en todos los grupos, A (18,9%), B (23,1%) y C (16,7%) mencionó no tirar basura en las calles, ni en el medio ambiente y mantener las calles limpias. En el grupo C, 20% respondió reutilizando objetos que irán a la basura o separarán la basura. acerca de si hay contaminación acústica en el entorno en el que viven, la mayoría respondió que sí: A (58%), B (70%) y C (70%). Con este trabajo, observamos que los estudiantes conocen los problemas ambientales de la ciudad, pero poco o nada hacen para cambiar la realidad que les rodea.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCHAVES, Marcio Frazão.CHAVES, Márcio Frazão.CHAVES, MARCIO FRAZÃO.FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO.http://lattes.cnpq.br/5314751391292608APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.XAVIER NETO, Lauro Pires.FERNANDES, Norma Lúcia Gomes.2011-11-242021-06-15T14:36:40Z2021-06-152021-06-15T14:36:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19398FERNANDES, Norma Lúcia Gomes. Percepção do meio ambiente por parte dos alunos do ensino fundamental II das escolas no município de Cuité, na região do Curimataú Paraibano. 2011. 49 fl. 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