Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Larissa Amaro dos.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8049
Resumo: Nos últimos anos a educação brasileira tem apresentado elevados índices de mau comportamento no espaço escolar. Conforme uma Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey - TALIS), o País assume a liderança no ranking mundial por mau comportamento em sala de aula. Esse fato tem preocupado a comunidade pedagógica, visto que além de comprometer a harmonia e a qualidade das relações interpessoais, também reflete, negativamente, no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa e sabendo da importância da educação familiar e escolar na formação de indivíduos, a presente pesquisa objetivou investigar as concepções de professores e pais de estudantes que frequentam uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Cuité-PB, sobre a indisciplina no âmbito escolar, considerando que a escola se distingue das demais por possuir um livro de ocorrências, elaborado pelo Conselho Institucional, para notificar os atos indisciplinares cometidos pelos educandos. A pesquisa é de caráter descritivo e natureza qualitativa, tendo como método para obtenção de dados o procedimento de grupo focal. Quanto aos resultados elencados, foi possível perceber que a legislação, as dificuldades familiares e falta de limites nos filhos consistem nos principais fatores que corroboram para a indisciplina verificada no espaço escolar. Nesse sentido, destaca-se que há muito a ser considerado, haja vista que os comportamentos humanos podem ser resultado da influência de diversos fatores. Entretanto, uma atuação mais articulada e colaborativa entre as famílias e a escolas no contexto educacional se faz necessária, a fim de proporcionar aos educandos uma formação pautada na ética e em valores mais humanistas, baseados na cordialidade e na convivência humana.
id UFCG_442ea07462b64e595866555802d66cda
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8049
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.Indiscipline in the school context: a study from the conceptions of parents and teachers.La indisciplina en el contexto escolar: un estudio a partir de las concepciones de padres y docentes.Indisciplina na escolaConcepçõesPaisProfessoresIndiscipline at schoolConceptionsParentsTeachersIndisciplina en la escuelaConcepcionesMaestrosEnsino-AprendizagemNos últimos anos a educação brasileira tem apresentado elevados índices de mau comportamento no espaço escolar. Conforme uma Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey - TALIS), o País assume a liderança no ranking mundial por mau comportamento em sala de aula. Esse fato tem preocupado a comunidade pedagógica, visto que além de comprometer a harmonia e a qualidade das relações interpessoais, também reflete, negativamente, no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa e sabendo da importância da educação familiar e escolar na formação de indivíduos, a presente pesquisa objetivou investigar as concepções de professores e pais de estudantes que frequentam uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Cuité-PB, sobre a indisciplina no âmbito escolar, considerando que a escola se distingue das demais por possuir um livro de ocorrências, elaborado pelo Conselho Institucional, para notificar os atos indisciplinares cometidos pelos educandos. A pesquisa é de caráter descritivo e natureza qualitativa, tendo como método para obtenção de dados o procedimento de grupo focal. Quanto aos resultados elencados, foi possível perceber que a legislação, as dificuldades familiares e falta de limites nos filhos consistem nos principais fatores que corroboram para a indisciplina verificada no espaço escolar. Nesse sentido, destaca-se que há muito a ser considerado, haja vista que os comportamentos humanos podem ser resultado da influência de diversos fatores. Entretanto, uma atuação mais articulada e colaborativa entre as famílias e a escolas no contexto educacional se faz necessária, a fim de proporcionar aos educandos uma formação pautada na ética e em valores mais humanistas, baseados na cordialidade e na convivência humana.In recent years the Brazilian education has shown high levels of bad behavior at school. As an International Research on Teaching and Learning (Teaching and Learning International Survey - TALIS), the country takes the lead in the world ranking for bad behavior in the classroom. This has worried the educational community, as well as compromising the harmony and the quality of interpersonal relationships reflects negatively on the teaching-learning process. From this premise and knowing the importance of family and school education in the training of individuals, this study aimed to investigate the views of teachers and parents of students attending a municipal elementary school, located in Cuité-PB on indiscipline in schools, considering that the school distinguishes itself by having an occurrence book, prepared by the Institutional Council to notify indiscipline’s acts committed by students. The research is descriptive and qualitative nature, with the method for obtaining data the focus group procedure. As for the listed results, it was revealed that the legislation, family difficulties and lack of limits in children consist of the main factors that support for indiscipline seen at school. In this sense, it is emphasized that there is much to be considered, given that human behavior can be a result of the influence of various factors. However, a more coordinated and collaborative action between families and schools in the educational context is necessary in order to provide students an education based on ethics and more humanistic values based on cordiality and human society.En los últimos años, la educación brasileña ha mostrado altos índices de mal comportamiento en el espacio escolar. Según una Investigación Internacional sobre Enseñanza y Aprendizaje (TALIS), el país lidera el ranking mundial de mal comportamiento en el aula. Este hecho ha preocupado a la comunidad pedagógica, ya que además de comprometer la armonía y calidad de las relaciones interpersonales, también repercute negativamente en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Con base en esta premisa y conociendo la importancia de la educación familiar y escolar en la formación de los individuos, la presente investigación tuvo como objetivo investigar las concepciones de profesores y padres de alumnos que asisten a una escuela primaria municipal, ubicada en la ciudad de Cuité-PB, sobre indisciplina en el ámbito escolar, considerando que la escuela se distingue de las demás por tener un libro de ocurrencias, elaborado por el Consejo Institucional, para notificar los actos de indisciplina cometidos por los alumnos. La investigación es de carácter descriptivo y cualitativo, utilizando como método de obtención de datos el procedimiento de grupos focales. En cuanto a los resultados enumerados, fue posible percibir que la legislación, las dificultades familiares y la falta de límites en los niños son los principales factores que corroboran la indisciplina observada en el espacio escolar. En este sentido, se destaca que hay mucho que considerar, dado que el comportamiento humano puede ser el resultado de la influencia de varios factores. Sin embargo, es necesaria una acción más articulada y colaborativa entre las familias y las escuelas en el contexto educativo, a fin de brindar a los alumnos una educación basada en la ética y en valores más humanistas, basada en la cordialidad y la convivencia humana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGRAMOS, Deborah Dornellas.RAMOS, Deborah Dornellas.http://lattes.cnpq.br/8976434644813519MEDEIROS, Maria Franco Trindade.FEITOSA, Izayana Pereira.SANTOS, Larissa Amaro dos.20162019-10-14T11:50:26Z2019-10-142019-10-14T11:50:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8049SANTOS, Larissa Amaro dos. Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores. 2016. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:29:16Zoai:localhost:riufcg/8049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:29:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
Indiscipline in the school context: a study from the conceptions of parents and teachers.
La indisciplina en el contexto escolar: un estudio a partir de las concepciones de padres y docentes.
title Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
spellingShingle Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
SANTOS, Larissa Amaro dos.
Indisciplina na escola
Concepções
Pais
Professores
Indiscipline at school
Conceptions
Parents
Teachers
Indisciplina en la escuela
Concepciones
Maestros
Ensino-Aprendizagem
title_short Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
title_full Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
title_fullStr Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
title_full_unstemmed Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
title_sort Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
author SANTOS, Larissa Amaro dos.
author_facet SANTOS, Larissa Amaro dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAMOS, Deborah Dornellas.
RAMOS, Deborah Dornellas.
http://lattes.cnpq.br/8976434644813519
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Larissa Amaro dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina na escola
Concepções
Pais
Professores
Indiscipline at school
Conceptions
Parents
Teachers
Indisciplina en la escuela
Concepciones
Maestros
Ensino-Aprendizagem
topic Indisciplina na escola
Concepções
Pais
Professores
Indiscipline at school
Conceptions
Parents
Teachers
Indisciplina en la escuela
Concepciones
Maestros
Ensino-Aprendizagem
description Nos últimos anos a educação brasileira tem apresentado elevados índices de mau comportamento no espaço escolar. Conforme uma Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey - TALIS), o País assume a liderança no ranking mundial por mau comportamento em sala de aula. Esse fato tem preocupado a comunidade pedagógica, visto que além de comprometer a harmonia e a qualidade das relações interpessoais, também reflete, negativamente, no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa e sabendo da importância da educação familiar e escolar na formação de indivíduos, a presente pesquisa objetivou investigar as concepções de professores e pais de estudantes que frequentam uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Cuité-PB, sobre a indisciplina no âmbito escolar, considerando que a escola se distingue das demais por possuir um livro de ocorrências, elaborado pelo Conselho Institucional, para notificar os atos indisciplinares cometidos pelos educandos. A pesquisa é de caráter descritivo e natureza qualitativa, tendo como método para obtenção de dados o procedimento de grupo focal. Quanto aos resultados elencados, foi possível perceber que a legislação, as dificuldades familiares e falta de limites nos filhos consistem nos principais fatores que corroboram para a indisciplina verificada no espaço escolar. Nesse sentido, destaca-se que há muito a ser considerado, haja vista que os comportamentos humanos podem ser resultado da influência de diversos fatores. Entretanto, uma atuação mais articulada e colaborativa entre as famílias e a escolas no contexto educacional se faz necessária, a fim de proporcionar aos educandos uma formação pautada na ética e em valores mais humanistas, baseados na cordialidade e na convivência humana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-10-14T11:50:26Z
2019-10-14
2019-10-14T11:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8049
SANTOS, Larissa Amaro dos. Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores. 2016. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8049
identifier_str_mv SANTOS, Larissa Amaro dos. Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores. 2016. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744403257884672