Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Maria da Conceição de Araújo.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.cruz
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
Resumo: O ensino da disciplina Geografia é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Atualmente existem diversos recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores para a elaboração de suas aulas, visando à aprendizagem dos alunos. Contudo, o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula, sendo acatado por alguns professores como o único instrumento para a aprendizagem na sala de aula e por outros, como uma ferramenta auxiliar e até mesmo indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo geral identificar os critérios utilizados pelos professores de Geografia da Escola E.M.E.F. Cônego João Marques Pereira no momento da escolha do livro didático. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, através do levantamento bibliográfico e aplicação de questionários . Identificamos que na escola pesquisada que o livro didático de Geografia é usado diariamente em todas as atividades que são trabalhadas com os alunos. Sendo uma a fonte de pesquisa mais utilizada com a turma.
id UFCG_4f4d921282094f7d2e832aa7c7212bc2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4991
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.Choosing the textbook of geography in the conception of the teachers of the school João Marques Pereira Serra Branca-PB.Escolha - livro didático de geografiaEnsino de GeografiaDidáticaChoose - geography textbookGeography teachingDidacticsO ensino da disciplina Geografia é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Atualmente existem diversos recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores para a elaboração de suas aulas, visando à aprendizagem dos alunos. Contudo, o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula, sendo acatado por alguns professores como o único instrumento para a aprendizagem na sala de aula e por outros, como uma ferramenta auxiliar e até mesmo indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo geral identificar os critérios utilizados pelos professores de Geografia da Escola E.M.E.F. Cônego João Marques Pereira no momento da escolha do livro didático. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, através do levantamento bibliográfico e aplicação de questionários . Identificamos que na escola pesquisada que o livro didático de Geografia é usado diariamente em todas as atividades que são trabalhadas com os alunos. Sendo uma a fonte de pesquisa mais utilizada com a turma.Geography teaching is very importante for students to understand elements that make up the geographic space. Currently there are several didactic resources that can be used by teachers for the elaboration of their classes, aiming at the students' learning. However, the textbook is one of the resources most used by teachers in the classroom; for some teachers as the only instrument for learning in the classroom and others, as only an auxiliary and even indispensable tool in the teaching process - learning. In this way, our research has the general objective to identify the criteria used by the teachers of Geography of the School EMEFM Cônego João Marques Pereira when choosing the textbook. In this research we used as qualitative methodology, through the bibliographical survey and the application of questionnaires. We identified there, Geography textbook is used daily in all activities that are worked with students by the way being one of the most used research sources with all class.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399MIRANDA, Maria da Conceição G. de.CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.CRUZ, Maria da Conceição de Araújo.2017-05-042019-07-22T14:30:33Z2019-07-222019-07-22T14:30:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.cruzhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991CRUZ, Maria da conceição de Araújo. Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB. 2017. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:15:11Zoai:localhost:riufcg/4991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:15:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
Choosing the textbook of geography in the conception of the teachers of the school João Marques Pereira Serra Branca-PB.
title Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
spellingShingle Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
CRUZ, Maria da Conceição de Araújo.
Escolha - livro didático de geografia
Ensino de Geografia
Didática
Choose - geography textbook
Geography teaching
Didactics
title_short Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
title_full Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
title_fullStr Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
title_full_unstemmed Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
title_sort Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
author CRUZ, Maria da Conceição de Araújo.
author_facet CRUZ, Maria da Conceição de Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
MIRANDA, Maria da Conceição G. de.
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Maria da Conceição de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolha - livro didático de geografia
Ensino de Geografia
Didática
Choose - geography textbook
Geography teaching
Didactics
topic Escolha - livro didático de geografia
Ensino de Geografia
Didática
Choose - geography textbook
Geography teaching
Didactics
description O ensino da disciplina Geografia é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Atualmente existem diversos recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores para a elaboração de suas aulas, visando à aprendizagem dos alunos. Contudo, o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula, sendo acatado por alguns professores como o único instrumento para a aprendizagem na sala de aula e por outros, como uma ferramenta auxiliar e até mesmo indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo geral identificar os critérios utilizados pelos professores de Geografia da Escola E.M.E.F. Cônego João Marques Pereira no momento da escolha do livro didático. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, através do levantamento bibliográfico e aplicação de questionários . Identificamos que na escola pesquisada que o livro didático de Geografia é usado diariamente em todas as atividades que são trabalhadas com os alunos. Sendo uma a fonte de pesquisa mais utilizada com a turma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
2019-07-22T14:30:33Z
2019-07-22
2019-07-22T14:30:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.cruz
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
CRUZ, Maria da conceição de Araújo. Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB. 2017. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.cruz
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
identifier_str_mv CRUZ, Maria da conceição de Araújo. Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB. 2017. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381468475392