Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13056 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga os livros didáticos de Geografia dos Anos Iniciais como um artefato complexo. Principal recurso pedagógico utilizado por professores e alunos em sala de aula, o livro didático carrega além de um currículo oficial, concepções de ensino e subjetividades. Para essa abordagem, tomo como perspectiva teórica a colonialidade do poder, uma alternativa epistemológica às narrativas da modernidade europeia, que está presente na Geografia ao produzir referenciais universais a partir do conceito de raça, de sua importância na formação das sociedades contemporâneas, e de como foi introduzida no Brasil e serve de lastro a políticas públicas. Também vejo a necessidade de tencionar o currículo de Geografia, principalmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que teve sua terceira versão homologada no ano de dois mil e dezessete. Neste contexto, utilizo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental das políticas públicas do livro didático sob a luz da Lei 10.639, que disputa por outras lógicas de conhecimento, impactando o material didático para além da inserção de conteúdos. Por outro lado, este trabalho objetiva compreender as propostas apresentadas pelos teóricos da geografia que discutem a questão racial. E pretendo concluir analisando estrutura e conteúdo das duas coleções didáticas com o maior número de indicações feitas pelos professores que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mesquita/RJ, visando identificar problemas conceituais, mudanças e continuidades |
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Costa, Vinicius de Luna ChagasPereira, Amauri Mendes244.315.087-91http://lattes.cnpq.br/2005836026921987Pereira, Amauri Mendes244.315.087-91http://lattes.cnpq.br/2005836026921987Silva, Adriana Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/6312922290409292Lins, Mônica Regina Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6823740197871001Santos, Renato Emerson Nascimento doshttps://orcid.org/0000-0003-4600-3613http://lattes.cnpq.br/7260305303021981092.380.787-00https://orcid.org/0000-0002-8573-231Xhttp://lattes.cnpq.br/23392056970232542023-12-22T02:40:11Z2023-12-22T02:40:11Z2019-11-01COSTA, Vinicius de Luna Chagas. Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13056Esta pesquisa investiga os livros didáticos de Geografia dos Anos Iniciais como um artefato complexo. Principal recurso pedagógico utilizado por professores e alunos em sala de aula, o livro didático carrega além de um currículo oficial, concepções de ensino e subjetividades. Para essa abordagem, tomo como perspectiva teórica a colonialidade do poder, uma alternativa epistemológica às narrativas da modernidade europeia, que está presente na Geografia ao produzir referenciais universais a partir do conceito de raça, de sua importância na formação das sociedades contemporâneas, e de como foi introduzida no Brasil e serve de lastro a políticas públicas. Também vejo a necessidade de tencionar o currículo de Geografia, principalmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que teve sua terceira versão homologada no ano de dois mil e dezessete. Neste contexto, utilizo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental das políticas públicas do livro didático sob a luz da Lei 10.639, que disputa por outras lógicas de conhecimento, impactando o material didático para além da inserção de conteúdos. Por outro lado, este trabalho objetiva compreender as propostas apresentadas pelos teóricos da geografia que discutem a questão racial. E pretendo concluir analisando estrutura e conteúdo das duas coleções didáticas com o maior número de indicações feitas pelos professores que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mesquita/RJ, visando identificar problemas conceituais, mudanças e continuidadesCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research investigates Geography textbooks regarding Elementary Level as a complex artifact. As a main pedagogical resource used by teachers and students in classrooms, the textbook has not only an official school standards, but also teaching conceptions and subjectivities. Considering this approach, the colonialiality of power is considered as a theoretical perspective, an epistemological alternative to the european modernity narratives, which are present in Geography by bringing universal benchmarks as of the concept of race, of its importance to the formation of contemporaneous societies, as well as how it was introduced in Brazil, as has worked as a coverage to public policies. It is also important to analyze the Geography standards, principally after the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the "Common Core" Curriculum, which had its third version certified in 2017. In this context, the applied methodology is the bibliographic and documental survey of public policies of textbooks under the law 10.639, which debates other learning methodologies, causing impact in textbooks beyond subjects input. On the other hand, this paper aims to understand the proposals presented by Geography theorists who debate the racial issue. The final objective of this paper is the analysis of structure and content of the two textbook collections with the highest number of nominations made by teachers who lecture the fourth grade of Elementary Level of the municipal school system of Mesquita/RJ, aiming for the identification of conceptual issues, changes and continuitiesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuLivro didáticoGeografiaRacismoTextbookGeographyRacismEducaçãoGeografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciaisGeography and racial relations in elementary level booksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBUQUERQUE, Maria A. Martins. Livros didáticos e currículos em geografia: uma história a ser contada. In: TONINI, Ivaine M. et al. (Orgs.). 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Livro didático Geografia Racismo Textbook Geography Racism Educação |
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Esta pesquisa investiga os livros didáticos de Geografia dos Anos Iniciais como um artefato complexo. Principal recurso pedagógico utilizado por professores e alunos em sala de aula, o livro didático carrega além de um currículo oficial, concepções de ensino e subjetividades. Para essa abordagem, tomo como perspectiva teórica a colonialidade do poder, uma alternativa epistemológica às narrativas da modernidade europeia, que está presente na Geografia ao produzir referenciais universais a partir do conceito de raça, de sua importância na formação das sociedades contemporâneas, e de como foi introduzida no Brasil e serve de lastro a políticas públicas. Também vejo a necessidade de tencionar o currículo de Geografia, principalmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que teve sua terceira versão homologada no ano de dois mil e dezessete. Neste contexto, utilizo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental das políticas públicas do livro didático sob a luz da Lei 10.639, que disputa por outras lógicas de conhecimento, impactando o material didático para além da inserção de conteúdos. Por outro lado, este trabalho objetiva compreender as propostas apresentadas pelos teóricos da geografia que discutem a questão racial. E pretendo concluir analisando estrutura e conteúdo das duas coleções didáticas com o maior número de indicações feitas pelos professores que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mesquita/RJ, visando identificar problemas conceituais, mudanças e continuidades |
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COSTA, Vinicius de Luna Chagas. Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019 |
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Aborda assunto relativo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1997. CALLAI, Helena Copetti. Escola, cotidiano e lugar. In: Geografia, Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. (Coleção explorando o ensino, Vol, 22). p. 25-42, 2010. CAMPOS COUTO, Marcos Antônio. Para a crítica da Geografia que se ensina através dos Livros Didáticos. In: TONINI, Ivaine Maria et al. O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, p. 191-219, 2017. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; GOULART, Lígia B. A questão do livro didático em Geografia: elementos para uma análise. CASTROGIOVANNI, Antônio C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 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