Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23725 |
Resumo: | Este trabalho desenvolveu-se com o objetivo de investigar a formação leitora dos alunos do 9º ano e, mais especificamente, elaborar um Caderno de Oficina que auxilie os professores do Ensino Fundamental II no trabalho com essa formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em turmas do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel, em Juazeiro do Norte CE. O aparato teórico teve como base as contribuições de BAMBERGER (1986), CALVINO (2007), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MORAIS (1996), MANGUEL (1997), MAIA (2007), MARTINS (2000), PINHEIRO (2001), dentre outros. A análise dos dados confirmou a hipótese de que a prática de leitura para a formação de bons leitores não deve se restringir apenas à leitura dos textos disponíveis no livro didático, adaptados e/ou fragmentados, ou àquelas literaturas disponibilizadas e cobradas pelo currículo escolar, mas deve expandir-se para a leitura de textos literários na íntegra, como os da literatura infanto-juvenil e de outros livros que agradem o público em questão. Desse modo, concluiu-se que a elaboração de uma proposta de trabalho com a leitura de forma descontraída e lúdica pode despertar o gosto pela leitura, provocar mudanças humanas fundamentais à formação cidadã e que o papel do professor como mediador nesse processo é de fundamental importância. |
id |
UFCG_477a6c5b46933b3c68c93c2b0be76549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23725 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II.Ugly Raimundo in the magical and wonderful never-ending land: a proposal to mediate the reading of the literary text in Elementary School II.LeituraFormação do leitorEnsino fundamental - leituraLetramentoIntertextualidadeTexto literárioReadingReader trainingElementary school - readingLiteracyIntertextualityLiterary textLetras.Este trabalho desenvolveu-se com o objetivo de investigar a formação leitora dos alunos do 9º ano e, mais especificamente, elaborar um Caderno de Oficina que auxilie os professores do Ensino Fundamental II no trabalho com essa formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em turmas do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel, em Juazeiro do Norte CE. O aparato teórico teve como base as contribuições de BAMBERGER (1986), CALVINO (2007), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MORAIS (1996), MANGUEL (1997), MAIA (2007), MARTINS (2000), PINHEIRO (2001), dentre outros. A análise dos dados confirmou a hipótese de que a prática de leitura para a formação de bons leitores não deve se restringir apenas à leitura dos textos disponíveis no livro didático, adaptados e/ou fragmentados, ou àquelas literaturas disponibilizadas e cobradas pelo currículo escolar, mas deve expandir-se para a leitura de textos literários na íntegra, como os da literatura infanto-juvenil e de outros livros que agradem o público em questão. Desse modo, concluiu-se que a elaboração de uma proposta de trabalho com a leitura de forma descontraída e lúdica pode despertar o gosto pela leitura, provocar mudanças humanas fundamentais à formação cidadã e que o papel do professor como mediador nesse processo é de fundamental importância.This work was developed with the objective of investigating the reading formation of the 9th grade students and, more specifically, elaborating a Workshop Book that will assist elementary school teachers in the work with this training. For that, a field research was carried out in the 9th grade classes of the state public school of Elementary and Middle School Presidente Geisel. The theoretical apparatus was based on the contributions made by BAMBERGER (1986), CALVINO (2007), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MORORES (1996), MANGUEL (1997), MARTINS (2000), PINHEIRO (2001), among others. The analysis of the data confirmed the hypothesis that the practice of reading for the formation of good readers should not be restricted to reading the texts available in the textbook, adapted and / or fragmented, or to those literatures made available and collected by the school curriculum, but Should expand to the reading of literary texts in full, such as those of children's literature and other books that please the public in question. Thus, it was concluded that the preparation of a work proposal with reading in a relaxed and playful way can arouse the taste for reading, bring about fundamental human changes to the citizen's formation and that the role of the teacher as mediator in this process is of fundamental importance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCOSTA, Geranilde Silva e.SILVA, G. C.http://lattes.cnpq.br/3118237950456062CASTRO, Onireves Monteiro de.BARRETO, José Wanderley Alves de.SANTOS, Erdenia Alves.2017-01-212022-02-24T14:19:59Z2022-02-252022-02-24T14:19:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23725SANTOS, Erdenia Alves. Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-24T14:19:59Zoai:localhost:riufcg/23725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-24T14:19:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. Ugly Raimundo in the magical and wonderful never-ending land: a proposal to mediate the reading of the literary text in Elementary School II. |
title |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. |
spellingShingle |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. SANTOS, Erdenia Alves. Leitura Formação do leitor Ensino fundamental - leitura Letramento Intertextualidade Texto literário Reading Reader training Elementary school - reading Literacy Intertextuality Literary text Letras. |
title_short |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. |
title_full |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. |
title_fullStr |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. |
title_full_unstemmed |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. |
title_sort |
Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. |
author |
SANTOS, Erdenia Alves. |
author_facet |
SANTOS, Erdenia Alves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
COSTA, Geranilde Silva e. SILVA, G. C. http://lattes.cnpq.br/3118237950456062 CASTRO, Onireves Monteiro de. BARRETO, José Wanderley Alves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Erdenia Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Formação do leitor Ensino fundamental - leitura Letramento Intertextualidade Texto literário Reading Reader training Elementary school - reading Literacy Intertextuality Literary text Letras. |
topic |
Leitura Formação do leitor Ensino fundamental - leitura Letramento Intertextualidade Texto literário Reading Reader training Elementary school - reading Literacy Intertextuality Literary text Letras. |
description |
Este trabalho desenvolveu-se com o objetivo de investigar a formação leitora dos alunos do 9º ano e, mais especificamente, elaborar um Caderno de Oficina que auxilie os professores do Ensino Fundamental II no trabalho com essa formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em turmas do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel, em Juazeiro do Norte CE. O aparato teórico teve como base as contribuições de BAMBERGER (1986), CALVINO (2007), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MORAIS (1996), MANGUEL (1997), MAIA (2007), MARTINS (2000), PINHEIRO (2001), dentre outros. A análise dos dados confirmou a hipótese de que a prática de leitura para a formação de bons leitores não deve se restringir apenas à leitura dos textos disponíveis no livro didático, adaptados e/ou fragmentados, ou àquelas literaturas disponibilizadas e cobradas pelo currículo escolar, mas deve expandir-se para a leitura de textos literários na íntegra, como os da literatura infanto-juvenil e de outros livros que agradem o público em questão. Desse modo, concluiu-se que a elaboração de uma proposta de trabalho com a leitura de forma descontraída e lúdica pode despertar o gosto pela leitura, provocar mudanças humanas fundamentais à formação cidadã e que o papel do professor como mediador nesse processo é de fundamental importância. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-21 2022-02-24T14:19:59Z 2022-02-25 2022-02-24T14:19:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23725 SANTOS, Erdenia Alves. Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23725 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Erdenia Alves. Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744527314911232 |