O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6190
Resumo: O brincar na Educação Infantil é algo que nos leva a acreditar que crianças necessitam desse alicerce em sua vida. Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a importância do brincar no processo de ensino aprendizagem, além de investigar se o uso das brincadeiras realizadas em sala de aula contribui para o desenvolvimento do educando. Por meio das brincadeiras as crianças podem ampliar seus conhecimentos sobre si mesmo e o mundo que as cerca. Muitos educadores e muitos pais ainda não entendem, ou talvez não saibam a importância das brincadeiras para o desenvolvimento físico e psíquico da criança. Pode ser que para ambos a ideia era de que o ato de brincar é um simples passatempo, uma forma de diversão sem funções mais importantes que a de entreter a criança, sem levar em consideração que a brincadeira é capaz de oferecer à criança inúmeras possibilidades para as mudanças e dar a elas o apoio no seu desenvolvimento cognitivo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A abordagem foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram os dados coletados na entrevista semiestruturada. Além da entrevista, também foi feita a observação. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores sendo um professor da referida creche e um outro professor de uma escola de Ensino Fundamental. Refletindo acerca das contribuições que trazem as brincadeiras em sala de aula tive a percepção da contribuição que traz para o aprendizado do educando, levando em conta o espaço e os materiais usados nas brincadeiras. Devido a tudo isso percebe-se também que a educação infantil é base para todas as outras etapas do processo educacional.
id UFCG_477c2cb4c93863939dde7a4b00a88031
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6190
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.Playing in early childhood education: contributions to the educational process.BrincarEnsinoAprendizagemEducação infantilPlayTeachingLearningchild educationEducação.O brincar na Educação Infantil é algo que nos leva a acreditar que crianças necessitam desse alicerce em sua vida. Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a importância do brincar no processo de ensino aprendizagem, além de investigar se o uso das brincadeiras realizadas em sala de aula contribui para o desenvolvimento do educando. Por meio das brincadeiras as crianças podem ampliar seus conhecimentos sobre si mesmo e o mundo que as cerca. Muitos educadores e muitos pais ainda não entendem, ou talvez não saibam a importância das brincadeiras para o desenvolvimento físico e psíquico da criança. Pode ser que para ambos a ideia era de que o ato de brincar é um simples passatempo, uma forma de diversão sem funções mais importantes que a de entreter a criança, sem levar em consideração que a brincadeira é capaz de oferecer à criança inúmeras possibilidades para as mudanças e dar a elas o apoio no seu desenvolvimento cognitivo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A abordagem foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram os dados coletados na entrevista semiestruturada. Além da entrevista, também foi feita a observação. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores sendo um professor da referida creche e um outro professor de uma escola de Ensino Fundamental. Refletindo acerca das contribuições que trazem as brincadeiras em sala de aula tive a percepção da contribuição que traz para o aprendizado do educando, levando em conta o espaço e os materiais usados nas brincadeiras. Devido a tudo isso percebe-se também que a educação infantil é base para todas as outras etapas do processo educacional.Playing in Childhood Education is something that leads us to believe that children need this foundation in your life. This monograph aims to analyze the importance of play in the teaching learning process, and to investigate whether the use of the games held in the classroom contributing to the development of the student. Through play, children can expand their knowledge about themselves and the world around them. Many educators and many parents still do not understand or may not know the importance of play for physical and mental development of the child. It may be that for both the idea was that the act of playing is a simple hobby, a form of entertainment without the most important functions to entertain the child, without taking into consideration that the game is able to offer numerous possibilities for the child changes and give them support in their cognitive development. The stimulation, variety, interest, concentration and motivation are also provided by the play situation, and there other situations that arouse the stimulation of children. If we add this to the opportunity to be part of an experience that, while possibly challenging, not threatening, is free from constraints and allows the participant to a significant interaction with the environment, the benefits of play become more apparent. However, sometimes playing can provide an escape from the pressures of reality to alleviate boredom and often for relaxation. Therefore, I say that with the playful banter in the classroom is a stimulus to the educational process of the children in their learningUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899CAMPOS, Maria de Lourdes.LIMA, Maria Janete de.PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira.20142019-08-26T15:33:19Z2019-08-262019-08-26T15:33:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6190PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira. O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T16:56:49Zoai:localhost:riufcg/6190Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T16:56:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.
Playing in early childhood education: contributions to the educational process.
title O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.
spellingShingle O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.
PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira.
Brincar
Ensino
Aprendizagem
Educação infantil
Play
Teaching
Learning
child education
Educação.
title_short O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.
title_full O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.
title_fullStr O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.
title_full_unstemmed O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.
title_sort O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo.
author PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira.
author_facet PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
CAMPOS, Maria de Lourdes.
LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Ensino
Aprendizagem
Educação infantil
Play
Teaching
Learning
child education
Educação.
topic Brincar
Ensino
Aprendizagem
Educação infantil
Play
Teaching
Learning
child education
Educação.
description O brincar na Educação Infantil é algo que nos leva a acreditar que crianças necessitam desse alicerce em sua vida. Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a importância do brincar no processo de ensino aprendizagem, além de investigar se o uso das brincadeiras realizadas em sala de aula contribui para o desenvolvimento do educando. Por meio das brincadeiras as crianças podem ampliar seus conhecimentos sobre si mesmo e o mundo que as cerca. Muitos educadores e muitos pais ainda não entendem, ou talvez não saibam a importância das brincadeiras para o desenvolvimento físico e psíquico da criança. Pode ser que para ambos a ideia era de que o ato de brincar é um simples passatempo, uma forma de diversão sem funções mais importantes que a de entreter a criança, sem levar em consideração que a brincadeira é capaz de oferecer à criança inúmeras possibilidades para as mudanças e dar a elas o apoio no seu desenvolvimento cognitivo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A abordagem foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram os dados coletados na entrevista semiestruturada. Além da entrevista, também foi feita a observação. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores sendo um professor da referida creche e um outro professor de uma escola de Ensino Fundamental. Refletindo acerca das contribuições que trazem as brincadeiras em sala de aula tive a percepção da contribuição que traz para o aprendizado do educando, levando em conta o espaço e os materiais usados nas brincadeiras. Devido a tudo isso percebe-se também que a educação infantil é base para todas as outras etapas do processo educacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-08-26T15:33:19Z
2019-08-26
2019-08-26T15:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6190
PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira. O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6190
identifier_str_mv PIRES, Magna Sandra Almeida de Oliveira. O brincar na educação infantil: contribuições ao processo educativo. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388887150592