Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36146
Resumo: O Programa de Monitoria estimula e reforça a importância da pesquisa científica, além de incentivar o processo ensino-aprendizagem, este Programa tem como finalidade iniciar o aluno na docência, contribuir com a melhoria do ensino de graduação, valorizar a docência, favorecer a troca de experiências, desenvolver uma formação participativa e com autonomia. Isto posto, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir a importância do Programa de Monitoria na formação dos graduandos e quais desafios circundam as experiências de monitores, temos como objetivos específicos refletir a relevância do Programa de Monitoria na construção da identidade profissional e iniciação docente, bem como discutir a importância dos diversos diálogos no período de Monitoria para contribuição dessa experiência, e analisar os desafios durante a atuação dos discentes como monitores. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há nas Instituições de Ensino Superior (IES) de pesquisas sobre o embate da Monitoria acadêmica na formação dos monitores e na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação. E também, o que motiva a realização desta investigação é a importância que o Programa de Monitoria possui na formação daqueles que tem contato com a mesma. Nesta pesquisa buscamos responder a seguinte questão problematizadora: como a experiência no Programa de Monitoria contribui na formação e iniciação docente e quais desafios circundam as experiências de monitores acadêmicos? Consideramos a hipótese de que pesquisar sobre a temática favorece o Programa de Monitoria nas Universidades, optamos pela metodologia da pesquisa científica de natureza básica e abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas. O contexto desta investigação teve como lócus de pesquisa a Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, especificamente no Centro de Formação de Professores no curso de Pedagogia. Os referenciais teóricos que sustentaram esta investigação foram Freire (1996), Nunes (2007), Ramalho (2007), Dias (2007), Frison (2016), Alves e Barbosa (2021), Costa et al (2021). Os resultados desse estudo apresentam que o Programa de Monitoria proporciona um engrandecimento na formação dos discentes, e tem grande contribuição na construção da identidade profissional e iniciação docente. Desenvolvendo uma vivência que oferece um ganho intelectual dentro do mundo acadêmico, favorecendo a sua jornada, tornando o discente mais próximo as questões internas do campo acadêmico. Podemos compreender a necessidade de um momento de trocas de saberes, para ficar claro os objetivos do programa e conseguir superar os desafios em coletividade entre discentes monitores, professores orientadores, coordenação do Programa de Monitoria e instituição. Constatamos que desafios circundam a experiência de monitores, adversidades podem acontecer, e que circunstâncias internas ou externas podem interferir na concretização das práticas.
id UFCG_481247835c5a6e2e2873f47abfb76966
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36146
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.Monitoring Program: challenges, knowledge and contributions to teaching initiation.Programa de MonitoriaIniciação à docênciaFormação de discentesMonitoresMonitoring ProgramInitiation to teachingStudent trainingMonitorsEducação.O Programa de Monitoria estimula e reforça a importância da pesquisa científica, além de incentivar o processo ensino-aprendizagem, este Programa tem como finalidade iniciar o aluno na docência, contribuir com a melhoria do ensino de graduação, valorizar a docência, favorecer a troca de experiências, desenvolver uma formação participativa e com autonomia. Isto posto, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir a importância do Programa de Monitoria na formação dos graduandos e quais desafios circundam as experiências de monitores, temos como objetivos específicos refletir a relevância do Programa de Monitoria na construção da identidade profissional e iniciação docente, bem como discutir a importância dos diversos diálogos no período de Monitoria para contribuição dessa experiência, e analisar os desafios durante a atuação dos discentes como monitores. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há nas Instituições de Ensino Superior (IES) de pesquisas sobre o embate da Monitoria acadêmica na formação dos monitores e na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação. E também, o que motiva a realização desta investigação é a importância que o Programa de Monitoria possui na formação daqueles que tem contato com a mesma. Nesta pesquisa buscamos responder a seguinte questão problematizadora: como a experiência no Programa de Monitoria contribui na formação e iniciação docente e quais desafios circundam as experiências de monitores acadêmicos? Consideramos a hipótese de que pesquisar sobre a temática favorece o Programa de Monitoria nas Universidades, optamos pela metodologia da pesquisa científica de natureza básica e abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas. O contexto desta investigação teve como lócus de pesquisa a Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, especificamente no Centro de Formação de Professores no curso de Pedagogia. Os referenciais teóricos que sustentaram esta investigação foram Freire (1996), Nunes (2007), Ramalho (2007), Dias (2007), Frison (2016), Alves e Barbosa (2021), Costa et al (2021). Os resultados desse estudo apresentam que o Programa de Monitoria proporciona um engrandecimento na formação dos discentes, e tem grande contribuição na construção da identidade profissional e iniciação docente. Desenvolvendo uma vivência que oferece um ganho intelectual dentro do mundo acadêmico, favorecendo a sua jornada, tornando o discente mais próximo as questões internas do campo acadêmico. Podemos compreender a necessidade de um momento de trocas de saberes, para ficar claro os objetivos do programa e conseguir superar os desafios em coletividade entre discentes monitores, professores orientadores, coordenação do Programa de Monitoria e instituição. Constatamos que desafios circundam a experiência de monitores, adversidades podem acontecer, e que circunstâncias internas ou externas podem interferir na concretização das práticas.The Monitoring Program stimulates and reinforces the importance of scientific research, in addition to encouraging the teaching-learning process, this Program aims to initiate the student into teaching, contribute to the improvement of undergraduate education, value teaching, encourage the exchange of experiences, develop participatory and autonomous training. That said, this research has the general objective of discussing the importance of the Monitoring Program in the training of undergraduates and what challenges surround the experiences of monitors. Our specific objectives are to reflect the relevance of the Monitoring Program in the construction of professional identity and teaching initiation, as well how to discuss the importance of the various dialogues during the Monitoring period to contribute to this experience, and analyze the challenges during the students' performance as monitors. What justifies this investigation from a scientific point of view is the gap in Higher Education Institutions (HEIs) in research on the impact of academic Monitoring in the training of monitors and in the qualification of teaching and learning processes in undergraduate courses. And, what motivates this investigation is the importance that the Monitoring Program has in the training of those who have contact with it. In this research we seek to answer the following problematizing question: how does the experience in the Monitoring Program contribute to teacher training and initiation and what challenges surround the experiences of academic monitors? We considered the hypothesis that research on the topic favors the Monitoring Program in Universities, we opted for the methodology of scientific research of a basic nature and a qualitative approach. The data collection instrument was semi-structured interviews. The context of this investigation had as its research locus the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus – PB, specifically at the Teacher Training Center in the Pedagogy course. The theoretical references that supported this investigation were Freire (1996), Nunes (2007), Ramalho (2007), Dias (2007), Frison (2016), Alves and Barbosa (2021), Costa et al (2021). The results of this study show that the Monitoring Program provides value in the training of students, and has a great contribution to the construction of professional identity and teaching initiation. Develop an experience that offers intellectual gain within the academic world, favoring their journey, bringing the student closer to the internal issues of the academic field. We can understand the need for a moment of knowledge exchange, to clarify the objectives of the program and be able to overcome the challenges collectively between student monitors, guiding teachers, coordination of the Monitoring Program and the institution. We found that challenges surround the experience of monitors, adversities can happen and that internal or external circumstances can interfere with the implementation of practices. 7 ABSTRACT The Monitoring Program stimulates and reinforces the importance of scientific research, in addition to encouraging the teaching-learning process, this Program aims to initiate the student into teaching, contribute to the improvement of undergraduate education, value teaching, encourage the exchange of experiences, develop participatory and autonomous training. That said, this research has the general objective of discussing the importance of the Monitoring Program in the training of undergraduates and what challenges surround the experiences of monitors. Our specific objectives are to reflect the relevance of the Monitoring Program in the construction of professional identity and teaching initiation, as well how to discuss the importance of the various dialogues during the Monitoring period to contribute to this experience, and analyze the challenges during the students' performance as monitors. What justifies this investigation from a scientific point of view is the gap in Higher Education Institutions (HEIs) in research on the impact of academic Monitoring in the training of monitors and in the qualification of teaching and learning processes in undergraduate courses. And, what motivates this investigation is the importance that the Monitoring Program has in the training of those who have contact with it. In this research we seek to answer the following problematizing question: how does the experience in the Monitoring Program contribute to teacher training and initiation and what challenges surround the experiences of academic monitors? We considered the hypothesis that research on the topic favors the Monitoring Program in Universities, we opted for the methodology of scientific research of a basic nature and a qualitative approach. The data collection instrument was semi-structured interviews. The context of this investigation had as its research locus the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus – PB, specifically at the Teacher Training Center in the Pedagogy course. The theoretical references that supported this investigation were Freire (1996), Nunes (2007), Ramalho (2007), Dias (2007), Frison (2016), Alves and Barbosa (2021), Costa et al (2021). The results of this study show that the Monitoring Program provides value in the training of students, and has a great contribution to the construction of professional identity and teaching initiation. Develop an experience that offers intellectual gain within the academic world, favoring their journey, bringing the student closer to the internal issues of the academic field. We can understand the need for a moment of knowledge exchange, to clarify the objectives of the program and be able to overcome the challenges collectively between student monitors, guiding teachers, coordination of the Monitoring Program and the institution. We found that challenges surround the experience of monitors, adversities can happen and that internal or external circumstances can interfere with the implementation of practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Rozilene Lopes de.SOUSA, R. L. de.http://lattes.cnpq.br/7255410765448943PEREIRA, Zildene Francisca.CAMPOS, Maria de Lourdes.VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante.2023-11-272024-06-18T12:05:14Z2024-06-182024-06-18T12:05:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36146VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante. Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:13:01Zoai:localhost:riufcg/36146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:13:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.
Monitoring Program: challenges, knowledge and contributions to teaching initiation.
title Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.
spellingShingle Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.
VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante.
Programa de Monitoria
Iniciação à docência
Formação de discentes
Monitores
Monitoring Program
Initiation to teaching
Student training
Monitors
Educação.
title_short Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.
title_full Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.
title_fullStr Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.
title_full_unstemmed Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.
title_sort Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente.
author VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante.
author_facet VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Rozilene Lopes de.
SOUSA, R. L. de.
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943
PEREIRA, Zildene Francisca.
CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante.
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Monitoria
Iniciação à docência
Formação de discentes
Monitores
Monitoring Program
Initiation to teaching
Student training
Monitors
Educação.
topic Programa de Monitoria
Iniciação à docência
Formação de discentes
Monitores
Monitoring Program
Initiation to teaching
Student training
Monitors
Educação.
description O Programa de Monitoria estimula e reforça a importância da pesquisa científica, além de incentivar o processo ensino-aprendizagem, este Programa tem como finalidade iniciar o aluno na docência, contribuir com a melhoria do ensino de graduação, valorizar a docência, favorecer a troca de experiências, desenvolver uma formação participativa e com autonomia. Isto posto, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir a importância do Programa de Monitoria na formação dos graduandos e quais desafios circundam as experiências de monitores, temos como objetivos específicos refletir a relevância do Programa de Monitoria na construção da identidade profissional e iniciação docente, bem como discutir a importância dos diversos diálogos no período de Monitoria para contribuição dessa experiência, e analisar os desafios durante a atuação dos discentes como monitores. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há nas Instituições de Ensino Superior (IES) de pesquisas sobre o embate da Monitoria acadêmica na formação dos monitores e na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação. E também, o que motiva a realização desta investigação é a importância que o Programa de Monitoria possui na formação daqueles que tem contato com a mesma. Nesta pesquisa buscamos responder a seguinte questão problematizadora: como a experiência no Programa de Monitoria contribui na formação e iniciação docente e quais desafios circundam as experiências de monitores acadêmicos? Consideramos a hipótese de que pesquisar sobre a temática favorece o Programa de Monitoria nas Universidades, optamos pela metodologia da pesquisa científica de natureza básica e abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas. O contexto desta investigação teve como lócus de pesquisa a Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, especificamente no Centro de Formação de Professores no curso de Pedagogia. Os referenciais teóricos que sustentaram esta investigação foram Freire (1996), Nunes (2007), Ramalho (2007), Dias (2007), Frison (2016), Alves e Barbosa (2021), Costa et al (2021). Os resultados desse estudo apresentam que o Programa de Monitoria proporciona um engrandecimento na formação dos discentes, e tem grande contribuição na construção da identidade profissional e iniciação docente. Desenvolvendo uma vivência que oferece um ganho intelectual dentro do mundo acadêmico, favorecendo a sua jornada, tornando o discente mais próximo as questões internas do campo acadêmico. Podemos compreender a necessidade de um momento de trocas de saberes, para ficar claro os objetivos do programa e conseguir superar os desafios em coletividade entre discentes monitores, professores orientadores, coordenação do Programa de Monitoria e instituição. Constatamos que desafios circundam a experiência de monitores, adversidades podem acontecer, e que circunstâncias internas ou externas podem interferir na concretização das práticas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2024-06-18T12:05:14Z
2024-06-18
2024-06-18T12:05:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36146
VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante. Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36146
identifier_str_mv VIEIRA, Larissa da Silva Cavalcante. Programa de Monitoria: desafios, saberes e contribuições a iniciação docente. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625324261376