Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028 |
Resumo: | Este trabalho aborda a preocupação com a alfabetização científica e a motivação dos alunos no ensino de Física. O objetivo principal era planejar e desenvolver uma intervenção educacional com foco em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa foi realizada em três turmas de sala de aula, empregando uma abordagem qualitativa para coletar dados descritivos. Inicialmente, foi investigado por meio de questionários qual tópico de Física os alunos do 2o ano do Ensino Médio consideravam mais desafiador, com a intenção de vincular os conceitos de Física ao cotidiano dos alunos. Posteriormente, houve uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma prática experimental sobre o assunto que os alunos identificaram como mais difícil. Deste modo, os resultados indicaram uma resposta positiva para a intervenção pedagógica. O planejamento e desenvolvimento de uma intervenção educacional com foco em CTSA mostrou-se eficaz para atender a esse propósito. Foi notável que, após a realização do experimento, os alunos demonstraram satisfação com o desenvolvimento da prática experimental, considerando-a muito interessante. |
id |
UFCG_482f1ad55956020d004487ad94f0bc0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36028 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.Teaching physics with a CTSA approach - science, technology, society and environment.Enseñanza de física con enfoque CTSA - ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente.Ensino de físicaAlfabetização científicaIntervenção pedagógicaPhysics teachingScientific literacyIntervention pedagogicalEnseñanza de la físicaAlfabetización científicaFísicaEste trabalho aborda a preocupação com a alfabetização científica e a motivação dos alunos no ensino de Física. O objetivo principal era planejar e desenvolver uma intervenção educacional com foco em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa foi realizada em três turmas de sala de aula, empregando uma abordagem qualitativa para coletar dados descritivos. Inicialmente, foi investigado por meio de questionários qual tópico de Física os alunos do 2o ano do Ensino Médio consideravam mais desafiador, com a intenção de vincular os conceitos de Física ao cotidiano dos alunos. Posteriormente, houve uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma prática experimental sobre o assunto que os alunos identificaram como mais difícil. Deste modo, os resultados indicaram uma resposta positiva para a intervenção pedagógica. O planejamento e desenvolvimento de uma intervenção educacional com foco em CTSA mostrou-se eficaz para atender a esse propósito. Foi notável que, após a realização do experimento, os alunos demonstraram satisfação com o desenvolvimento da prática experimental, considerando-a muito interessante.This work addresses the concern with scientific literacy and student motivation in Physics teaching. The main objective was to plan and develop an educational intervention focusing on Science, Technology, Society and Environment (CTSA). The research was carried out in three classroom groups, employing a qualitative approach to collect descriptive data. Initially, it was investigated through questionnaires which Physics topic 2nd year high school students considered most challenging, with the intention of linking Physics concepts to the students' daily lives. Subsequently, there was a pedagogical intervention with the application of an experimental practice on the subject that the students identified as the most difficult. Thus, the results indicated a positive response to the pedagogical intervention. The planning and development of an educational intervention focusing on CTSA proved to be effective in meeting this purpose. It was notable that, after carrying out the experiment, the students demonstrated satisfaction with the development of the experimental practice, considering it very interesting.Este trabajo aborda preocupaciones sobre la alfabetización científica y la motivación de los estudiantes. en la enseñanza de la Física. El objetivo principal fue planificar y desarrollar una intervención Educación con enfoque en Ciencia, Tecnología, Sociedad y Medio Ambiente (CTSA). La búsqueda se llevó a cabo en tres grupos de aula, utilizando un enfoque cualitativo para recoger datos descriptivos. Inicialmente se investigó a través de cuestionarios qué tema Los estudiantes de física de 2º año de secundaria lo consideraron más desafiante, con la intención Vincular los conceptos de Física con la vida diaria de los estudiantes. Posteriormente, hubo una intervención pedagógica con la aplicación de una práctica experimental sobre el tema que los estudiantes Los estudiantes identificaron como más difíciles. Así, los resultados indicaron una respuesta positivo para la intervención pedagógica. La planificación y desarrollo de una La intervención educativa centrada en CTSA demostró ser eficaz para lograr este propósito. Se destacó que, luego de realizar el experimento, los estudiantes demostraron satisfacción con el desarrollo de la práctica experimental, considerándola muy interesante.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGDANTAS, Joseclécio Dutra.DANTAS, J. D.http://lattes.cnpq.br/9578968519982943ARAÚJO, Roniel de Lima.ARAÚJO, R. L.http://lattes.cnpq.br/2036449171182051FREITAS, Heron Neves de.FREITAS, H. N.http://lattes.cnpq.br/5999148176771819SOARES, Pablo José Lima.SOARES, P. J. L.http://lattes.cnpq.br/7065120684244500ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584ARAÚJO, Romildo de Lima.2024-05-072024-06-11T17:44:24Z2024-06-112024-06-11T17:44:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028ARAÚJO, Romildo de Lima.Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-11T17:44:24Zoai:localhost:riufcg/36028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-11T17:44:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. Teaching physics with a CTSA approach - science, technology, society and environment. Enseñanza de física con enfoque CTSA - ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente. |
title |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. |
spellingShingle |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. ARAÚJO, Romildo de Lima. Ensino de física Alfabetização científica Intervenção pedagógica Physics teaching Scientific literacy Intervention pedagogical Enseñanza de la física Alfabetización científica Física |
title_short |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. |
title_full |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. |
title_fullStr |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. |
title_full_unstemmed |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. |
title_sort |
Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. |
author |
ARAÚJO, Romildo de Lima. |
author_facet |
ARAÚJO, Romildo de Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Joseclécio Dutra. DANTAS, J. D. http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 ARAÚJO, Roniel de Lima. ARAÚJO, R. L. http://lattes.cnpq.br/2036449171182051 FREITAS, Heron Neves de. FREITAS, H. N. http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 SOARES, Pablo José Lima. SOARES, P. J. L. http://lattes.cnpq.br/7065120684244500 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. ATAÍDE, J. S. P. http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Romildo de Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Alfabetização científica Intervenção pedagógica Physics teaching Scientific literacy Intervention pedagogical Enseñanza de la física Alfabetización científica Física |
topic |
Ensino de física Alfabetização científica Intervenção pedagógica Physics teaching Scientific literacy Intervention pedagogical Enseñanza de la física Alfabetización científica Física |
description |
Este trabalho aborda a preocupação com a alfabetização científica e a motivação dos alunos no ensino de Física. O objetivo principal era planejar e desenvolver uma intervenção educacional com foco em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa foi realizada em três turmas de sala de aula, empregando uma abordagem qualitativa para coletar dados descritivos. Inicialmente, foi investigado por meio de questionários qual tópico de Física os alunos do 2o ano do Ensino Médio consideravam mais desafiador, com a intenção de vincular os conceitos de Física ao cotidiano dos alunos. Posteriormente, houve uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma prática experimental sobre o assunto que os alunos identificaram como mais difícil. Deste modo, os resultados indicaram uma resposta positiva para a intervenção pedagógica. O planejamento e desenvolvimento de uma intervenção educacional com foco em CTSA mostrou-se eficaz para atender a esse propósito. Foi notável que, após a realização do experimento, os alunos demonstraram satisfação com o desenvolvimento da prática experimental, considerando-a muito interessante. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-07 2024-06-11T17:44:24Z 2024-06-11 2024-06-11T17:44:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028 ARAÚJO, Romildo de Lima.Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Romildo de Lima.Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623988375552 |