Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Romildo de Lima.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028
Resumo: Este trabalho aborda a preocupação com a alfabetização científica e a motivação dos alunos no ensino de Física. O objetivo principal era planejar e desenvolver uma intervenção educacional com foco em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa foi realizada em três turmas de sala de aula, empregando uma abordagem qualitativa para coletar dados descritivos. Inicialmente, foi investigado por meio de questionários qual tópico de Física os alunos do 2o ano do Ensino Médio consideravam mais desafiador, com a intenção de vincular os conceitos de Física ao cotidiano dos alunos. Posteriormente, houve uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma prática experimental sobre o assunto que os alunos identificaram como mais difícil. Deste modo, os resultados indicaram uma resposta positiva para a intervenção pedagógica. O planejamento e desenvolvimento de uma intervenção educacional com foco em CTSA mostrou-se eficaz para atender a esse propósito. Foi notável que, após a realização do experimento, os alunos demonstraram satisfação com o desenvolvimento da prática experimental, considerando-a muito interessante.
id UFCG_482f1ad55956020d004487ad94f0bc0b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36028
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.Teaching physics with a CTSA approach - science, technology, society and environment.Enseñanza de física con enfoque CTSA - ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente.Ensino de físicaAlfabetização científicaIntervenção pedagógicaPhysics teachingScientific literacyIntervention pedagogicalEnseñanza de la físicaAlfabetización científicaFísicaEste trabalho aborda a preocupação com a alfabetização científica e a motivação dos alunos no ensino de Física. O objetivo principal era planejar e desenvolver uma intervenção educacional com foco em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa foi realizada em três turmas de sala de aula, empregando uma abordagem qualitativa para coletar dados descritivos. Inicialmente, foi investigado por meio de questionários qual tópico de Física os alunos do 2o ano do Ensino Médio consideravam mais desafiador, com a intenção de vincular os conceitos de Física ao cotidiano dos alunos. Posteriormente, houve uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma prática experimental sobre o assunto que os alunos identificaram como mais difícil. Deste modo, os resultados indicaram uma resposta positiva para a intervenção pedagógica. O planejamento e desenvolvimento de uma intervenção educacional com foco em CTSA mostrou-se eficaz para atender a esse propósito. Foi notável que, após a realização do experimento, os alunos demonstraram satisfação com o desenvolvimento da prática experimental, considerando-a muito interessante.This work addresses the concern with scientific literacy and student motivation in Physics teaching. The main objective was to plan and develop an educational intervention focusing on Science, Technology, Society and Environment (CTSA). The research was carried out in three classroom groups, employing a qualitative approach to collect descriptive data. Initially, it was investigated through questionnaires which Physics topic 2nd year high school students considered most challenging, with the intention of linking Physics concepts to the students' daily lives. Subsequently, there was a pedagogical intervention with the application of an experimental practice on the subject that the students identified as the most difficult. Thus, the results indicated a positive response to the pedagogical intervention. The planning and development of an educational intervention focusing on CTSA proved to be effective in meeting this purpose. It was notable that, after carrying out the experiment, the students demonstrated satisfaction with the development of the experimental practice, considering it very interesting.Este trabajo aborda preocupaciones sobre la alfabetización científica y la motivación de los estudiantes. en la enseñanza de la Física. El objetivo principal fue planificar y desarrollar una intervención Educación con enfoque en Ciencia, Tecnología, Sociedad y Medio Ambiente (CTSA). La búsqueda se llevó a cabo en tres grupos de aula, utilizando un enfoque cualitativo para recoger datos descriptivos. Inicialmente se investigó a través de cuestionarios qué tema Los estudiantes de física de 2º año de secundaria lo consideraron más desafiante, con la intención Vincular los conceptos de Física con la vida diaria de los estudiantes. Posteriormente, hubo una intervención pedagógica con la aplicación de una práctica experimental sobre el tema que los estudiantes Los estudiantes identificaron como más difíciles. Así, los resultados indicaron una respuesta positivo para la intervención pedagógica. La planificación y desarrollo de una La intervención educativa centrada en CTSA demostró ser eficaz para lograr este propósito. Se destacó que, luego de realizar el experimento, los estudiantes demostraron satisfacción con el desarrollo de la práctica experimental, considerándola muy interesante.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGDANTAS, Joseclécio Dutra.DANTAS, J. D.http://lattes.cnpq.br/9578968519982943ARAÚJO, Roniel de Lima.ARAÚJO, R. L.http://lattes.cnpq.br/2036449171182051FREITAS, Heron Neves de.FREITAS, H. N.http://lattes.cnpq.br/5999148176771819SOARES, Pablo José Lima.SOARES, P. J. L.http://lattes.cnpq.br/7065120684244500ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584ARAÚJO, Romildo de Lima.2024-05-072024-06-11T17:44:24Z2024-06-112024-06-11T17:44:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028ARAÚJO, Romildo de Lima.Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-11T17:44:24Zoai:localhost:riufcg/36028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-11T17:44:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
Teaching physics with a CTSA approach - science, technology, society and environment.
Enseñanza de física con enfoque CTSA - ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente.
title Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
spellingShingle Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
ARAÚJO, Romildo de Lima.
Ensino de física
Alfabetização científica
Intervenção pedagógica
Physics teaching
Scientific literacy
Intervention pedagogical
Enseñanza de la física
Alfabetización científica
Física
title_short Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
title_full Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
title_fullStr Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
title_full_unstemmed Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
title_sort Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.
author ARAÚJO, Romildo de Lima.
author_facet ARAÚJO, Romildo de Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Joseclécio Dutra.
DANTAS, J. D.
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943
ARAÚJO, Roniel de Lima.
ARAÚJO, R. L.
http://lattes.cnpq.br/2036449171182051
FREITAS, Heron Neves de.
FREITAS, H. N.
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819
SOARES, Pablo José Lima.
SOARES, P. J. L.
http://lattes.cnpq.br/7065120684244500
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
ATAÍDE, J. S. P.
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Romildo de Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Alfabetização científica
Intervenção pedagógica
Physics teaching
Scientific literacy
Intervention pedagogical
Enseñanza de la física
Alfabetización científica
Física
topic Ensino de física
Alfabetização científica
Intervenção pedagógica
Physics teaching
Scientific literacy
Intervention pedagogical
Enseñanza de la física
Alfabetización científica
Física
description Este trabalho aborda a preocupação com a alfabetização científica e a motivação dos alunos no ensino de Física. O objetivo principal era planejar e desenvolver uma intervenção educacional com foco em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa foi realizada em três turmas de sala de aula, empregando uma abordagem qualitativa para coletar dados descritivos. Inicialmente, foi investigado por meio de questionários qual tópico de Física os alunos do 2o ano do Ensino Médio consideravam mais desafiador, com a intenção de vincular os conceitos de Física ao cotidiano dos alunos. Posteriormente, houve uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma prática experimental sobre o assunto que os alunos identificaram como mais difícil. Deste modo, os resultados indicaram uma resposta positiva para a intervenção pedagógica. O planejamento e desenvolvimento de uma intervenção educacional com foco em CTSA mostrou-se eficaz para atender a esse propósito. Foi notável que, após a realização do experimento, os alunos demonstraram satisfação com o desenvolvimento da prática experimental, considerando-a muito interessante.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-07
2024-06-11T17:44:24Z
2024-06-11
2024-06-11T17:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028
ARAÚJO, Romildo de Lima.Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028
identifier_str_mv ARAÚJO, Romildo de Lima.Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623988375552