As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.oliveirajunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão sobre o marketing eleitoral, e a importância das redes sociais como ferramenta de marketing, na eleição para prefeito no município de Amparo-PB no ano de 2020, este trabalho tem o seguinte objetivo geral: Identificar a influência das redes sociais nas campanhas eleitorais no município de Amparo/PB a partir da visão dos eleitores e dos candidatos à prefeitura, entendendo como as estratégias e ferramentas de marketing eleitoral que foram utilizadas pelos candidatos à prefeitura e qual seu impacto no resultado da disputa eleitoral no atual contexto de canais digitais. Neste trabalho também é demonstrado algumas definições e discussões sobre marketing, marketing político e marketing eleitoral. Este conta também com três focos de análise, a primeira se trata de um acompanhamento das redes sociais (Instagram e Facebook) dos candidatos João Luiz Lacerda Júnior do partido PDT (candidato 1) e Inácio Nóbrega do DEM (candidato 2), no qual foi levantado o número de amigos no Facebook, e no Instagram foram levantados número de seguidores, de pessoas que seguidas e quantidade de publicações, no segundo foco foi desenvolvido e aplicado um questionário com o público (eleitores do município de AmparoPB), o qual contou com 51 participantes com idade entre 16 a 58 anos. No terceiro foco foi realizada entrevista com os dois candidatos à prefeitura no pleito de 2020, com o candidato 1 a entrevista foi feita por meio do Whatsapp por motivos de logística para o trabalho e a com o candidato 2 a entrevista foi feita pessoalmente em seu gabinete, a entrevista continha nove questões e com base nos dados coletados por estes instrumentos podemos identificar o grau de importância das redes sociais nas eleições municipais de 2020 em Amparo-PB.
id UFCG_485a99ff425c2899edb6e102ab746a32
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19304
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.Social networks and electoral marketing: a case study in the elections/2020 in Amparo-PB.Marketing eleitoralRedes sociais e eleiçõesAmparo – PB – Eleições 2020Eleições 2020 em Amparo - PBEleições municipaisRedes sociais e marketing eleitoralElectoral marketingSocial networks and electionsAmparo – PB – 2020 ElectionsSocial networks and electoral marketing2020 Elections in Amparo - PBMunicipal electionsO presente artigo apresenta uma discussão sobre o marketing eleitoral, e a importância das redes sociais como ferramenta de marketing, na eleição para prefeito no município de Amparo-PB no ano de 2020, este trabalho tem o seguinte objetivo geral: Identificar a influência das redes sociais nas campanhas eleitorais no município de Amparo/PB a partir da visão dos eleitores e dos candidatos à prefeitura, entendendo como as estratégias e ferramentas de marketing eleitoral que foram utilizadas pelos candidatos à prefeitura e qual seu impacto no resultado da disputa eleitoral no atual contexto de canais digitais. Neste trabalho também é demonstrado algumas definições e discussões sobre marketing, marketing político e marketing eleitoral. Este conta também com três focos de análise, a primeira se trata de um acompanhamento das redes sociais (Instagram e Facebook) dos candidatos João Luiz Lacerda Júnior do partido PDT (candidato 1) e Inácio Nóbrega do DEM (candidato 2), no qual foi levantado o número de amigos no Facebook, e no Instagram foram levantados número de seguidores, de pessoas que seguidas e quantidade de publicações, no segundo foco foi desenvolvido e aplicado um questionário com o público (eleitores do município de AmparoPB), o qual contou com 51 participantes com idade entre 16 a 58 anos. No terceiro foco foi realizada entrevista com os dois candidatos à prefeitura no pleito de 2020, com o candidato 1 a entrevista foi feita por meio do Whatsapp por motivos de logística para o trabalho e a com o candidato 2 a entrevista foi feita pessoalmente em seu gabinete, a entrevista continha nove questões e com base nos dados coletados por estes instrumentos podemos identificar o grau de importância das redes sociais nas eleições municipais de 2020 em Amparo-PB.This article presents a discussion on electoral marketing, and the importance of social networks as a marketing tool, in the election for mayor in the city of Amparo-PB in 2020, this work has the following general objective: Identify the influence of networks social campaigns in the city of Amparo/PB from the viewpoint of voters and candidates for mayor, understanding how electoral marketing strategies and tools are used by mayoral candidates and what is their impact on the outcome of the electoral dispute in the current context of digital channels. This work also demonstrates some definitions and discussions on marketing, political marketing and electoral marketing. It also has three focuses of analysis, the first is a monitoring of social networks (Instagram and Facebook) of the candidates João Luiz Lacerda Júnior of the PDT party (candidate 1) and Inácio Nóbrega of the DEM (candidate 2), in which he was the number of friends on Facebook was surveyed, and on Instagram the number of followers, people followed and number of publications were surveyed. In the second focus, a questionnaire was developed and applied to the public (electors in the municipality of Amparo-PB), which had 51 participants aged between 16 and 58 years. In the third focus, an interview was conducted with the two candidates for mayor in the 2020 election, with candidate 1 the interview was conducted through Whatsapp for reasons of work logistics and with candidate 2 the interview was conducted in person in his office , the interview contained nine questions and based on the data collected by these instruments, we can identify the degree of importance of social networks in the 2020 municipal elections in Amparo-PB.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGNASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.NASCIMENTO, A. B. F. M.http://lattes.cnpq.br/5953526094110213NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira da.SILVA, Luiz Antônio Coelho da.OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de.2021-05-282021-06-09T17:28:58Z2021-06-092021-06-09T17:28:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.oliveirajuniorhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições 2020 em Amparo-PB. 2021. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-24T17:01:34Zoai:localhost:riufcg/19304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-24T17:01:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
Social networks and electoral marketing: a case study in the elections/2020 in Amparo-PB.
title As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
spellingShingle As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de.
Marketing eleitoral
Redes sociais e eleições
Amparo – PB – Eleições 2020
Eleições 2020 em Amparo - PB
Eleições municipais
Redes sociais e marketing eleitoral
Electoral marketing
Social networks and elections
Amparo – PB – 2020 Elections
Social networks and electoral marketing
2020 Elections in Amparo - PB
Municipal elections
title_short As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
title_full As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
title_fullStr As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
title_full_unstemmed As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
title_sort As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
author OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de.
author_facet OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
NASCIMENTO, A. B. F. M.
http://lattes.cnpq.br/5953526094110213
NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira da.
SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing eleitoral
Redes sociais e eleições
Amparo – PB – Eleições 2020
Eleições 2020 em Amparo - PB
Eleições municipais
Redes sociais e marketing eleitoral
Electoral marketing
Social networks and elections
Amparo – PB – 2020 Elections
Social networks and electoral marketing
2020 Elections in Amparo - PB
Municipal elections
topic Marketing eleitoral
Redes sociais e eleições
Amparo – PB – Eleições 2020
Eleições 2020 em Amparo - PB
Eleições municipais
Redes sociais e marketing eleitoral
Electoral marketing
Social networks and elections
Amparo – PB – 2020 Elections
Social networks and electoral marketing
2020 Elections in Amparo - PB
Municipal elections
description O presente artigo apresenta uma discussão sobre o marketing eleitoral, e a importância das redes sociais como ferramenta de marketing, na eleição para prefeito no município de Amparo-PB no ano de 2020, este trabalho tem o seguinte objetivo geral: Identificar a influência das redes sociais nas campanhas eleitorais no município de Amparo/PB a partir da visão dos eleitores e dos candidatos à prefeitura, entendendo como as estratégias e ferramentas de marketing eleitoral que foram utilizadas pelos candidatos à prefeitura e qual seu impacto no resultado da disputa eleitoral no atual contexto de canais digitais. Neste trabalho também é demonstrado algumas definições e discussões sobre marketing, marketing político e marketing eleitoral. Este conta também com três focos de análise, a primeira se trata de um acompanhamento das redes sociais (Instagram e Facebook) dos candidatos João Luiz Lacerda Júnior do partido PDT (candidato 1) e Inácio Nóbrega do DEM (candidato 2), no qual foi levantado o número de amigos no Facebook, e no Instagram foram levantados número de seguidores, de pessoas que seguidas e quantidade de publicações, no segundo foco foi desenvolvido e aplicado um questionário com o público (eleitores do município de AmparoPB), o qual contou com 51 participantes com idade entre 16 a 58 anos. No terceiro foco foi realizada entrevista com os dois candidatos à prefeitura no pleito de 2020, com o candidato 1 a entrevista foi feita por meio do Whatsapp por motivos de logística para o trabalho e a com o candidato 2 a entrevista foi feita pessoalmente em seu gabinete, a entrevista continha nove questões e com base nos dados coletados por estes instrumentos podemos identificar o grau de importância das redes sociais nas eleições municipais de 2020 em Amparo-PB.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
2021-06-09T17:28:58Z
2021-06-09
2021-06-09T17:28:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.oliveirajunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304
OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições 2020 em Amparo-PB. 2021. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.oliveirajunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304
identifier_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições 2020 em Amparo-PB. 2021. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744494784937984