As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.oliveirajunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma discussão sobre o marketing eleitoral, e a importância das redes sociais como ferramenta de marketing, na eleição para prefeito no município de Amparo-PB no ano de 2020, este trabalho tem o seguinte objetivo geral: Identificar a influência das redes sociais nas campanhas eleitorais no município de Amparo/PB a partir da visão dos eleitores e dos candidatos à prefeitura, entendendo como as estratégias e ferramentas de marketing eleitoral que foram utilizadas pelos candidatos à prefeitura e qual seu impacto no resultado da disputa eleitoral no atual contexto de canais digitais. Neste trabalho também é demonstrado algumas definições e discussões sobre marketing, marketing político e marketing eleitoral. Este conta também com três focos de análise, a primeira se trata de um acompanhamento das redes sociais (Instagram e Facebook) dos candidatos João Luiz Lacerda Júnior do partido PDT (candidato 1) e Inácio Nóbrega do DEM (candidato 2), no qual foi levantado o número de amigos no Facebook, e no Instagram foram levantados número de seguidores, de pessoas que seguidas e quantidade de publicações, no segundo foco foi desenvolvido e aplicado um questionário com o público (eleitores do município de AmparoPB), o qual contou com 51 participantes com idade entre 16 a 58 anos. No terceiro foco foi realizada entrevista com os dois candidatos à prefeitura no pleito de 2020, com o candidato 1 a entrevista foi feita por meio do Whatsapp por motivos de logística para o trabalho e a com o candidato 2 a entrevista foi feita pessoalmente em seu gabinete, a entrevista continha nove questões e com base nos dados coletados por estes instrumentos podemos identificar o grau de importância das redes sociais nas eleições municipais de 2020 em Amparo-PB. |
id |
UFCG_485a99ff425c2899edb6e102ab746a32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/19304 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.Social networks and electoral marketing: a case study in the elections/2020 in Amparo-PB.Marketing eleitoralRedes sociais e eleiçõesAmparo – PB – Eleições 2020Eleições 2020 em Amparo - PBEleições municipaisRedes sociais e marketing eleitoralElectoral marketingSocial networks and electionsAmparo – PB – 2020 ElectionsSocial networks and electoral marketing2020 Elections in Amparo - PBMunicipal electionsO presente artigo apresenta uma discussão sobre o marketing eleitoral, e a importância das redes sociais como ferramenta de marketing, na eleição para prefeito no município de Amparo-PB no ano de 2020, este trabalho tem o seguinte objetivo geral: Identificar a influência das redes sociais nas campanhas eleitorais no município de Amparo/PB a partir da visão dos eleitores e dos candidatos à prefeitura, entendendo como as estratégias e ferramentas de marketing eleitoral que foram utilizadas pelos candidatos à prefeitura e qual seu impacto no resultado da disputa eleitoral no atual contexto de canais digitais. Neste trabalho também é demonstrado algumas definições e discussões sobre marketing, marketing político e marketing eleitoral. Este conta também com três focos de análise, a primeira se trata de um acompanhamento das redes sociais (Instagram e Facebook) dos candidatos João Luiz Lacerda Júnior do partido PDT (candidato 1) e Inácio Nóbrega do DEM (candidato 2), no qual foi levantado o número de amigos no Facebook, e no Instagram foram levantados número de seguidores, de pessoas que seguidas e quantidade de publicações, no segundo foco foi desenvolvido e aplicado um questionário com o público (eleitores do município de AmparoPB), o qual contou com 51 participantes com idade entre 16 a 58 anos. No terceiro foco foi realizada entrevista com os dois candidatos à prefeitura no pleito de 2020, com o candidato 1 a entrevista foi feita por meio do Whatsapp por motivos de logística para o trabalho e a com o candidato 2 a entrevista foi feita pessoalmente em seu gabinete, a entrevista continha nove questões e com base nos dados coletados por estes instrumentos podemos identificar o grau de importância das redes sociais nas eleições municipais de 2020 em Amparo-PB.This article presents a discussion on electoral marketing, and the importance of social networks as a marketing tool, in the election for mayor in the city of Amparo-PB in 2020, this work has the following general objective: Identify the influence of networks social campaigns in the city of Amparo/PB from the viewpoint of voters and candidates for mayor, understanding how electoral marketing strategies and tools are used by mayoral candidates and what is their impact on the outcome of the electoral dispute in the current context of digital channels. This work also demonstrates some definitions and discussions on marketing, political marketing and electoral marketing. It also has three focuses of analysis, the first is a monitoring of social networks (Instagram and Facebook) of the candidates João Luiz Lacerda Júnior of the PDT party (candidate 1) and Inácio Nóbrega of the DEM (candidate 2), in which he was the number of friends on Facebook was surveyed, and on Instagram the number of followers, people followed and number of publications were surveyed. In the second focus, a questionnaire was developed and applied to the public (electors in the municipality of Amparo-PB), which had 51 participants aged between 16 and 58 years. In the third focus, an interview was conducted with the two candidates for mayor in the 2020 election, with candidate 1 the interview was conducted through Whatsapp for reasons of work logistics and with candidate 2 the interview was conducted in person in his office , the interview contained nine questions and based on the data collected by these instruments, we can identify the degree of importance of social networks in the 2020 municipal elections in Amparo-PB.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGNASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.NASCIMENTO, A. B. F. M.http://lattes.cnpq.br/5953526094110213NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira da.SILVA, Luiz Antônio Coelho da.OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de.2021-05-282021-06-09T17:28:58Z2021-06-092021-06-09T17:28:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.oliveirajuniorhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições 2020 em Amparo-PB. 2021. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-24T17:01:34Zoai:localhost:riufcg/19304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-24T17:01:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB. Social networks and electoral marketing: a case study in the elections/2020 in Amparo-PB. |
title |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB. |
spellingShingle |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB. OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. Marketing eleitoral Redes sociais e eleições Amparo – PB – Eleições 2020 Eleições 2020 em Amparo - PB Eleições municipais Redes sociais e marketing eleitoral Electoral marketing Social networks and elections Amparo – PB – 2020 Elections Social networks and electoral marketing 2020 Elections in Amparo - PB Municipal elections |
title_short |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB. |
title_full |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB. |
title_fullStr |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB. |
title_full_unstemmed |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB. |
title_sort |
As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB. |
author |
OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. |
author_facet |
OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. NASCIMENTO, A. B. F. M. http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira da. SILVA, Luiz Antônio Coelho da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing eleitoral Redes sociais e eleições Amparo – PB – Eleições 2020 Eleições 2020 em Amparo - PB Eleições municipais Redes sociais e marketing eleitoral Electoral marketing Social networks and elections Amparo – PB – 2020 Elections Social networks and electoral marketing 2020 Elections in Amparo - PB Municipal elections |
topic |
Marketing eleitoral Redes sociais e eleições Amparo – PB – Eleições 2020 Eleições 2020 em Amparo - PB Eleições municipais Redes sociais e marketing eleitoral Electoral marketing Social networks and elections Amparo – PB – 2020 Elections Social networks and electoral marketing 2020 Elections in Amparo - PB Municipal elections |
description |
O presente artigo apresenta uma discussão sobre o marketing eleitoral, e a importância das redes sociais como ferramenta de marketing, na eleição para prefeito no município de Amparo-PB no ano de 2020, este trabalho tem o seguinte objetivo geral: Identificar a influência das redes sociais nas campanhas eleitorais no município de Amparo/PB a partir da visão dos eleitores e dos candidatos à prefeitura, entendendo como as estratégias e ferramentas de marketing eleitoral que foram utilizadas pelos candidatos à prefeitura e qual seu impacto no resultado da disputa eleitoral no atual contexto de canais digitais. Neste trabalho também é demonstrado algumas definições e discussões sobre marketing, marketing político e marketing eleitoral. Este conta também com três focos de análise, a primeira se trata de um acompanhamento das redes sociais (Instagram e Facebook) dos candidatos João Luiz Lacerda Júnior do partido PDT (candidato 1) e Inácio Nóbrega do DEM (candidato 2), no qual foi levantado o número de amigos no Facebook, e no Instagram foram levantados número de seguidores, de pessoas que seguidas e quantidade de publicações, no segundo foco foi desenvolvido e aplicado um questionário com o público (eleitores do município de AmparoPB), o qual contou com 51 participantes com idade entre 16 a 58 anos. No terceiro foco foi realizada entrevista com os dois candidatos à prefeitura no pleito de 2020, com o candidato 1 a entrevista foi feita por meio do Whatsapp por motivos de logística para o trabalho e a com o candidato 2 a entrevista foi feita pessoalmente em seu gabinete, a entrevista continha nove questões e com base nos dados coletados por estes instrumentos podemos identificar o grau de importância das redes sociais nas eleições municipais de 2020 em Amparo-PB. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-28 2021-06-09T17:28:58Z 2021-06-09 2021-06-09T17:28:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.oliveirajunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304 OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições 2020 em Amparo-PB. 2021. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.oliveirajunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições 2020 em Amparo-PB. 2021. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744494784937984 |