Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, Janssen Felipe da.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
Resumo: Neste trabalho intencionamos construir uma reflexão sobre o panorama que se apresenta à Educação do Campo no Brasil, tendo como pano de fundo econômico e pedagógico o cenário nacional e internacional que circula a atual tensão paradigmática (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) em torno desta modalidade educacional. Para tanto, a reflexão segue dois caminhos interdependentes. O primeiro caminho é contextual e trata do aprofundamento da hegemonia neoliberal na América latina (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) e do Agronegócio como interventor ativo na apropriação da Educação do Campo (JESUS & JESUS, 2011). O segundo caminho diz respeito às reformas sociais e educacionais (as pretendidas e as que estão em debate) instituídas no contexto pós-golpe de 2016 e suas relações com o campo e com a Educação do Campo.
id UFCG_49af1051c55782a94422180b55731ffd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35811
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.Another salvo in the paradigmatic war of Rural Education.Educação do CampoAgronegócioReformas educacionaisHegemonia neoliberal - América LatinaCountryside EducationAgribusinessEducational reformsNeoliberal hegemony - Latin AmericaEducação.Neste trabalho intencionamos construir uma reflexão sobre o panorama que se apresenta à Educação do Campo no Brasil, tendo como pano de fundo econômico e pedagógico o cenário nacional e internacional que circula a atual tensão paradigmática (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) em torno desta modalidade educacional. Para tanto, a reflexão segue dois caminhos interdependentes. O primeiro caminho é contextual e trata do aprofundamento da hegemonia neoliberal na América latina (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) e do Agronegócio como interventor ativo na apropriação da Educação do Campo (JESUS & JESUS, 2011). O segundo caminho diz respeito às reformas sociais e educacionais (as pretendidas e as que estão em debate) instituídas no contexto pós-golpe de 2016 e suas relações com o campo e com a Educação do Campo.In this work we intend to construct a reflection about the panorama that presents itself to the Field Education in Brazil, having as economic and pedagogical background the national and international scenario that circulates the current paradigmatic tension (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) in around this educational modality. For this, reflection follows two interdependent paths. The first path is contextual and deals with the deepening of neoliberal hegemony in Latin America (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) and Agribusiness as active intervenor in the appropriation of Field Education (JESUS & JESUS, 2011). The second path concerns the social and educational reforms (both intended and debated) instituted in the post-coup context of 2016 and their relations with the field and with field education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-05-28T17:04:25Z2024-05-282024-05-28T17:04:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. Revista de Administração Educacional - CE - UFPE, Recife-PE v.10, n. 01, Jan/jun. 2019. ISSN 2359-82. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811porSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, Janssen Felipe da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-28T17:04:52Zoai:localhost:riufcg/35811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-28T17:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
Another salvo in the paradigmatic war of Rural Education.
title Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
spellingShingle Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
Educação do Campo
Agronegócio
Reformas educacionais
Hegemonia neoliberal - América Latina
Countryside Education
Agribusiness
Educational reforms
Neoliberal hegemony - Latin America
Educação.
title_short Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
title_full Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
title_fullStr Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
title_full_unstemmed Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
title_sort Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
author SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
author_facet SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, Janssen Felipe da.
author_role author
author2 SILVA, Janssen Felipe da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, Janssen Felipe da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Agronegócio
Reformas educacionais
Hegemonia neoliberal - América Latina
Countryside Education
Agribusiness
Educational reforms
Neoliberal hegemony - Latin America
Educação.
topic Educação do Campo
Agronegócio
Reformas educacionais
Hegemonia neoliberal - América Latina
Countryside Education
Agribusiness
Educational reforms
Neoliberal hegemony - Latin America
Educação.
description Neste trabalho intencionamos construir uma reflexão sobre o panorama que se apresenta à Educação do Campo no Brasil, tendo como pano de fundo econômico e pedagógico o cenário nacional e internacional que circula a atual tensão paradigmática (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) em torno desta modalidade educacional. Para tanto, a reflexão segue dois caminhos interdependentes. O primeiro caminho é contextual e trata do aprofundamento da hegemonia neoliberal na América latina (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) e do Agronegócio como interventor ativo na apropriação da Educação do Campo (JESUS & JESUS, 2011). O segundo caminho diz respeito às reformas sociais e educacionais (as pretendidas e as que estão em debate) instituídas no contexto pós-golpe de 2016 e suas relações com o campo e com a Educação do Campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-05-28T17:04:25Z
2024-05-28
2024-05-28T17:04:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. Revista de Administração Educacional - CE - UFPE, Recife-PE v.10, n. 01, Jan/jun. 2019. ISSN 2359-82. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
identifier_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. Revista de Administração Educacional - CE - UFPE, Recife-PE v.10, n. 01, Jan/jun. 2019. ISSN 2359-82. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744622287585280