Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
Resumo: Em setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso.
id UFCG_4a0b68ad78bd78fb47c80f9876ca8cd5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33784
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.Graduates of the Interdisciplinary Degree in Rural Education: profile, training and professional performance.Educação do CampoCurso de Licenciatura em Educação do Campo CDSAEgressos Educação do Campo CDSAPerfil profissional egressos em Educação do Campo.Atuação profissional egressos em Educação do CampoFormação de professores Educação do CampoRural EducationDegree Course in Rural Education CDSAGraduates Education of Campo CDSAProfessional profile of graduates in Rural EducationProfessional performance graduates from Rural EducationTraining Rural Education teachersEducação.Em setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso.In September 2009, the academic activities of the first class of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid (CDSA) at the Federal University of Campina Grande (UFCG) began. During this time, several professionals have already graduated, resulting in concerns about the fate of these educators, since the course allows educators to develop their profession in various spaces. Thus, the general objective of this research was to provide an overview of the “Countryside Educator”, a professional trained in the Interdisciplinary Degree in Countryside Education, highlighting the following aspects: the predominant gender among graduates; how your trajectory occurred throughout the course; their area of activity, chosen after graduation and what area of work the graduates currently do, we also discuss the main challenges faced by these professionals in the job market. The methodological route chosen to better meet the needs of this research was qualitative research using an online questionnaire constructed using Google Forms. The same was applied to 34 graduates. The research revealed that, although a good part of the graduates followed the career that the course proposed, another very significant part did not follow that path, due to the opportunities that were given to them along the way. It was identified during the study that the graduates are different people with totally different perspectives, also coming from realities and contexts that are not the same, although the vast majority of them all live in the countryside. The Interdisciplinary Degree in Rural Education is part of a historical trajectory, of collective struggles for basic rights for rural people, however this trajectory could be more evident in the introductory subjects of the course.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.TORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.2023-11-072023-12-21T19:41:51Z2023-12-212023-12-21T19:41:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784SILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:07:46Zoai:localhost:riufcg/33784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:07:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
Graduates of the Interdisciplinary Degree in Rural Education: profile, training and professional performance.
title Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
spellingShingle Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.
Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA
Egressos Educação do Campo CDSA
Perfil profissional egressos em Educação do Campo
.Atuação profissional egressos em Educação do Campo
Formação de professores Educação do Campo
Rural Education
Degree Course in Rural Education CDSA
Graduates Education of Campo CDSA
Professional profile of graduates in Rural Education
Professional performance graduates from Rural Education
Training Rural Education teachers
Educação.
title_short Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
title_full Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
title_fullStr Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
title_full_unstemmed Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
title_sort Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
author SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.
author_facet SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
ALENCAR, A. C. M.
TORRES, Denise Xavier.
TORRES, D. X.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA
Egressos Educação do Campo CDSA
Perfil profissional egressos em Educação do Campo
.Atuação profissional egressos em Educação do Campo
Formação de professores Educação do Campo
Rural Education
Degree Course in Rural Education CDSA
Graduates Education of Campo CDSA
Professional profile of graduates in Rural Education
Professional performance graduates from Rural Education
Training Rural Education teachers
Educação.
topic Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA
Egressos Educação do Campo CDSA
Perfil profissional egressos em Educação do Campo
.Atuação profissional egressos em Educação do Campo
Formação de professores Educação do Campo
Rural Education
Degree Course in Rural Education CDSA
Graduates Education of Campo CDSA
Professional profile of graduates in Rural Education
Professional performance graduates from Rural Education
Training Rural Education teachers
Educação.
description Em setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
2023-12-21T19:41:51Z
2023-12-21
2023-12-21T19:41:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
SILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
identifier_str_mv SILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744608030097408