Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784 |
Resumo: | Em setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso. |
id |
UFCG_4a0b68ad78bd78fb47c80f9876ca8cd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33784 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.Graduates of the Interdisciplinary Degree in Rural Education: profile, training and professional performance.Educação do CampoCurso de Licenciatura em Educação do Campo CDSAEgressos Educação do Campo CDSAPerfil profissional egressos em Educação do Campo.Atuação profissional egressos em Educação do CampoFormação de professores Educação do CampoRural EducationDegree Course in Rural Education CDSAGraduates Education of Campo CDSAProfessional profile of graduates in Rural EducationProfessional performance graduates from Rural EducationTraining Rural Education teachersEducação.Em setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso.In September 2009, the academic activities of the first class of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid (CDSA) at the Federal University of Campina Grande (UFCG) began. During this time, several professionals have already graduated, resulting in concerns about the fate of these educators, since the course allows educators to develop their profession in various spaces. Thus, the general objective of this research was to provide an overview of the “Countryside Educator”, a professional trained in the Interdisciplinary Degree in Countryside Education, highlighting the following aspects: the predominant gender among graduates; how your trajectory occurred throughout the course; their area of activity, chosen after graduation and what area of work the graduates currently do, we also discuss the main challenges faced by these professionals in the job market. The methodological route chosen to better meet the needs of this research was qualitative research using an online questionnaire constructed using Google Forms. The same was applied to 34 graduates. The research revealed that, although a good part of the graduates followed the career that the course proposed, another very significant part did not follow that path, due to the opportunities that were given to them along the way. It was identified during the study that the graduates are different people with totally different perspectives, also coming from realities and contexts that are not the same, although the vast majority of them all live in the countryside. The Interdisciplinary Degree in Rural Education is part of a historical trajectory, of collective struggles for basic rights for rural people, however this trajectory could be more evident in the introductory subjects of the course.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.TORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.2023-11-072023-12-21T19:41:51Z2023-12-212023-12-21T19:41:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784SILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:07:46Zoai:localhost:riufcg/33784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:07:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. Graduates of the Interdisciplinary Degree in Rural Education: profile, training and professional performance. |
title |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. |
spellingShingle |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. SILVA, Ednalva Ferreira da Silva. Educação do Campo Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA Egressos Educação do Campo CDSA Perfil profissional egressos em Educação do Campo .Atuação profissional egressos em Educação do Campo Formação de professores Educação do Campo Rural Education Degree Course in Rural Education CDSA Graduates Education of Campo CDSA Professional profile of graduates in Rural Education Professional performance graduates from Rural Education Training Rural Education teachers Educação. |
title_short |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. |
title_full |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. |
title_fullStr |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. |
title_full_unstemmed |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. |
title_sort |
Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. |
author |
SILVA, Ednalva Ferreira da Silva. |
author_facet |
SILVA, Ednalva Ferreira da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. OLIVEIRA, F. C. http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. ALENCAR, A. C. M. TORRES, Denise Xavier. TORRES, D. X. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ednalva Ferreira da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA Egressos Educação do Campo CDSA Perfil profissional egressos em Educação do Campo .Atuação profissional egressos em Educação do Campo Formação de professores Educação do Campo Rural Education Degree Course in Rural Education CDSA Graduates Education of Campo CDSA Professional profile of graduates in Rural Education Professional performance graduates from Rural Education Training Rural Education teachers Educação. |
topic |
Educação do Campo Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA Egressos Educação do Campo CDSA Perfil profissional egressos em Educação do Campo .Atuação profissional egressos em Educação do Campo Formação de professores Educação do Campo Rural Education Degree Course in Rural Education CDSA Graduates Education of Campo CDSA Professional profile of graduates in Rural Education Professional performance graduates from Rural Education Training Rural Education teachers Educação. |
description |
Em setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07 2023-12-21T19:41:51Z 2023-12-21 2023-12-21T19:41:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784 SILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744608030097408 |