Contribuições da ação extensionista pré-vestibular solidário (PVS)na formação acadêmica inicial e profissional de estudantes egressos da Educação do Campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Juliana do Nascimento.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27491
Resumo: Este texto é resultado da pesquisa realizada para construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O objetivo da referida pesquisa foi analisar as contribuições que a ação extensionista Pré-vestibular Solidário (PVS) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) traz para a formação docente inicial e profissional de estudantes egressos da Licenciatura em Educação do Campo. Os objetivos específicos foram os seguintes: a) Mapear o perfil dos estudantes egressos da Educação do Campo que participaram do PVS e coordenadores da ação extensionista; b) Registrar a partir de documentos do PVS indicativos do trato à formação docente e prática educativa dos estudantes que ministraram aulas no PVS; c) Compreender, a partir das falas dos sujeitos da pesquisa, quais as contribuições do PVS para a formação docente. O desenvolvimento do processo investigativo pautou-se na pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, sendo também de natureza básica, a qual visa à elaboração de novos conhecimentos, podendo ser úteis para pesquisas posteriores. Quanto aos procedimentos de coleta, utilizamos como instrumentos o questionário (aplicado com 06 egressos do curso) e a entrevista semiestruturada, realizada com um dos idealizadores da ação extensionista. Cabe salientar que as questões e debates relacionados à ação extensionista não se esgotam, na medida em que, articulada ao ensino e a pesquisa, e a partir das experiências vivenciadas, é parte constituinte da identidade profissional dos futuros docentes. Destacamos entre os resultados da pesquisa que o PVS tem uma grande implicância na vida dos sujeitos que participaram de suas atividades, de forma que eles veem na ação extensionista uma oportunidade de crescimento em sua formação pessoal, acadêmica e profissional, aprimorando aquilo que já sabem, e desenvolvendo novos saberes essenciais à sua prática educativa.
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O objetivo da referida pesquisa foi analisar as contribuições que a ação extensionista Pré-vestibular Solidário (PVS) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) traz para a formação docente inicial e profissional de estudantes egressos da Licenciatura em Educação do Campo. Os objetivos específicos foram os seguintes: a) Mapear o perfil dos estudantes egressos da Educação do Campo que participaram do PVS e coordenadores da ação extensionista; b) Registrar a partir de documentos do PVS indicativos do trato à formação docente e prática educativa dos estudantes que ministraram aulas no PVS; c) Compreender, a partir das falas dos sujeitos da pesquisa, quais as contribuições do PVS para a formação docente. O desenvolvimento do processo investigativo pautou-se na pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, sendo também de natureza básica, a qual visa à elaboração de novos conhecimentos, podendo ser úteis para pesquisas posteriores. Quanto aos procedimentos de coleta, utilizamos como instrumentos o questionário (aplicado com 06 egressos do curso) e a entrevista semiestruturada, realizada com um dos idealizadores da ação extensionista. Cabe salientar que as questões e debates relacionados à ação extensionista não se esgotam, na medida em que, articulada ao ensino e a pesquisa, e a partir das experiências vivenciadas, é parte constituinte da identidade profissional dos futuros docentes. Destacamos entre os resultados da pesquisa que o PVS tem uma grande implicância na vida dos sujeitos que participaram de suas atividades, de forma que eles veem na ação extensionista uma oportunidade de crescimento em sua formação pessoal, acadêmica e profissional, aprimorando aquilo que já sabem, e desenvolvendo novos saberes essenciais à sua prática educativa.This text is the result of the research carried out for the construction of the Course Completion Work (TCC) of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Federal University of Campina Grande. The objective of this research was to analyze the contributions that the Solidarity Pre-university Entrance Examination (PVS) action of the Center for Sustainable Development of the Semiarid (CDSA/UFCG) brings to the initial and professional teacher training of students graduating from the Degree in Rural Education. The specific objectives were the following: a) To map the profile of students graduating from Rural Education who participated in the PVS and coordinators of the extension action; b) Record from PVS documents indicative of the treatment of teacher training and educational practice of students who taught classes at PVS; c) Understand, from the speeches of the research subjects, the contributions of the PVS to teacher education. The development of the investigative process was based on qualitative, exploratory and field research, being also of a basic nature, which aims to develop new knowledge, which may be useful for further research. As for the collection procedures, we used as instruments the questionnaire (applied to 06 graduates of the course) and the semi-structured interview, carried out with one of the creators of the extensionist action It should be noted that the issues and debates related to extension action are not exhausted, insofar as, articulated with teaching and research, and based on lived experiences, it is a constituent part of the professional identity of future teachers. Among the research results, we highlight that the PVS has a great impact on the lives of the subjects who participated in its activities, so that they see in the extension action an opportunity for growth in their personal, academic and professional training, improving what they already know, and developing new knowledge essential to their educational practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGTORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756NEGREIROS, Mônica Martins.NEGREIROS, M. M.http://lattes.cnpq.br/2383235196053330ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.http://lattes.cnpq.br/4055262617186678ARAÚJO, Juliana do Nascimento.2022-09-012022-09-28T20:20:15Z2022-09-282022-09-28T20:20:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.araujohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27491ARAÚJO, Juliana do Nascimento. Contribuições da ação extensionista pré-vestibular solidário (PVS)na formação acadêmica inicial e profissional de estudantes egressos da Educação do Campo. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. 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