Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Priscilla Fernandes de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9883
Resumo: A Microbiologia, assim como outras áreas da Biologia que são caracterizadas por exigir um maior nível de abstração e por isso são consideradas de difícil compreensão, apesar de estar relacionada a aspectos comuns do cotidiano, aparece em destaque quando se trata das dificuldades de entendimento dos conteúdos por parte dos alunos. Com base nessa concepção, o presente estudo objetivou analisar a visão de estudantes do Ensino Médio sobre esse tema em uma escola pública da Paraíba. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado para alunos do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio buscando também verificar a interferência de concepções alternativas sobre Microbiologia no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos permitiram perceber que muitos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre microrganismos, contudo, algumas incoerências foram apresentadas quanto às múltiplas atividades em que esses seres microscópicos podem estar envolvidos, bom como às diversas funções que eles podem desempenhar. Considera-se que os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser resgatados durante a abordagem da Microbiologia, a fim de evitar a permanência de concepções equivocadas e promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa do tema.
id UFCG_4a3ca2533cdba28acdc16460d450ecb9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9883
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.Microbiology in high school: students' view on the subject and possible causes of learning disabilities.Microbiología en la escuela secundaria: la visión de los estudiantes sobre el tema y las posibles causas de las dificultades de aprendizaje.Ensino de BiologiaAprendizagem SignificativaConcepções AlternativasBiology TeachingMeaningful LearningMisconceptionsEnseñanza de la biologíaAprendizaje significativoConcepciones alternativasMicrobiologiaA Microbiologia, assim como outras áreas da Biologia que são caracterizadas por exigir um maior nível de abstração e por isso são consideradas de difícil compreensão, apesar de estar relacionada a aspectos comuns do cotidiano, aparece em destaque quando se trata das dificuldades de entendimento dos conteúdos por parte dos alunos. Com base nessa concepção, o presente estudo objetivou analisar a visão de estudantes do Ensino Médio sobre esse tema em uma escola pública da Paraíba. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado para alunos do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio buscando também verificar a interferência de concepções alternativas sobre Microbiologia no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos permitiram perceber que muitos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre microrganismos, contudo, algumas incoerências foram apresentadas quanto às múltiplas atividades em que esses seres microscópicos podem estar envolvidos, bom como às diversas funções que eles podem desempenhar. Considera-se que os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser resgatados durante a abordagem da Microbiologia, a fim de evitar a permanência de concepções equivocadas e promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa do tema.Microbiology, as well as other areas of biology that are characterized by demanding a higher level of abstraction and are considered difficult to understand, despite being related to common aspects of everyday life, is highlighted when it comes to difficulties in understanding the content by the students. Based on this idea, this work aimed to analyze the vision of high school students on this topic in a public school of Paraíba, Brazil. To that end, we developed and implemented a structured questionnaire for students in 1st, 2nd and 3rd high school levels, also seeking to check the interference of alternative conceptions about Microbiology in the learning process. Results allowed us to realize that a lot of students have prior knowledge about microorganisms, however, some inconsistencies were presented regarding the many activities in which these microscopic beings may be involved, as well the various roles they can play. It is considered that the prior knowledge of students must be redeemed during the approach of microbiology in order to avoid the persistence of misconceptions and promote a more contextualized and meaningful learning of the subject.La Microbiología, así como otras áreas de la Biología que se caracterizan por requerir un mayor nivel de abstracción y por lo tanto se consideran de difícil comprensión, a pesar de estar relacionadas con aspectos comunes de la vida cotidiana, se destaca cuando se trata de dificultades en la comprensión de los contenidos. por los estudiantes Basado en esta concepción, el presente estudio tuvo como objetivo analizar la visión de los estudiantes de secundaria sobre este tema en una escuela pública en Paraíba. Para ello, se aplicó un cuestionario estructurado a estudiantes de 1°, 2° y 3° año de Enseñanza Media, buscando también verificar la interferencia de concepciones alternativas sobre Microbiología en el proceso de aprendizaje. Los resultados obtenidos mostraron que muchos estudiantes tienen conocimientos previos sobre los microorganismos, sin embargo, se presentaron algunas inconsistencias en cuanto a las múltiples actividades en las que pueden estar involucrados estos seres microscópicos, así como las diversas funciones que pueden realizar. Se considera que se deben rescatar los conocimientos previos de los estudiantes durante el abordaje de la Microbiología, con el fin de evitar la permanencia de conceptos erróneos y promover un aprendizaje más contextualizado y significativo de la materia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira .SANTOS, Michelle Gomes.SOUZA, Priscilla Fernandes de.20142019-12-05T10:57:22Z2019-12-052019-12-05T10:57:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9883SOUZA, Priscilla Fernandes de. Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem. 2014. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:46:15Zoai:localhost:riufcg/9883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:46:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
Microbiology in high school: students' view on the subject and possible causes of learning disabilities.
Microbiología en la escuela secundaria: la visión de los estudiantes sobre el tema y las posibles causas de las dificultades de aprendizaje.
title Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
spellingShingle Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
SOUZA, Priscilla Fernandes de.
Ensino de Biologia
Aprendizagem Significativa
Concepções Alternativas
Biology Teaching
Meaningful Learning
Misconceptions
Enseñanza de la biología
Aprendizaje significativo
Concepciones alternativas
Microbiologia
title_short Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
title_full Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
title_fullStr Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
title_full_unstemmed Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
title_sort Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem.
author SOUZA, Priscilla Fernandes de.
author_facet SOUZA, Priscilla Fernandes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SODRÉ NETO, Luiz.
SODRÉ NETO, L.
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira .
SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Priscilla Fernandes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Aprendizagem Significativa
Concepções Alternativas
Biology Teaching
Meaningful Learning
Misconceptions
Enseñanza de la biología
Aprendizaje significativo
Concepciones alternativas
Microbiologia
topic Ensino de Biologia
Aprendizagem Significativa
Concepções Alternativas
Biology Teaching
Meaningful Learning
Misconceptions
Enseñanza de la biología
Aprendizaje significativo
Concepciones alternativas
Microbiologia
description A Microbiologia, assim como outras áreas da Biologia que são caracterizadas por exigir um maior nível de abstração e por isso são consideradas de difícil compreensão, apesar de estar relacionada a aspectos comuns do cotidiano, aparece em destaque quando se trata das dificuldades de entendimento dos conteúdos por parte dos alunos. Com base nessa concepção, o presente estudo objetivou analisar a visão de estudantes do Ensino Médio sobre esse tema em uma escola pública da Paraíba. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado para alunos do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio buscando também verificar a interferência de concepções alternativas sobre Microbiologia no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos permitiram perceber que muitos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre microrganismos, contudo, algumas incoerências foram apresentadas quanto às múltiplas atividades em que esses seres microscópicos podem estar envolvidos, bom como às diversas funções que eles podem desempenhar. Considera-se que os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser resgatados durante a abordagem da Microbiologia, a fim de evitar a permanência de concepções equivocadas e promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa do tema.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-12-05T10:57:22Z
2019-12-05
2019-12-05T10:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9883
SOUZA, Priscilla Fernandes de. Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem. 2014. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9883
identifier_str_mv SOUZA, Priscilla Fernandes de. Microbiologia no ensino médio: a visão de estudantes sobre o tema e as possíveis causa de dificuldades de aprendizagem. 2014. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744419685924864