Prática de ensino: novas perspectivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de.
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442
Resumo: Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino, neste Período 96.1. Diferente do semestre anterior, consideramos as experiências obtidas bastante gratificante, pois nos primeiros dias de aula do semestre letivo passamos a ministrar de imediato as aulas no primeiro grau, nas 5° série. Onde atuamos como professor regente, visto que estas turmas estavam sem professores de História. E isto foi bastante válido , para nós, porque nos possibilitou mais liberdade para elaborar nossos planejamentos, bem como tivemos em nossas mãos uma grande responsabilidade para aplicar as avaliações do processo ensino - aprendizado. Mas, infelizmente no 2° grau as experiências foram deferentes, isto porque não foi possível ministrar as aulas da mesma forma que a anterior já citado, devido exigências da própria escola. Assim, esse relatório tem por objetivo tentar mostrar a importância do Estágio Supervisionado, como também da Prática de Ensina para orientar profissionais. Portanto, o presente relatório está dividido em três capítulos que insere os seguintes itens. No primeiro capítulo denominado de “Uma Nova Escola: Um Novo Horizonte”; procura mostrar para o leitor como ocorreu todo o processo de formação daquele Estabelecimento Escolar a partir de um conjunto de Integração entre os moradores daquele bairro e de pessoas amigas. Enquanto que no Segundo Capítulo, “O Ensino de História: Uma Experiência Diferente”, procura relatar de forma sintética como se desenvolve nossas Experiências no Estágio Supervisionado. “Como pensar História a partir da Narrativa?”. Este capítulo enfatiza a forma diferente de se trabalhar com a disciplina História a partir da “Fantasia”.
id UFCG_cfe046139cd587086b28d9a0c3be9599
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35442
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prática de ensino: novas perspectivas.Teaching practice: new perspectives.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBEstágio supervisionado - HistóriaInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBBodocongó State College - Campina Grande - PBSupervised internship - HistoryHistória.Educação.Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino, neste Período 96.1. Diferente do semestre anterior, consideramos as experiências obtidas bastante gratificante, pois nos primeiros dias de aula do semestre letivo passamos a ministrar de imediato as aulas no primeiro grau, nas 5° série. Onde atuamos como professor regente, visto que estas turmas estavam sem professores de História. E isto foi bastante válido , para nós, porque nos possibilitou mais liberdade para elaborar nossos planejamentos, bem como tivemos em nossas mãos uma grande responsabilidade para aplicar as avaliações do processo ensino - aprendizado. Mas, infelizmente no 2° grau as experiências foram deferentes, isto porque não foi possível ministrar as aulas da mesma forma que a anterior já citado, devido exigências da própria escola. Assim, esse relatório tem por objetivo tentar mostrar a importância do Estágio Supervisionado, como também da Prática de Ensina para orientar profissionais. Portanto, o presente relatório está dividido em três capítulos que insere os seguintes itens. No primeiro capítulo denominado de “Uma Nova Escola: Um Novo Horizonte”; procura mostrar para o leitor como ocorreu todo o processo de formação daquele Estabelecimento Escolar a partir de um conjunto de Integração entre os moradores daquele bairro e de pessoas amigas. Enquanto que no Segundo Capítulo, “O Ensino de História: Uma Experiência Diferente”, procura relatar de forma sintética como se desenvolve nossas Experiências no Estágio Supervisionado. “Como pensar História a partir da Narrativa?”. Este capítulo enfatiza a forma diferente de se trabalhar com a disciplina História a partir da “Fantasia”.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de.1996-092024-04-15T21:35:32Z2024-04-152024-04-15T21:35:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. Prática de ensino: novas perspectivas. 1996. 85f. Relatório de estágio. (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-15T21:36:24Zoai:localhost:riufcg/35442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-15T21:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino: novas perspectivas.
Teaching practice: new perspectives.
title Prática de ensino: novas perspectivas.
spellingShingle Prática de ensino: novas perspectivas.
ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de.
Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Estágio supervisionado - História
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
Supervised internship - History
História.
Educação.
title_short Prática de ensino: novas perspectivas.
title_full Prática de ensino: novas perspectivas.
title_fullStr Prática de ensino: novas perspectivas.
title_full_unstemmed Prática de ensino: novas perspectivas.
title_sort Prática de ensino: novas perspectivas.
author ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de.
author_facet ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DONATO, Eronides Câmara.
DONATO, E. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Estágio supervisionado - História
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
Supervised internship - History
História.
Educação.
topic Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Estágio supervisionado - História
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
Supervised internship - History
História.
Educação.
description Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino, neste Período 96.1. Diferente do semestre anterior, consideramos as experiências obtidas bastante gratificante, pois nos primeiros dias de aula do semestre letivo passamos a ministrar de imediato as aulas no primeiro grau, nas 5° série. Onde atuamos como professor regente, visto que estas turmas estavam sem professores de História. E isto foi bastante válido , para nós, porque nos possibilitou mais liberdade para elaborar nossos planejamentos, bem como tivemos em nossas mãos uma grande responsabilidade para aplicar as avaliações do processo ensino - aprendizado. Mas, infelizmente no 2° grau as experiências foram deferentes, isto porque não foi possível ministrar as aulas da mesma forma que a anterior já citado, devido exigências da própria escola. Assim, esse relatório tem por objetivo tentar mostrar a importância do Estágio Supervisionado, como também da Prática de Ensina para orientar profissionais. Portanto, o presente relatório está dividido em três capítulos que insere os seguintes itens. No primeiro capítulo denominado de “Uma Nova Escola: Um Novo Horizonte”; procura mostrar para o leitor como ocorreu todo o processo de formação daquele Estabelecimento Escolar a partir de um conjunto de Integração entre os moradores daquele bairro e de pessoas amigas. Enquanto que no Segundo Capítulo, “O Ensino de História: Uma Experiência Diferente”, procura relatar de forma sintética como se desenvolve nossas Experiências no Estágio Supervisionado. “Como pensar História a partir da Narrativa?”. Este capítulo enfatiza a forma diferente de se trabalhar com a disciplina História a partir da “Fantasia”.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-09
2024-04-15T21:35:32Z
2024-04-15
2024-04-15T21:35:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442
ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. Prática de ensino: novas perspectivas. 1996. 85f. Relatório de estágio. (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442
identifier_str_mv ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. Prática de ensino: novas perspectivas. 1996. 85f. Relatório de estágio. (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619823431680