Prática de ensino: novas perspectivas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442 |
Resumo: | Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino, neste Período 96.1. Diferente do semestre anterior, consideramos as experiências obtidas bastante gratificante, pois nos primeiros dias de aula do semestre letivo passamos a ministrar de imediato as aulas no primeiro grau, nas 5° série. Onde atuamos como professor regente, visto que estas turmas estavam sem professores de História. E isto foi bastante válido , para nós, porque nos possibilitou mais liberdade para elaborar nossos planejamentos, bem como tivemos em nossas mãos uma grande responsabilidade para aplicar as avaliações do processo ensino - aprendizado. Mas, infelizmente no 2° grau as experiências foram deferentes, isto porque não foi possível ministrar as aulas da mesma forma que a anterior já citado, devido exigências da própria escola. Assim, esse relatório tem por objetivo tentar mostrar a importância do Estágio Supervisionado, como também da Prática de Ensina para orientar profissionais. Portanto, o presente relatório está dividido em três capítulos que insere os seguintes itens. No primeiro capítulo denominado de “Uma Nova Escola: Um Novo Horizonte”; procura mostrar para o leitor como ocorreu todo o processo de formação daquele Estabelecimento Escolar a partir de um conjunto de Integração entre os moradores daquele bairro e de pessoas amigas. Enquanto que no Segundo Capítulo, “O Ensino de História: Uma Experiência Diferente”, procura relatar de forma sintética como se desenvolve nossas Experiências no Estágio Supervisionado. “Como pensar História a partir da Narrativa?”. Este capítulo enfatiza a forma diferente de se trabalhar com a disciplina História a partir da “Fantasia”. |
id |
UFCG_cfe046139cd587086b28d9a0c3be9599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35442 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Prática de ensino: novas perspectivas.Teaching practice: new perspectives.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBEstágio supervisionado - HistóriaInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBBodocongó State College - Campina Grande - PBSupervised internship - HistoryHistória.Educação.Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino, neste Período 96.1. Diferente do semestre anterior, consideramos as experiências obtidas bastante gratificante, pois nos primeiros dias de aula do semestre letivo passamos a ministrar de imediato as aulas no primeiro grau, nas 5° série. Onde atuamos como professor regente, visto que estas turmas estavam sem professores de História. E isto foi bastante válido , para nós, porque nos possibilitou mais liberdade para elaborar nossos planejamentos, bem como tivemos em nossas mãos uma grande responsabilidade para aplicar as avaliações do processo ensino - aprendizado. Mas, infelizmente no 2° grau as experiências foram deferentes, isto porque não foi possível ministrar as aulas da mesma forma que a anterior já citado, devido exigências da própria escola. Assim, esse relatório tem por objetivo tentar mostrar a importância do Estágio Supervisionado, como também da Prática de Ensina para orientar profissionais. Portanto, o presente relatório está dividido em três capítulos que insere os seguintes itens. No primeiro capítulo denominado de “Uma Nova Escola: Um Novo Horizonte”; procura mostrar para o leitor como ocorreu todo o processo de formação daquele Estabelecimento Escolar a partir de um conjunto de Integração entre os moradores daquele bairro e de pessoas amigas. Enquanto que no Segundo Capítulo, “O Ensino de História: Uma Experiência Diferente”, procura relatar de forma sintética como se desenvolve nossas Experiências no Estágio Supervisionado. “Como pensar História a partir da Narrativa?”. Este capítulo enfatiza a forma diferente de se trabalhar com a disciplina História a partir da “Fantasia”.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de.1996-092024-04-15T21:35:32Z2024-04-152024-04-15T21:35:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. Prática de ensino: novas perspectivas. 1996. 85f. Relatório de estágio. (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-15T21:36:24Zoai:localhost:riufcg/35442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-15T21:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino: novas perspectivas. Teaching practice: new perspectives. |
title |
Prática de ensino: novas perspectivas. |
spellingShingle |
Prática de ensino: novas perspectivas. ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Estágio supervisionado - História Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB Supervised internship - History História. Educação. |
title_short |
Prática de ensino: novas perspectivas. |
title_full |
Prática de ensino: novas perspectivas. |
title_fullStr |
Prática de ensino: novas perspectivas. |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino: novas perspectivas. |
title_sort |
Prática de ensino: novas perspectivas. |
author |
ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. |
author_facet |
ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DONATO, Eronides Câmara. DONATO, E. C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Estágio supervisionado - História Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB Supervised internship - History História. Educação. |
topic |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Estágio supervisionado - História Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB Supervised internship - History História. Educação. |
description |
Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino, neste Período 96.1. Diferente do semestre anterior, consideramos as experiências obtidas bastante gratificante, pois nos primeiros dias de aula do semestre letivo passamos a ministrar de imediato as aulas no primeiro grau, nas 5° série. Onde atuamos como professor regente, visto que estas turmas estavam sem professores de História. E isto foi bastante válido , para nós, porque nos possibilitou mais liberdade para elaborar nossos planejamentos, bem como tivemos em nossas mãos uma grande responsabilidade para aplicar as avaliações do processo ensino - aprendizado. Mas, infelizmente no 2° grau as experiências foram deferentes, isto porque não foi possível ministrar as aulas da mesma forma que a anterior já citado, devido exigências da própria escola. Assim, esse relatório tem por objetivo tentar mostrar a importância do Estágio Supervisionado, como também da Prática de Ensina para orientar profissionais. Portanto, o presente relatório está dividido em três capítulos que insere os seguintes itens. No primeiro capítulo denominado de “Uma Nova Escola: Um Novo Horizonte”; procura mostrar para o leitor como ocorreu todo o processo de formação daquele Estabelecimento Escolar a partir de um conjunto de Integração entre os moradores daquele bairro e de pessoas amigas. Enquanto que no Segundo Capítulo, “O Ensino de História: Uma Experiência Diferente”, procura relatar de forma sintética como se desenvolve nossas Experiências no Estágio Supervisionado. “Como pensar História a partir da Narrativa?”. Este capítulo enfatiza a forma diferente de se trabalhar com a disciplina História a partir da “Fantasia”. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-09 2024-04-15T21:35:32Z 2024-04-15 2024-04-15T21:35:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442 ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. Prática de ensino: novas perspectivas. 1996. 85f. Relatório de estágio. (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Valéria Vilma Ferreira de. Prática de ensino: novas perspectivas. 1996. 85f. Relatório de estágio. (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744619823431680 |