Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435 |
Resumo: | Este é um trabalho realizado no final da nossa graduação, através do qual devemos apresentar um pouco do que aprendemos no decorrer do nosso curso, fazendo uma ligação das disciplinas ministradas na licenciatura com a disciplina Prática de Ensino. O nosso relatório abrange as experiências da Prática de Ensino de 1° e 2° graus. A coordenadora dessa disciplina, Profa Eronides Câmara Donato, sugeriu que trabalhássemos levando em consideração uma linha teórica e conceituai, usando um corte temporal e que também deveríamos optar por um tipo de história. Por isso procurarmos trabalhar com a História das Mentalidades, uma história cultural. Dividir o nosso relatório em três capítulos, abrangendo toda a nossa Prática de Ensino de 1° e 2° graus. Primeiramente, fizemos o planejamento, procurando mostrar sua importância e os passos que devemos seguir para conseguir um bom trabalho. Em seguida, apresentamos as nossas experiências, mostrando como planejamos, coletivamente, os conhecimentos que adquirimos com essa troca de experiências e o modo como vivenciamos em sala de aula. No terceiro momento, cada estagiária trabalhou uma determinada temática. Optamos por estudar o processo de formação dos conceitos, procurando entender como são formados e como o professor pode ajudar os seus alunos na mediação do ensino-aprendizagem. A última parte foi reservada para as considerações finais, seguidas dos anexos, bem como dos materiais de apoio utilizados em nossas aulas. |
id |
UFCG_82d2b19a75025b2bc48002bb86294448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35435 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.Teaching practice: strategies for training new citizens.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEstágio supervisionado - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistorySupervised internship - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBBodocongó State College - Campina Grande - PBHistória.Educação.Este é um trabalho realizado no final da nossa graduação, através do qual devemos apresentar um pouco do que aprendemos no decorrer do nosso curso, fazendo uma ligação das disciplinas ministradas na licenciatura com a disciplina Prática de Ensino. O nosso relatório abrange as experiências da Prática de Ensino de 1° e 2° graus. A coordenadora dessa disciplina, Profa Eronides Câmara Donato, sugeriu que trabalhássemos levando em consideração uma linha teórica e conceituai, usando um corte temporal e que também deveríamos optar por um tipo de história. Por isso procurarmos trabalhar com a História das Mentalidades, uma história cultural. Dividir o nosso relatório em três capítulos, abrangendo toda a nossa Prática de Ensino de 1° e 2° graus. Primeiramente, fizemos o planejamento, procurando mostrar sua importância e os passos que devemos seguir para conseguir um bom trabalho. Em seguida, apresentamos as nossas experiências, mostrando como planejamos, coletivamente, os conhecimentos que adquirimos com essa troca de experiências e o modo como vivenciamos em sala de aula. No terceiro momento, cada estagiária trabalhou uma determinada temática. Optamos por estudar o processo de formação dos conceitos, procurando entender como são formados e como o professor pode ajudar os seus alunos na mediação do ensino-aprendizagem. A última parte foi reservada para as considerações finais, seguidas dos anexos, bem como dos materiais de apoio utilizados em nossas aulas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.FERNANDES, Maria Goretti Guedes.1997-072024-04-12T23:30:14Z2024-04-122024-04-12T23:30:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435FERNANDES, Maria Goretti Guedes. Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. 1997. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-14T13:59:24Zoai:localhost:riufcg/35435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-14T13:59:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. Teaching practice: strategies for training new citizens. |
title |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. |
spellingShingle |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. FERNANDES, Maria Goretti Guedes. Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Estágio supervisionado - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Supervised internship - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
title_short |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. |
title_full |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. |
title_fullStr |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. |
title_sort |
Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. |
author |
FERNANDES, Maria Goretti Guedes. |
author_facet |
FERNANDES, Maria Goretti Guedes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DONATO, Eronides Câmara. DONATO, E. C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Maria Goretti Guedes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Estágio supervisionado - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Supervised internship - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
topic |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Estágio supervisionado - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Supervised internship - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
description |
Este é um trabalho realizado no final da nossa graduação, através do qual devemos apresentar um pouco do que aprendemos no decorrer do nosso curso, fazendo uma ligação das disciplinas ministradas na licenciatura com a disciplina Prática de Ensino. O nosso relatório abrange as experiências da Prática de Ensino de 1° e 2° graus. A coordenadora dessa disciplina, Profa Eronides Câmara Donato, sugeriu que trabalhássemos levando em consideração uma linha teórica e conceituai, usando um corte temporal e que também deveríamos optar por um tipo de história. Por isso procurarmos trabalhar com a História das Mentalidades, uma história cultural. Dividir o nosso relatório em três capítulos, abrangendo toda a nossa Prática de Ensino de 1° e 2° graus. Primeiramente, fizemos o planejamento, procurando mostrar sua importância e os passos que devemos seguir para conseguir um bom trabalho. Em seguida, apresentamos as nossas experiências, mostrando como planejamos, coletivamente, os conhecimentos que adquirimos com essa troca de experiências e o modo como vivenciamos em sala de aula. No terceiro momento, cada estagiária trabalhou uma determinada temática. Optamos por estudar o processo de formação dos conceitos, procurando entender como são formados e como o professor pode ajudar os seus alunos na mediação do ensino-aprendizagem. A última parte foi reservada para as considerações finais, seguidas dos anexos, bem como dos materiais de apoio utilizados em nossas aulas. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-07 2024-04-12T23:30:14Z 2024-04-12 2024-04-12T23:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435 FERNANDES, Maria Goretti Guedes. Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. 1997. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Maria Goretti Guedes. Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. 1997. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744619807703040 |