Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Maria Goretti Guedes.
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435
Resumo: Este é um trabalho realizado no final da nossa graduação, através do qual devemos apresentar um pouco do que aprendemos no decorrer do nosso curso, fazendo uma ligação das disciplinas ministradas na licenciatura com a disciplina Prática de Ensino. O nosso relatório abrange as experiências da Prática de Ensino de 1° e 2° graus. A coordenadora dessa disciplina, Profa Eronides Câmara Donato, sugeriu que trabalhássemos levando em consideração uma linha teórica e conceituai, usando um corte temporal e que também deveríamos optar por um tipo de história. Por isso procurarmos trabalhar com a História das Mentalidades, uma história cultural. Dividir o nosso relatório em três capítulos, abrangendo toda a nossa Prática de Ensino de 1° e 2° graus. Primeiramente, fizemos o planejamento, procurando mostrar sua importância e os passos que devemos seguir para conseguir um bom trabalho. Em seguida, apresentamos as nossas experiências, mostrando como planejamos, coletivamente, os conhecimentos que adquirimos com essa troca de experiências e o modo como vivenciamos em sala de aula. No terceiro momento, cada estagiária trabalhou uma determinada temática. Optamos por estudar o processo de formação dos conceitos, procurando entender como são formados e como o professor pode ajudar os seus alunos na mediação do ensino-aprendizagem. A última parte foi reservada para as considerações finais, seguidas dos anexos, bem como dos materiais de apoio utilizados em nossas aulas.
id UFCG_82d2b19a75025b2bc48002bb86294448
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35435
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.Teaching practice: strategies for training new citizens.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEstágio supervisionado - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistorySupervised internship - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBBodocongó State College - Campina Grande - PBHistória.Educação.Este é um trabalho realizado no final da nossa graduação, através do qual devemos apresentar um pouco do que aprendemos no decorrer do nosso curso, fazendo uma ligação das disciplinas ministradas na licenciatura com a disciplina Prática de Ensino. O nosso relatório abrange as experiências da Prática de Ensino de 1° e 2° graus. A coordenadora dessa disciplina, Profa Eronides Câmara Donato, sugeriu que trabalhássemos levando em consideração uma linha teórica e conceituai, usando um corte temporal e que também deveríamos optar por um tipo de história. Por isso procurarmos trabalhar com a História das Mentalidades, uma história cultural. Dividir o nosso relatório em três capítulos, abrangendo toda a nossa Prática de Ensino de 1° e 2° graus. Primeiramente, fizemos o planejamento, procurando mostrar sua importância e os passos que devemos seguir para conseguir um bom trabalho. Em seguida, apresentamos as nossas experiências, mostrando como planejamos, coletivamente, os conhecimentos que adquirimos com essa troca de experiências e o modo como vivenciamos em sala de aula. No terceiro momento, cada estagiária trabalhou uma determinada temática. Optamos por estudar o processo de formação dos conceitos, procurando entender como são formados e como o professor pode ajudar os seus alunos na mediação do ensino-aprendizagem. A última parte foi reservada para as considerações finais, seguidas dos anexos, bem como dos materiais de apoio utilizados em nossas aulas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.FERNANDES, Maria Goretti Guedes.1997-072024-04-12T23:30:14Z2024-04-122024-04-12T23:30:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435FERNANDES, Maria Goretti Guedes. Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. 1997. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-14T13:59:24Zoai:localhost:riufcg/35435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-14T13:59:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
Teaching practice: strategies for training new citizens.
title Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
spellingShingle Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
FERNANDES, Maria Goretti Guedes.
Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Supervised internship - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
title_short Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
title_full Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
title_fullStr Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
title_full_unstemmed Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
title_sort Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos.
author FERNANDES, Maria Goretti Guedes.
author_facet FERNANDES, Maria Goretti Guedes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DONATO, Eronides Câmara.
DONATO, E. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Maria Goretti Guedes.
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Supervised internship - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
topic Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Supervised internship - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
description Este é um trabalho realizado no final da nossa graduação, através do qual devemos apresentar um pouco do que aprendemos no decorrer do nosso curso, fazendo uma ligação das disciplinas ministradas na licenciatura com a disciplina Prática de Ensino. O nosso relatório abrange as experiências da Prática de Ensino de 1° e 2° graus. A coordenadora dessa disciplina, Profa Eronides Câmara Donato, sugeriu que trabalhássemos levando em consideração uma linha teórica e conceituai, usando um corte temporal e que também deveríamos optar por um tipo de história. Por isso procurarmos trabalhar com a História das Mentalidades, uma história cultural. Dividir o nosso relatório em três capítulos, abrangendo toda a nossa Prática de Ensino de 1° e 2° graus. Primeiramente, fizemos o planejamento, procurando mostrar sua importância e os passos que devemos seguir para conseguir um bom trabalho. Em seguida, apresentamos as nossas experiências, mostrando como planejamos, coletivamente, os conhecimentos que adquirimos com essa troca de experiências e o modo como vivenciamos em sala de aula. No terceiro momento, cada estagiária trabalhou uma determinada temática. Optamos por estudar o processo de formação dos conceitos, procurando entender como são formados e como o professor pode ajudar os seus alunos na mediação do ensino-aprendizagem. A última parte foi reservada para as considerações finais, seguidas dos anexos, bem como dos materiais de apoio utilizados em nossas aulas.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-07
2024-04-12T23:30:14Z
2024-04-12
2024-04-12T23:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435
FERNANDES, Maria Goretti Guedes. Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. 1997. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435
identifier_str_mv FERNANDES, Maria Goretti Guedes. Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. 1997. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619807703040