Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6984
Resumo: O ensino de Biologia atualmente ainda se limita a uma aula expositiva, com pouca atração para os alunos. Diante dessa realidade, os discentes demonstram pouco interesse por essa área do conhecimento que é tão importante para a humanidade. Atualmente, os objetos de aprendizagem com suas inúmeras formas de utilização têm se destacado como uma ferramenta interessante no processo de ensino e aprendizagem. Levando em consideração essa visão, o objetivo deste estudo é descrever a realidade do ensino de Biologia, tendo como foco o uso de objetos virtuais de aprendizagem no cenário do Ensino Médio da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité – PB. O estudo foi realizado durante o período de agosto a dezembro de 2013, com os docentes de Biologia e alunos do ensino médio, numa frequência semanal. O procedimento adotado baseou-se em questionários semi-estruturados, observação e levantamento de objetos virtuais de aprendizagem que enfocassem os conteúdos biológicos. De acordo com as observações feitas em sala de aula, pode-se constatar que os professores de Biologia da referida escola utilizavam o livro didático como suporte para as suas aulas na maioria das vezes. Dois professores afirmaram que os objetos virtuais faziam parte de sua metodologia, citando como exemplos o programa P3D, o atlas virtual nos tablets, datas show e computador. Tanto os professores quanto a maioria dos alunos entrevistados afirmaram que aulas que envolvem recursos alternativos chamam a atenção dos discentes, fazendo com que eles se envolvam nas aulas e as achem mais prazerosas. Foram apresentados dois objetos virtuais de aprendizagem aos docentes de Biologia da referida escola e, posteriormente, também foi apresentado junto aos discentes, os quais demonstraram interesse e entusiasmo pela aula. Uma apostila contendo alguns objetos virtuais de aprendizagem foi compilada com o objetivo de somar esforços para a melhoria das aulas ministradas aos alunos. Os dados obtidos neste estudo reforçam a necessidade de desenvolver novos trabalhos que tenham como finalidade aprimorar o ensino de Biologia nas escolas da cidade de Cuité – PB.
id UFCG_4b3852f22c1e91abf5343d40fee9fc85
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6984
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.Virtual learning objects for high school: a pedagogical proposal in the teaching of biology.Objetos virtuales de aprendizaje para la escuela secundaria: una propuesta pedagógica en la enseñanza de la biología.Ensino de BiologiaObjetos virtuais de aprendizagemEnsino e aprendizagemTeaching of BiologyVirtual learning objectsTeaching and learningEnseñanza de biologíaObjetos virtuales de aprendizajeEnseñando y aprendiendoEnsino e Aprendizagem na Sala de AulaO ensino de Biologia atualmente ainda se limita a uma aula expositiva, com pouca atração para os alunos. Diante dessa realidade, os discentes demonstram pouco interesse por essa área do conhecimento que é tão importante para a humanidade. Atualmente, os objetos de aprendizagem com suas inúmeras formas de utilização têm se destacado como uma ferramenta interessante no processo de ensino e aprendizagem. Levando em consideração essa visão, o objetivo deste estudo é descrever a realidade do ensino de Biologia, tendo como foco o uso de objetos virtuais de aprendizagem no cenário do Ensino Médio da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité – PB. O estudo foi realizado durante o período de agosto a dezembro de 2013, com os docentes de Biologia e alunos do ensino médio, numa frequência semanal. O procedimento adotado baseou-se em questionários semi-estruturados, observação e levantamento de objetos virtuais de aprendizagem que enfocassem os conteúdos biológicos. De acordo com as observações feitas em sala de aula, pode-se constatar que os professores de Biologia da referida escola utilizavam o livro didático como suporte para as suas aulas na maioria das vezes. Dois professores afirmaram que os objetos virtuais faziam parte de sua metodologia, citando como exemplos o programa P3D, o atlas virtual nos tablets, datas show e computador. Tanto os professores quanto a maioria dos alunos entrevistados afirmaram que aulas que envolvem recursos alternativos chamam a atenção dos discentes, fazendo com que eles se envolvam nas aulas e as achem mais prazerosas. Foram apresentados dois objetos virtuais de aprendizagem aos docentes de Biologia da referida escola e, posteriormente, também foi apresentado junto aos discentes, os quais demonstraram interesse e entusiasmo pela aula. Uma apostila contendo alguns objetos virtuais de aprendizagem foi compilada com o objetivo de somar esforços para a melhoria das aulas ministradas aos alunos. Os dados obtidos neste estudo reforçam a necessidade de desenvolver novos trabalhos que tenham como finalidade aprimorar o ensino de Biologia nas escolas da cidade de Cuité – PB.Teaching of Biology currently still limited to a lecture, with little attraction for students. Given this reality, the students have little interest in this area of knowledge that is so important to humanity. Currently, learning objects with its myriad forms of use have emerged as an interesting tool in the teaching and learning process. Considering this view, the aim of this study is to describe the reality of teaching biology, focusing on the use of virtual learning objects in the scene from High School of the EEEM Orlando Venâncio dos Santos, located in the municipality of Cuité - PB. The study was conducted during the period August to December 2013, the teachers of Biology and high school students on a weekly basis. The procedure adopted was based on semi -structured questionnaires, observation and survey of virtual learning objects that focus on the biological content. According to the observations made in the classroom, it can be seen that biology teachers of that school used textbooks as support for their classes most of the time. Two teachers stated that the virtual objects were part of its methodology, citing as examples the P3D program, virtual atlas on tablets, computer and data projector. Both the teachers and most students interviewed stated that classes involving alternative resources attract the attention of students, causing them to become involved in school and find it more pleasurable. Two virtual learning objects by teachers of Biology at this school, and later was also presented along with the students, who showed interest and enthusiasm for the lesson were presented. A handout containing some virtual learning objects has been compiled with the aim of joining efforts to improve the lessons taught to students. Data from this study reinforce the need to develop new works that are intended to enhance the teaching of biology in schools of Cuité- PB.Actualmente, la enseñanza de la biología todavía se limita a una conferencia, con poco atractivo para los estudiantes. Ante esta realidad, los estudiantes muestran poco interés en esta área del conocimiento tan importante para la humanidad. Actualmente, los objetos de aprendizaje con sus múltiples formas de uso se han destacado como una herramienta interesante en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Teniendo en cuenta esa visión, el objetivo de este estudio es describir la realidad de la enseñanza de la Biología, centrándose en el uso de objetos virtuales de aprendizaje en el ámbito de la escuela secundaria de la EEMS Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en la ciudad de Cuité - PB. El estudio se realizó de agosto a diciembre de 2013, con profesores de Biología y estudiantes de secundaria, con frecuencia semanal. El procedimiento adoptado se basó en cuestionarios semiestructurados, observación y encuesta de objetos virtuales de aprendizaje que se centraron en contenidos biológicos. De acuerdo con las observaciones realizadas en el aula, se puede apreciar que los profesores de Biología de dicha escuela utilizaban el libro de texto como apoyo a sus clases la mayor parte del tiempo. Dos profesores manifestaron que los objetos virtuales formaban parte de su metodología, citando como ejemplos el programa P3D, el atlas virtual en tabletas, datashows y computadoras. Tanto los docentes como la mayoría de los estudiantes entrevistados manifestaron que las clases que involucran recursos alternativos llaman la atención de los estudiantes, logrando que se involucren en las clases y las encuentren más placenteras. Dos objetos virtuales de aprendizaje fueron presentados a los profesores de Biología de esa escuela y, posteriormente, también fue presentado a los estudiantes, quienes mostraron interés y entusiasmo por la clase. Se elaboró ​​un folleto con algunos objetos virtuales de aprendizaje con el objetivo de sumar esfuerzos para mejorar las clases impartidas a los estudiantes. Los datos obtenidos en este estudio refuerzan la necesidad de desarrollar nuevos trabajos que tengan como objetivo mejorar la enseñanza de la Biología en las escuelas de la ciudad de Cuité - PB.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Claúdia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, CLÁUDIA P. F.http://lattes.cnpq.br/1061754959515693SILVA, Ana Maria da.ATAÍDE, Jair StefaniniPereira de.CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado.20142019-09-13T10:09:21Z2019-09-132019-09-13T10:09:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6984CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado. Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia. 2014. 76fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T17:10:12Zoai:localhost:riufcg/6984Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T17:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
Virtual learning objects for high school: a pedagogical proposal in the teaching of biology.
Objetos virtuales de aprendizaje para la escuela secundaria: una propuesta pedagógica en la enseñanza de la biología.
title Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
spellingShingle Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado.
Ensino de Biologia
Objetos virtuais de aprendizagem
Ensino e aprendizagem
Teaching of Biology
Virtual learning objects
Teaching and learning
Enseñanza de biología
Objetos virtuales de aprendizaje
Enseñando y aprendiendo
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
title_short Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
title_full Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
title_fullStr Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
title_full_unstemmed Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
title_sort Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
author CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado.
author_facet CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Claúdia Patrícia Fernandes dos.
SANTOS, CLÁUDIA P. F.
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693
SILVA, Ana Maria da.
ATAÍDE, Jair StefaniniPereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Objetos virtuais de aprendizagem
Ensino e aprendizagem
Teaching of Biology
Virtual learning objects
Teaching and learning
Enseñanza de biología
Objetos virtuales de aprendizaje
Enseñando y aprendiendo
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
topic Ensino de Biologia
Objetos virtuais de aprendizagem
Ensino e aprendizagem
Teaching of Biology
Virtual learning objects
Teaching and learning
Enseñanza de biología
Objetos virtuales de aprendizaje
Enseñando y aprendiendo
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
description O ensino de Biologia atualmente ainda se limita a uma aula expositiva, com pouca atração para os alunos. Diante dessa realidade, os discentes demonstram pouco interesse por essa área do conhecimento que é tão importante para a humanidade. Atualmente, os objetos de aprendizagem com suas inúmeras formas de utilização têm se destacado como uma ferramenta interessante no processo de ensino e aprendizagem. Levando em consideração essa visão, o objetivo deste estudo é descrever a realidade do ensino de Biologia, tendo como foco o uso de objetos virtuais de aprendizagem no cenário do Ensino Médio da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité – PB. O estudo foi realizado durante o período de agosto a dezembro de 2013, com os docentes de Biologia e alunos do ensino médio, numa frequência semanal. O procedimento adotado baseou-se em questionários semi-estruturados, observação e levantamento de objetos virtuais de aprendizagem que enfocassem os conteúdos biológicos. De acordo com as observações feitas em sala de aula, pode-se constatar que os professores de Biologia da referida escola utilizavam o livro didático como suporte para as suas aulas na maioria das vezes. Dois professores afirmaram que os objetos virtuais faziam parte de sua metodologia, citando como exemplos o programa P3D, o atlas virtual nos tablets, datas show e computador. Tanto os professores quanto a maioria dos alunos entrevistados afirmaram que aulas que envolvem recursos alternativos chamam a atenção dos discentes, fazendo com que eles se envolvam nas aulas e as achem mais prazerosas. Foram apresentados dois objetos virtuais de aprendizagem aos docentes de Biologia da referida escola e, posteriormente, também foi apresentado junto aos discentes, os quais demonstraram interesse e entusiasmo pela aula. Uma apostila contendo alguns objetos virtuais de aprendizagem foi compilada com o objetivo de somar esforços para a melhoria das aulas ministradas aos alunos. Os dados obtidos neste estudo reforçam a necessidade de desenvolver novos trabalhos que tenham como finalidade aprimorar o ensino de Biologia nas escolas da cidade de Cuité – PB.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-13T10:09:21Z
2019-09-13
2019-09-13T10:09:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6984
CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado. Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia. 2014. 76fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6984
identifier_str_mv CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado. Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia. 2014. 76fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744394054533120