Políticas educacionais da educação infantil: do direito as práticas vivenciadas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9953 |
Resumo: | Nesse estudo, acerca das Políticas Públicas Educacionais da Educação Infantil: do direito as práticas vivenciadas, objetivou-se analisar em que medidas as políticas públicas de Educação Infantil são asseguradas no contexto vivencial da escola pública e seus avanços. Este estudo baseado numa pesquisa qualitativa, com tabulação de entrevistas, com gráficos que mostram a evolução do segmento Educação Infantil na cidade de Sousa-PB. Veremos um breve histórico sobre a Educação Infantil no Brasil e no município e as relações dos profissionais da Educação Infantil e as políticas públicas antes e depois da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96), seu contexto e gerenciamento. Faz-se necessário saber também sobre o contexto histórico em que as mais diversas iniciativas governamentais foram tomadas, para que se entenda um pouco mais sobre certas características dos diversos períodos do sistema educacional brasileiro e assim evitando reincidir nos erros passados. Compreendendo um pouco das marcas das políticas públicas revendo alguns aspectos históricos das principais mudanças educacionais. Este trabalho teve como princípio uma pesquisa exploratória junto a Secretaria Municipal de Educação, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com sujeitos que atuam na Educação Infantil. Foi observada a formação, o tempo de magistério e de serviço dos sujeitos. Tendo como ponto norteador a cidade de Sousa- PB. Como as políticas públicas de Educação Infantil são asseguradas no contexto vivencial da escola pública do município de Sousa-PB. O que concluímos é que mesmo a Secretaria Municipal de Educação (SME) se esforçando para qualificar a Educação Infantil em todo o seu âmbito: professores qualificados, escolas adequadas na estrutura física e materiais didáticos para que haja melhoria na estruturação e efetivação das políticas públicas acerca de Educação Infantil. Atualmente continua a luta pela expansão do atendimento com qualidade na Educação Infantil. |
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Políticas educacionais da educação infantil: do direito as práticas vivenciadas.Educational policies of early childhood education: from the law the lived practices.Contexto históricoEducação infantilAvanços e políticas públicasHistorical ContextChild EducationAdvances and Public PoliciesEducação.Nesse estudo, acerca das Políticas Públicas Educacionais da Educação Infantil: do direito as práticas vivenciadas, objetivou-se analisar em que medidas as políticas públicas de Educação Infantil são asseguradas no contexto vivencial da escola pública e seus avanços. Este estudo baseado numa pesquisa qualitativa, com tabulação de entrevistas, com gráficos que mostram a evolução do segmento Educação Infantil na cidade de Sousa-PB. Veremos um breve histórico sobre a Educação Infantil no Brasil e no município e as relações dos profissionais da Educação Infantil e as políticas públicas antes e depois da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96), seu contexto e gerenciamento. Faz-se necessário saber também sobre o contexto histórico em que as mais diversas iniciativas governamentais foram tomadas, para que se entenda um pouco mais sobre certas características dos diversos períodos do sistema educacional brasileiro e assim evitando reincidir nos erros passados. Compreendendo um pouco das marcas das políticas públicas revendo alguns aspectos históricos das principais mudanças educacionais. Este trabalho teve como princípio uma pesquisa exploratória junto a Secretaria Municipal de Educação, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com sujeitos que atuam na Educação Infantil. Foi observada a formação, o tempo de magistério e de serviço dos sujeitos. Tendo como ponto norteador a cidade de Sousa- PB. Como as políticas públicas de Educação Infantil são asseguradas no contexto vivencial da escola pública do município de Sousa-PB. O que concluímos é que mesmo a Secretaria Municipal de Educação (SME) se esforçando para qualificar a Educação Infantil em todo o seu âmbito: professores qualificados, escolas adequadas na estrutura física e materiais didáticos para que haja melhoria na estruturação e efetivação das políticas públicas acerca de Educação Infantil. Atualmente continua a luta pela expansão do atendimento com qualidade na Educação Infantil.In this study, about the Public Policy Education Childish Education: the right practices experienced aimed to examine to what extent public policies are provided in Childish Education living context of public schools and their advances. This study based on qualitative research interviews with tabulation, with graphs showing the evolution of segment Childish Education in the city of Sousa-PB. We will see a brief history of Childish Education in Brazil and the municipality and the relationships of Childish Education professionals and public policy before and after the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN/96), its context and management. It is also necessary to know about the historical context in which the various government initiatives have been taken, in order to understand a little more about certain characteristics of the different periods of the Brazilian Educational system and thus preventing relapse in past mistakes. Understanding some of the marks of public policies by reviewing some historical aspects of the major educational changes. This study was an exploratory principle with the City Department of Education, Sousa-PB, followed by an interview with the subjects participating in Childish Education. Formation was observed, the time of teaching and service subjects. Having as a guiding point. As public policy Childish Education are provided in the context of experiential public school in the municipality of Sousa-PB. What we conclude is that even the SME striving to qualify Childish Education in all its scope: qualified teachers, adequate schools in infrastructure and didactic materials. Currently continues to fight for expansion of quality care in early Childish Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.FERNANDES, Hercília Maria.SOUSA, Maria do Socorro Gonçalves de.2012-10-292019-12-06T12:10:46Z2019-12-062019-12-06T12:10:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9953SOUSA, Maria do Socorro Gonçalves de. 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