Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES NETO, Manoel.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998
Resumo: As narrativas em torno do cinema podem englobar diferentes áreas de ensino, e a história é uma delas. O cinema pode fomentar desde estudos sobre civilizações até apontamentos pouco averiguados no ramo historiográfico. Este trabalho busca compreender como os personagens do tipo vilão se comportam na sétima arte, usando como ponto base os filmes com a Malévola, personagem do conto de fadas de A Bela Adormecida. As principais fontes para a produção do trabalho são os filmes produzidos pelos estúdios Disney nos anos de 1959 e 2014, além de se utilizar de fontes bibliográficas da literatura para analisar o comportamento da personagem perante o objetivo da pesquisa, utilizando-se das ideias de Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) e Janaina dos Santos Gamba (2014). Depois de todo o levantamento e pesquisa, pode-se notar que a personagem segue um padrão de arquétipo na qual é inserida, fazendo com que ela se transforme na vilã que a ela é destinada.
id UFCG_4b7088dcb9ddcfa58b48c335261d15f9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28998
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.Among good fairies, one bad: the archetype of Maleficent in cinema.Contos de fadasMalévolaCinemaArquétipoVilõesA bela adormecidaAnáliseFairy taleMaleficentMovie theaterArchetypeVillainsSleeping BeautyAnalysisHistória.As narrativas em torno do cinema podem englobar diferentes áreas de ensino, e a história é uma delas. O cinema pode fomentar desde estudos sobre civilizações até apontamentos pouco averiguados no ramo historiográfico. Este trabalho busca compreender como os personagens do tipo vilão se comportam na sétima arte, usando como ponto base os filmes com a Malévola, personagem do conto de fadas de A Bela Adormecida. As principais fontes para a produção do trabalho são os filmes produzidos pelos estúdios Disney nos anos de 1959 e 2014, além de se utilizar de fontes bibliográficas da literatura para analisar o comportamento da personagem perante o objetivo da pesquisa, utilizando-se das ideias de Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) e Janaina dos Santos Gamba (2014). Depois de todo o levantamento e pesquisa, pode-se notar que a personagem segue um padrão de arquétipo na qual é inserida, fazendo com que ela se transforme na vilã que a ela é destinada.Narratives around cinema can encompass different areas of teaching, and history is one of them. The cinema can promote from studies on civilizations to notes little investigated in the historiographical field. This work seeks to understand how villaintype characters behave in the seventh art, using as a base point the films with Maleficent, a character from the fairy tale of Sleeping Beauty. The main sources for the production of the work are the films produced by Disney studios in the years 1959 and 2014, in addition to using bibliographic sources of literature to analyze the behavior of the character towards the objective of the research, using the ideas of Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) and Janaina dos Santos Gamba (2014). After all the survey and research, it can be seen that the character follows an archetype pattern in which she is inserted, causing her to become the villain she is destined for.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLÔBO, Isamarc Gonçalves.LÔBO, Isamarc Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/2597332807665485SALES NETO, Francisco Firmino.GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista.ALVES NETO, Manoel.2022-10-262023-03-08T11:30:48Z2023-03-072023-03-08T11:30:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998ALVES NETO, Manoel. Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-09T13:07:32Zoai:localhost:riufcg/28998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-09T13:07:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
Among good fairies, one bad: the archetype of Maleficent in cinema.
title Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
spellingShingle Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
ALVES NETO, Manoel.
Contos de fadas
Malévola
Cinema
Arquétipo
Vilões
A bela adormecida
Análise
Fairy tale
Maleficent
Movie theater
Archetype
Villains
Sleeping Beauty
Analysis
História.
title_short Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
title_full Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
title_fullStr Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
title_full_unstemmed Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
title_sort Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
author ALVES NETO, Manoel.
author_facet ALVES NETO, Manoel.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LÔBO, Isamarc Gonçalves.
LÔBO, Isamarc Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485
SALES NETO, Francisco Firmino.
GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES NETO, Manoel.
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas
Malévola
Cinema
Arquétipo
Vilões
A bela adormecida
Análise
Fairy tale
Maleficent
Movie theater
Archetype
Villains
Sleeping Beauty
Analysis
História.
topic Contos de fadas
Malévola
Cinema
Arquétipo
Vilões
A bela adormecida
Análise
Fairy tale
Maleficent
Movie theater
Archetype
Villains
Sleeping Beauty
Analysis
História.
description As narrativas em torno do cinema podem englobar diferentes áreas de ensino, e a história é uma delas. O cinema pode fomentar desde estudos sobre civilizações até apontamentos pouco averiguados no ramo historiográfico. Este trabalho busca compreender como os personagens do tipo vilão se comportam na sétima arte, usando como ponto base os filmes com a Malévola, personagem do conto de fadas de A Bela Adormecida. As principais fontes para a produção do trabalho são os filmes produzidos pelos estúdios Disney nos anos de 1959 e 2014, além de se utilizar de fontes bibliográficas da literatura para analisar o comportamento da personagem perante o objetivo da pesquisa, utilizando-se das ideias de Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) e Janaina dos Santos Gamba (2014). Depois de todo o levantamento e pesquisa, pode-se notar que a personagem segue um padrão de arquétipo na qual é inserida, fazendo com que ela se transforme na vilã que a ela é destinada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
2023-03-08T11:30:48Z
2023-03-07
2023-03-08T11:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998
ALVES NETO, Manoel. Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998
identifier_str_mv ALVES NETO, Manoel. Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570126172160