Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590 |
Resumo: | No discurso dos contos infantis, as representações do sujeito feminino são tradicionalmente constituídas a partir de sua relação de dependência em relação ao sujeito masculino, produzindo assim uma imagem de subordinação, docilidade e bondade. Essa representação, no entanto, vem sendo modificada pelas adaptações ou novas versões que a mídia cinematográfica oferece ao público. Nesse contexto, este trabalho investiga as representações do sujeito feminino no filme Maleficent (2014), uma adaptação cinematográfica, produzido pela Disney, do conto clássico Sleeping Beauty (A Bela Adormecida) dos Irmãos Grimm (1812). Nosso objetivo é analisar, no discurso cinematográfico, a constituição da imagem do sujeito feminino, bem como compreender que relações interdiscursivas há entre o discurso da versão cinematográfica contemporânea e o discurso tradicional no que a constituição da identidade feminina. Como recurso teórico nos utilizamos de categorias teóricas da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa peuchetiana, tais como discurso e interdiscurso, sujeito e posições-sujeito, representações e identidade. Através da análise de recortes discursivos de cenas do filme, foi possível perceber que o discurso da adaptação cinematográfica de muitas maneiras rompe com o discurso tradicional. O sujeito feminino passa de homogêneo a heterogêneo, e é representado por si mesmo ou por seu semelhante como autossuficiente e independente, provocando um deslocamento das posições de passividade e submissão que se sustentam no discurso tradicional. Em contrapartida, o sujeito masculino, perde sua posição de salvador, corajoso, sensato e destemido, e passa para o lugar da passividade, inércia e inutilidade. O trabalho também permitiu identificar uma relação complexa entre as discursividades que constituem o discurso da adaptação cinematográfica, pois, ao mesmo tempo que produz mudanças e rupturas, reproduz e legitima sentidos, imagens e posições do discurso tradicional para o sujeito feminino: beleza, bondade e maternidade. |
id |
UFCG_36f64bf7ab849513c83060b6239c7d96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28590 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
FARIAS, Washington Silva de.FARIAS, W. S.http://lattes.cnpq.br/7286804892761462DANTAS, Aloísio Medeiros.DANTAS, A. M.SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos.SANTOS, N. E. P.OLIVEIRA, D. A. T.http://lattes.cnpq.br/9817778593542270OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira.Submitted by Teresa Sousa (teresacris1027@gmail.com) on 2023-01-03T20:08:47Z No. of bitstreams: 1 DAYANE ADRIANA TEIXEIRA OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdf: 2076770 bytes, checksum: 2b21814df253c56af6ab25a1f3821603 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-03T20:08:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAYANE ADRIANA TEIXEIRA OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdf: 2076770 bytes, checksum: 2b21814df253c56af6ab25a1f3821603 (MD5) Previous issue date: 2015No discurso dos contos infantis, as representações do sujeito feminino são tradicionalmente constituídas a partir de sua relação de dependência em relação ao sujeito masculino, produzindo assim uma imagem de subordinação, docilidade e bondade. Essa representação, no entanto, vem sendo modificada pelas adaptações ou novas versões que a mídia cinematográfica oferece ao público. Nesse contexto, este trabalho investiga as representações do sujeito feminino no filme Maleficent (2014), uma adaptação cinematográfica, produzido pela Disney, do conto clássico Sleeping Beauty (A Bela Adormecida) dos Irmãos Grimm (1812). Nosso objetivo é analisar, no discurso cinematográfico, a constituição da imagem do sujeito feminino, bem como compreender que relações interdiscursivas há entre o discurso da versão cinematográfica contemporânea e o discurso tradicional no que a constituição da identidade feminina. Como recurso teórico nos utilizamos de categorias teóricas da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa peuchetiana, tais como discurso e interdiscurso, sujeito e posições-sujeito, representações e identidade. Através da análise de recortes discursivos de cenas do filme, foi possível perceber que o discurso da adaptação cinematográfica de muitas maneiras rompe com o discurso tradicional. O sujeito feminino passa de homogêneo a heterogêneo, e é representado por si mesmo ou por seu semelhante como autossuficiente e independente, provocando um deslocamento das posições de passividade e submissão que se sustentam no discurso tradicional. Em contrapartida, o sujeito masculino, perde sua posição de salvador, corajoso, sensato e destemido, e passa para o lugar da passividade, inércia e inutilidade. O trabalho também permitiu identificar uma relação complexa entre as discursividades que constituem o discurso da adaptação cinematográfica, pois, ao mesmo tempo que produz mudanças e rupturas, reproduz e legitima sentidos, imagens e posições do discurso tradicional para o sujeito feminino: beleza, bondade e maternidade.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLinguísticaSujeito feminino - adaptações cinematográficasContos de fadas - sujeito femininoIdentidade femininaAdaptação fílmicaFilme MaleficentRepresentações do sujeito femininoDiscurso cinematográficoA bela adormecida - adaptação cinematográficaConto - A Bela Adormecida - adaptação cinematográficaImagem do sujeito feminino - discursoAnálise do discursoFemale subject - film adaptationsFairy tales - female subjectFemale identityFilm adaptationMaleficent movieRepresentations of the female subjectCinematographic discourseSleeping Beauty - film adaptationShort story - Sleeping Beauty - film adaptationImage of the female subject - speechSpeech analysisRepresentações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014).Representations of the female subject in film adaptations of fairy tales: the constitution of female identity in the movie Maleficent (2014).20152023-01-03T20:08:47Z2023-01-032023-01-03T20:08:47Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). 2015. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28590/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDAYANE ADRIANA TEIXEIRA OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfDAYANE ADRIANA TEIXEIRA OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfapplication/pdf2076770http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28590/1/DAYANE+ADRIANA+TEIXEIRA+OLIVEIRA+-+MON.+LIC.+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+CH+2015.pdf2b21814df253c56af6ab25a1f3821603MD51riufcg/285902023-01-03 17:09:24.176oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:33:46.865462Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Representations of the female subject in film adaptations of fairy tales: the constitution of female identity in the movie Maleficent (2014). |
title |
Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). |
spellingShingle |
Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. Linguística Sujeito feminino - adaptações cinematográficas Contos de fadas - sujeito feminino Identidade feminina Adaptação fílmica Filme Maleficent Representações do sujeito feminino Discurso cinematográfico A bela adormecida - adaptação cinematográfica Conto - A Bela Adormecida - adaptação cinematográfica Imagem do sujeito feminino - discurso Análise do discurso Female subject - film adaptations Fairy tales - female subject Female identity Film adaptation Maleficent movie Representations of the female subject Cinematographic discourse Sleeping Beauty - film adaptation Short story - Sleeping Beauty - film adaptation Image of the female subject - speech Speech analysis |
title_short |
Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). |
title_full |
Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). |
title_fullStr |
Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). |
title_full_unstemmed |
Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). |
title_sort |
Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). |
author |
OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. |
author_facet |
OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FARIAS, Washington Silva de. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
FARIAS, W. S. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
DANTAS, Aloísio Medeiros. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
DANTAS, A. M. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos. |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
SANTOS, N. E. P. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
OLIVEIRA, D. A. T. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9817778593542270 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. |
contributor_str_mv |
FARIAS, Washington Silva de. DANTAS, Aloísio Medeiros. SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Linguística |
topic |
Linguística Sujeito feminino - adaptações cinematográficas Contos de fadas - sujeito feminino Identidade feminina Adaptação fílmica Filme Maleficent Representações do sujeito feminino Discurso cinematográfico A bela adormecida - adaptação cinematográfica Conto - A Bela Adormecida - adaptação cinematográfica Imagem do sujeito feminino - discurso Análise do discurso Female subject - film adaptations Fairy tales - female subject Female identity Film adaptation Maleficent movie Representations of the female subject Cinematographic discourse Sleeping Beauty - film adaptation Short story - Sleeping Beauty - film adaptation Image of the female subject - speech Speech analysis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sujeito feminino - adaptações cinematográficas Contos de fadas - sujeito feminino Identidade feminina Adaptação fílmica Filme Maleficent Representações do sujeito feminino Discurso cinematográfico A bela adormecida - adaptação cinematográfica Conto - A Bela Adormecida - adaptação cinematográfica Imagem do sujeito feminino - discurso Análise do discurso Female subject - film adaptations Fairy tales - female subject Female identity Film adaptation Maleficent movie Representations of the female subject Cinematographic discourse Sleeping Beauty - film adaptation Short story - Sleeping Beauty - film adaptation Image of the female subject - speech Speech analysis |
description |
No discurso dos contos infantis, as representações do sujeito feminino são tradicionalmente constituídas a partir de sua relação de dependência em relação ao sujeito masculino, produzindo assim uma imagem de subordinação, docilidade e bondade. Essa representação, no entanto, vem sendo modificada pelas adaptações ou novas versões que a mídia cinematográfica oferece ao público. Nesse contexto, este trabalho investiga as representações do sujeito feminino no filme Maleficent (2014), uma adaptação cinematográfica, produzido pela Disney, do conto clássico Sleeping Beauty (A Bela Adormecida) dos Irmãos Grimm (1812). Nosso objetivo é analisar, no discurso cinematográfico, a constituição da imagem do sujeito feminino, bem como compreender que relações interdiscursivas há entre o discurso da versão cinematográfica contemporânea e o discurso tradicional no que a constituição da identidade feminina. Como recurso teórico nos utilizamos de categorias teóricas da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa peuchetiana, tais como discurso e interdiscurso, sujeito e posições-sujeito, representações e identidade. Através da análise de recortes discursivos de cenas do filme, foi possível perceber que o discurso da adaptação cinematográfica de muitas maneiras rompe com o discurso tradicional. O sujeito feminino passa de homogêneo a heterogêneo, e é representado por si mesmo ou por seu semelhante como autossuficiente e independente, provocando um deslocamento das posições de passividade e submissão que se sustentam no discurso tradicional. Em contrapartida, o sujeito masculino, perde sua posição de salvador, corajoso, sensato e destemido, e passa para o lugar da passividade, inércia e inutilidade. O trabalho também permitiu identificar uma relação complexa entre as discursividades que constituem o discurso da adaptação cinematográfica, pois, ao mesmo tempo que produz mudanças e rupturas, reproduz e legitima sentidos, imagens e posições do discurso tradicional para o sujeito feminino: beleza, bondade e maternidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-03T20:08:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-03 2023-01-03T20:08:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). 2015. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). 2015. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28590/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28590/1/DAYANE+ADRIANA+TEIXEIRA+OLIVEIRA+-+MON.+LIC.+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+CH+2015.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 2b21814df253c56af6ab25a1f3821603 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396852878409728 |