A Bela adormecida e malévola: uma análise de contos de fadas adaptados para o cinema.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maria Solange Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9014
Resumo: O presente trabalho monográfico apresenta o estudo dos contos de fadas e visa compreender acerca da importância em adaptar clássicos da literatura para as telas do cinema. Este trabalho tem como objetivos propor uma análise comparativa da adaptação do conto de fadas “A Bela Adormecida” para o cinema, centrando-se na figura de Malévola e visa também, mostrar as variações existentes nos contos “Sol, Lua e Talia” de Basile, “A Bela Adormecida” dos Grimm, e suas versões adaptadas para o cinema: “A bela Adormecida” da Disney (1959) e Malévola (2014). Para isso, buscamos observar aspectos de divergências e semelhanças, levando em consideração que cada linguagem tem suas peculiaridades. Também, pretendemos ressaltar a importância das fadas nas histórias infantis, revelando assim, uma outra perspectiva em perceber o universo ao qual permeiam esses seres mágicos, a partir da releitura das adaptações fílmicas. O foco maior será dado à figura da fada e ao papel desempenhado por ela na narrativa escrita e cinematográfica. Compreendemos o papel que a heroína ou vilã desempenha nos contos e nas adaptações. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, com base nos teóricos: Arroyo (1968); Aries (1973); Abramovich (1997); Zilberman (1994); Diniz (2005); Gotlib (2006); Paio (2006); Stam (2008); Coelho (2012); Hutcheon (2013); Bettelheim (2014). A partir da perspectiva desses autores citados, poderemos analisar com mais profundidade a relevância que tem os contos de fadas para o universo infantil. E, mostrar como o meio literário tenta aproximar-se do universo fílmico ou distanciar-se, mesmo sendo categorias diferentes. Essas duas formas encantam o público jovem até os dias atuais com seus seres fantásticos, seres ditos lendários, mas que por meio da palavra ou através de imagens passadas na tela do cinema, representam um pouco dos valores transmitidos pela tradição oral.
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Para isso, buscamos observar aspectos de divergências e semelhanças, levando em consideração que cada linguagem tem suas peculiaridades. Também, pretendemos ressaltar a importância das fadas nas histórias infantis, revelando assim, uma outra perspectiva em perceber o universo ao qual permeiam esses seres mágicos, a partir da releitura das adaptações fílmicas. O foco maior será dado à figura da fada e ao papel desempenhado por ela na narrativa escrita e cinematográfica. Compreendemos o papel que a heroína ou vilã desempenha nos contos e nas adaptações. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, com base nos teóricos: Arroyo (1968); Aries (1973); Abramovich (1997); Zilberman (1994); Diniz (2005); Gotlib (2006); Paio (2006); Stam (2008); Coelho (2012); Hutcheon (2013); Bettelheim (2014). A partir da perspectiva desses autores citados, poderemos analisar com mais profundidade a relevância que tem os contos de fadas para o universo infantil. E, mostrar como o meio literário tenta aproximar-se do universo fílmico ou distanciar-se, mesmo sendo categorias diferentes. Essas duas formas encantam o público jovem até os dias atuais com seus seres fantásticos, seres ditos lendários, mas que por meio da palavra ou através de imagens passadas na tela do cinema, representam um pouco dos valores transmitidos pela tradição oral.This monographic work presents the study of fairy tales and seeks to understand about the importance to adapt classic literature to cinema screens. This paper aims to propose a comparative analysis of the adaptation of the fairy tale “Sleeping Beauty” to the cinema, focusing on the Evil and it also aims to show the existing variations in “Sun, Moon and Talia” by Basile, “Sleeping Beauty” of Grimm, and their versions adapted to the cinema: “The Sleeping Beauty” (1959) and Disney Maleficent (2014). For this, we observe aspects of diferences and similarities, taking into consideration that each language has its own peculiarities. Also, we wish to highlight the importance of the fairies in children’s stories, revealing a diferente perspective in perceiving the universe to which permeate these magical beings, from the retelling of the film adaptations. Greater focus will be given to the figure of the fairy and the role played by it in written and cinematic narratives. We understand the role heroin or villain plays in stories and adaptations. To do so, we used a search of bibliographical nature, based on theorists: Arroyo (1968); Aries (1973); Abramovich (1997); Zilberman (1994); Diniz (2005); Gotlib (2006); Paio (2006); Stam (2008); Coelho (2012); Hutcheon (2013); Bettelheim (2014). From the perspective of those authors, we can analyse in more depth the relevance that has fairy tales to the children’s universe. And, show how the literary médium tries to approach the filmic universe or distance himself, even though diferente categories. These two forms delight young audiences to the presente day with its fantastic beings, so called legendar beings, but that through the floor or through images passed on the silver screen, represent some of the values transmitted by the oral tradition.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554DIAS, Deise Lilian Fonseca.SOUSA, Eiri Bandeira de.ARAÚJO, Maria Solange Silva.2016-04-252019-11-08T21:04:45Z2019-11-082019-11-08T21:04:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9014ARAÚJO, Maria Solange Silva. A bela adormecida e malévola: uma análise de contos de fadas adaptados para o cinema. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T21:26:20Zoai:localhost:riufcg/9014Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T21:26:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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