Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Camilla Marques da.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
Resumo: O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora.
id UFCG_4b86087e92eacfa2ccd06803a840e006
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35882
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program.Pedagogia dialógicaDialogicidade FreireanaEducação de Jovens e AdultosCidadaniaQueimadas - PB - Educação de Jovens e AdultosDialogical pedagogyFreirean DialogicityYouth and Adult EducationCitizenshipQueimadas - PB - Youth and Adult EducationEducação.O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-06-04T11:39:58Z2024-06-042024-06-04T11:39:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882porSILVA, Camilla Marques da.ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-04T11:40:30Zoai:localhost:riufcg/35882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-04T11:40:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program.
title Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
spellingShingle Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
SILVA, Camilla Marques da.
Pedagogia dialógica
Dialogicidade Freireana
Educação de Jovens e Adultos
Cidadania
Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos
Dialogical pedagogy
Freirean Dialogicity
Youth and Adult Education
Citizenship
Queimadas - PB - Youth and Adult Education
Educação.
title_short Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
title_full Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
title_fullStr Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
title_full_unstemmed Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
title_sort Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
author SILVA, Camilla Marques da.
author_facet SILVA, Camilla Marques da.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
author_role author
author2 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Camilla Marques da.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia dialógica
Dialogicidade Freireana
Educação de Jovens e Adultos
Cidadania
Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos
Dialogical pedagogy
Freirean Dialogicity
Youth and Adult Education
Citizenship
Queimadas - PB - Youth and Adult Education
Educação.
topic Pedagogia dialógica
Dialogicidade Freireana
Educação de Jovens e Adultos
Cidadania
Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos
Dialogical pedagogy
Freirean Dialogicity
Youth and Adult Education
Citizenship
Queimadas - PB - Youth and Adult Education
Educação.
description O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2024-06-04T11:39:58Z
2024-06-04
2024-06-04T11:39:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
identifier_str_mv SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623094988800