Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 |
Resumo: | O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora. |
id |
UFCG_4b86087e92eacfa2ccd06803a840e006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35882 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program.Pedagogia dialógicaDialogicidade FreireanaEducação de Jovens e AdultosCidadaniaQueimadas - PB - Educação de Jovens e AdultosDialogical pedagogyFreirean DialogicityYouth and Adult EducationCitizenshipQueimadas - PB - Youth and Adult EducationEducação.O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-06-04T11:39:58Z2024-06-042024-06-04T11:39:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882porSILVA, Camilla Marques da.ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-04T11:40:30Zoai:localhost:riufcg/35882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-04T11:40:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program. |
title |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. |
spellingShingle |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. SILVA, Camilla Marques da. Pedagogia dialógica Dialogicidade Freireana Educação de Jovens e Adultos Cidadania Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos Dialogical pedagogy Freirean Dialogicity Youth and Adult Education Citizenship Queimadas - PB - Youth and Adult Education Educação. |
title_short |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. |
title_full |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. |
title_fullStr |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. |
title_full_unstemmed |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. |
title_sort |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. |
author |
SILVA, Camilla Marques da. |
author_facet |
SILVA, Camilla Marques da. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
author_role |
author |
author2 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Camilla Marques da. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia dialógica Dialogicidade Freireana Educação de Jovens e Adultos Cidadania Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos Dialogical pedagogy Freirean Dialogicity Youth and Adult Education Citizenship Queimadas - PB - Youth and Adult Education Educação. |
topic |
Pedagogia dialógica Dialogicidade Freireana Educação de Jovens e Adultos Cidadania Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos Dialogical pedagogy Freirean Dialogicity Youth and Adult Education Citizenship Queimadas - PB - Youth and Adult Education Educação. |
description |
O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2024-06-04T11:39:58Z 2024-06-04 2024-06-04T11:39:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 |
identifier_str_mv |
SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623094988800 |