Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viscardi, Janine Rachel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181111
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não puderam concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas. Essa modalidade de ensino exige um currículo reflexivo, que envolva conteúdos relacionados à realidade dos estudantes e projetos pedagógicos planejados de maneira que contemplem o multiculturalismo e a experiência de vida já adquirida pelos discentes. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre, e teve como objetivo realizar uma experimentação didática inspirada na abordagem freireana para a Educação de Jovens e Adultos. A fim de conhecer as turmas e a realidade de cada sujeito constituinte do grupo aplicou-se o instrumento inicial de levantamento de dados, a partir dessas informações escolheu-se o Tema Gerador para o desenvolvimento da Sequência Didática, posteriormente, o material produzido foi trabalhado em turmas da segunda etapa da EJA e, por fim, aplicou-se o questionário para diagnóstico final. Os dados obtidos durante a experimentação didática indicam que o Tema Gerador Alimentos e as aulas permitiram que os alunos enxergassem a disciplina e os conceitos trabalhados sob uma nova concepção, uma vez que buscou dialogar e relacionar a bagagem de conhecimentos prévios dos discentes com conceitos científicos, demonstrando assim o sucesso do tratamento didático adotado.
id UFRGS-2_07ea1c595805966b5efaac327d42aaa5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181111
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viscardi, Janine RachelSantos, Flávia Maria Teixeira dos2018-08-18T03:01:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/181111001073700A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não puderam concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas. Essa modalidade de ensino exige um currículo reflexivo, que envolva conteúdos relacionados à realidade dos estudantes e projetos pedagógicos planejados de maneira que contemplem o multiculturalismo e a experiência de vida já adquirida pelos discentes. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre, e teve como objetivo realizar uma experimentação didática inspirada na abordagem freireana para a Educação de Jovens e Adultos. A fim de conhecer as turmas e a realidade de cada sujeito constituinte do grupo aplicou-se o instrumento inicial de levantamento de dados, a partir dessas informações escolheu-se o Tema Gerador para o desenvolvimento da Sequência Didática, posteriormente, o material produzido foi trabalhado em turmas da segunda etapa da EJA e, por fim, aplicou-se o questionário para diagnóstico final. Os dados obtidos durante a experimentação didática indicam que o Tema Gerador Alimentos e as aulas permitiram que os alunos enxergassem a disciplina e os conceitos trabalhados sob uma nova concepção, uma vez que buscou dialogar e relacionar a bagagem de conhecimentos prévios dos discentes com conceitos científicos, demonstrando assim o sucesso do tratamento didático adotado.The Youth and Adult Education is the modality of education that aims to provide school education for those who did not have access or could not complete primary or secondary education at the appropriate ages. This type of education requires a reflective curriculum that involves content related to students' reality and pedagogical projects designed in such a way as to contemplate multiculturalism and the experience of life already acquired by the students. The present work was developed at the Anne Frank State School in Porto Alegre, Brazil, and had as its objective to carry out a didactic experimentation inspired by the Freirean approach to Youth and Adult Education. In order to know the classes and the reality of each constituent subject of the group the initial instrument of data collection was applied, from this information the Generator Theme was chosen for the development of the Didactic Sequence, later the material produced was worked in groups of the second stage of the EJA and, finally, the questionnaire was applied for final diagnosis. The data obtained during the didactic experimentation indicate that the Food Generator Theme and the classes allowed the students to see the discipline and concepts worked under a new conception, since it sought to dialogue and to relate the baggage of previous knowledge of the students with scientific concepts, thus demonstrating the success of the didactic treatment adopted.application/pdfporEducação de jovens e adultosTema geradorEnsino de ciênciasDidáticaYouth and Adult Education ProgrammesGenerator ThemeFreirean approachUma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2017Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073700.pdfTexto completoapplication/pdf905769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/1/001073700.pdfbe19e5446d0842977472ed138b3e745cMD51TEXT001073700.pdf.txt001073700.pdf.txtExtracted Texttext/plain77557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/2/001073700.pdf.txt3b97c39d26845ed7a2560572d5be3e19MD52THUMBNAIL001073700.pdf.jpg001073700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/3/001073700.pdf.jpga20477e9bd9e59e2a5e40b6318406a67MD5310183/1811112018-10-05 07:39:35.868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:39:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
title Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
spellingShingle Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
Viscardi, Janine Rachel
Educação de jovens e adultos
Tema gerador
Ensino de ciências
Didática
Youth and Adult Education Programmes
Generator Theme
Freirean approach
title_short Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
title_full Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
title_fullStr Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
title_full_unstemmed Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
title_sort Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
author Viscardi, Janine Rachel
author_facet Viscardi, Janine Rachel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viscardi, Janine Rachel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
contributor_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Tema gerador
Ensino de ciências
Didática
topic Educação de jovens e adultos
Tema gerador
Ensino de ciências
Didática
Youth and Adult Education Programmes
Generator Theme
Freirean approach
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and Adult Education Programmes
Generator Theme
Freirean approach
description A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não puderam concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas. Essa modalidade de ensino exige um currículo reflexivo, que envolva conteúdos relacionados à realidade dos estudantes e projetos pedagógicos planejados de maneira que contemplem o multiculturalismo e a experiência de vida já adquirida pelos discentes. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre, e teve como objetivo realizar uma experimentação didática inspirada na abordagem freireana para a Educação de Jovens e Adultos. A fim de conhecer as turmas e a realidade de cada sujeito constituinte do grupo aplicou-se o instrumento inicial de levantamento de dados, a partir dessas informações escolheu-se o Tema Gerador para o desenvolvimento da Sequência Didática, posteriormente, o material produzido foi trabalhado em turmas da segunda etapa da EJA e, por fim, aplicou-se o questionário para diagnóstico final. Os dados obtidos durante a experimentação didática indicam que o Tema Gerador Alimentos e as aulas permitiram que os alunos enxergassem a disciplina e os conceitos trabalhados sob uma nova concepção, uma vez que buscou dialogar e relacionar a bagagem de conhecimentos prévios dos discentes com conceitos científicos, demonstrando assim o sucesso do tratamento didático adotado.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-18T03:01:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073700
url http://hdl.handle.net/10183/181111
identifier_str_mv 001073700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/1/001073700.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/2/001073700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/3/001073700.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be19e5446d0842977472ed138b3e745c
3b97c39d26845ed7a2560572d5be3e19
a20477e9bd9e59e2a5e40b6318406a67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224555482578944