Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 |
Resumo: | Sabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos. |
id |
UFCG_4cd63eb2b052c62715c131eb32d57dd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28626 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.Grammar teaching? Linguistic analysis practice?: the approach of substantive subordinate clauses in a high school Portuguese textbook.Ensino de gramáticaAnálise linguísticaEnsino de língua portuguesaOrações subordinadas substantivasLivro didático de língua portuguesaEnsino médio - livro didático de portuguêsGramática - ensinoGrammar teachingLinguistic analysisPortuguese language teachingNoun subordinate clausesPortuguese language textbookHigh school - Portuguese textbookGrammar - teachingLinguísticaSabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896FELICIANO, Glenda Hilnara Meira.CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.2016-06-062023-01-04T19:51:44Z2023-01-042023-01-04T19:51:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T19:53:10Zoai:localhost:riufcg/28626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T19:53:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. Grammar teaching? Linguistic analysis practice?: the approach of substantive subordinate clauses in a high school Portuguese textbook. |
title |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. |
spellingShingle |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática Análise linguística Ensino de língua portuguesa Orações subordinadas substantivas Livro didático de língua portuguesa Ensino médio - livro didático de português Gramática - ensino Grammar teaching Linguistic analysis Portuguese language teaching Noun subordinate clauses Portuguese language textbook High school - Portuguese textbook Grammar - teaching Linguística |
title_short |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. |
title_full |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. |
title_fullStr |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. |
title_sort |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. |
author |
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. |
author_facet |
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
XAVIER, Manassés Morais. XAVIER, M. M. http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 FELICIANO, Glenda Hilnara Meira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de gramática Análise linguística Ensino de língua portuguesa Orações subordinadas substantivas Livro didático de língua portuguesa Ensino médio - livro didático de português Gramática - ensino Grammar teaching Linguistic analysis Portuguese language teaching Noun subordinate clauses Portuguese language textbook High school - Portuguese textbook Grammar - teaching Linguística |
topic |
Ensino de gramática Análise linguística Ensino de língua portuguesa Orações subordinadas substantivas Livro didático de língua portuguesa Ensino médio - livro didático de português Gramática - ensino Grammar teaching Linguistic analysis Portuguese language teaching Noun subordinate clauses Portuguese language textbook High school - Portuguese textbook Grammar - teaching Linguística |
description |
Sabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-06 2023-01-04T19:51:44Z 2023-01-04 2023-01-04T19:51:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744566698377216 |