Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
Resumo: Sabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos.
id UFCG_4cd63eb2b052c62715c131eb32d57dd6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28626
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.Grammar teaching? Linguistic analysis practice?: the approach of substantive subordinate clauses in a high school Portuguese textbook.Ensino de gramáticaAnálise linguísticaEnsino de língua portuguesaOrações subordinadas substantivasLivro didático de língua portuguesaEnsino médio - livro didático de portuguêsGramática - ensinoGrammar teachingLinguistic analysisPortuguese language teachingNoun subordinate clausesPortuguese language textbookHigh school - Portuguese textbookGrammar - teachingLinguísticaSabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896FELICIANO, Glenda Hilnara Meira.CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.2016-06-062023-01-04T19:51:44Z2023-01-042023-01-04T19:51:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T19:53:10Zoai:localhost:riufcg/28626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T19:53:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
Grammar teaching? Linguistic analysis practice?: the approach of substantive subordinate clauses in a high school Portuguese textbook.
title Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
spellingShingle Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
Ensino de gramática
Análise linguística
Ensino de língua portuguesa
Orações subordinadas substantivas
Livro didático de língua portuguesa
Ensino médio - livro didático de português
Gramática - ensino
Grammar teaching
Linguistic analysis
Portuguese language teaching
Noun subordinate clauses
Portuguese language textbook
High school - Portuguese textbook
Grammar - teaching
Linguística
title_short Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
title_full Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
title_fullStr Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
title_full_unstemmed Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
title_sort Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.
author CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
author_facet CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv XAVIER, Manassés Morais.
XAVIER, M. M.
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896
FELICIANO, Glenda Hilnara Meira.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de gramática
Análise linguística
Ensino de língua portuguesa
Orações subordinadas substantivas
Livro didático de língua portuguesa
Ensino médio - livro didático de português
Gramática - ensino
Grammar teaching
Linguistic analysis
Portuguese language teaching
Noun subordinate clauses
Portuguese language textbook
High school - Portuguese textbook
Grammar - teaching
Linguística
topic Ensino de gramática
Análise linguística
Ensino de língua portuguesa
Orações subordinadas substantivas
Livro didático de língua portuguesa
Ensino médio - livro didático de português
Gramática - ensino
Grammar teaching
Linguistic analysis
Portuguese language teaching
Noun subordinate clauses
Portuguese language textbook
High school - Portuguese textbook
Grammar - teaching
Linguística
description Sabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-06
2023-01-04T19:51:44Z
2023-01-04
2023-01-04T19:51:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
identifier_str_mv CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566698377216