O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COURA, Aline Sarmento.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13217
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de proporcionar aos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Genésio Araujo uma reflexão critica da pratica pedagógica no ensino de Historia e Geografia a partir da concepção de Jean-Jacques Rousseau. Pois de acordo com ele, a educação deve ser antes de tudo, para a vida, priorizando o método em que a criança vai aprender através de suas próprias experiencias e que o educador terá a função de conselheiro, tendo sempre a preocupação de criar para ela situações de aprendizagem conforme suas possibilidades. Por isso, trabalhamos o ensino de Historia e Geografia na sua perspectiva, pois a sua experiencia, no seculo XVIII, com a educação conservadora de sua época, o leva a propor uma educação afastando a ideia de um ensino permanentemente livresco e repetitivo. Para isto utilizamos uma amostra composta por todos os docentes, que correspondem a 08 professoras, pertencentes a rede publica da cidade de São Jose da Lagoa Tapada - PB, e foram consultadas através de questionários para se saber de que forma lidam e repassam os conhecimentos sobre Historia e Geografia. Nesse sentido, pode-se perceber as divergências entre a teoria e a pratica, denunciadas nas concepções das professoras, pois essas "reconhecem" a importância de se trabalhar a educação conforme a natureza, aprendendo com a experiencia, no entanto, não inclui em suas praticas essa forma de lecionar. Esperamos que este estudo tenha contribuindo para a conscientização da importância do pensamento de Rousseau, de refletir a respeito de suas praticas e que não continuem alimentando uma pratica mediocre que só informa e não produz conhecimento nem vincula aquilo que e proposto pela escola e a experiencia de vida das crianças que frequentam esta escola. Por fim observamos que as professoras assim como os alunos, no que se refere as concepções de Rousseau a respeito do ensino de Historia e Geografia, constatamos que foram bem aceitas, compreendidas e que não só na teoria como também na pratica tivemos resultados excelentes, mostrando, contudo a eficacia dos escritos de Rousseau.
id UFCG_4ce2f0791ba31192417fe2ad95348936
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13217
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.Teaching history and geography in Rousseau's perspective.Ensino de históriaEnsino de geografiaRosseau, Jean- Jacques- concepçãoPrática de pedagogiaHistory teachingGeography teachingRosseau, Jean- Jacques- conceptionPedagogy practiceEducação.Este trabalho teve o objetivo de proporcionar aos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Genésio Araujo uma reflexão critica da pratica pedagógica no ensino de Historia e Geografia a partir da concepção de Jean-Jacques Rousseau. Pois de acordo com ele, a educação deve ser antes de tudo, para a vida, priorizando o método em que a criança vai aprender através de suas próprias experiencias e que o educador terá a função de conselheiro, tendo sempre a preocupação de criar para ela situações de aprendizagem conforme suas possibilidades. Por isso, trabalhamos o ensino de Historia e Geografia na sua perspectiva, pois a sua experiencia, no seculo XVIII, com a educação conservadora de sua época, o leva a propor uma educação afastando a ideia de um ensino permanentemente livresco e repetitivo. Para isto utilizamos uma amostra composta por todos os docentes, que correspondem a 08 professoras, pertencentes a rede publica da cidade de São Jose da Lagoa Tapada - PB, e foram consultadas através de questionários para se saber de que forma lidam e repassam os conhecimentos sobre Historia e Geografia. Nesse sentido, pode-se perceber as divergências entre a teoria e a pratica, denunciadas nas concepções das professoras, pois essas "reconhecem" a importância de se trabalhar a educação conforme a natureza, aprendendo com a experiencia, no entanto, não inclui em suas praticas essa forma de lecionar. Esperamos que este estudo tenha contribuindo para a conscientização da importância do pensamento de Rousseau, de refletir a respeito de suas praticas e que não continuem alimentando uma pratica mediocre que só informa e não produz conhecimento nem vincula aquilo que e proposto pela escola e a experiencia de vida das crianças que frequentam esta escola. Por fim observamos que as professoras assim como os alunos, no que se refere as concepções de Rousseau a respeito do ensino de Historia e Geografia, constatamos que foram bem aceitas, compreendidas e que não só na teoria como também na pratica tivemos resultados excelentes, mostrando, contudo a eficacia dos escritos de Rousseau.This work aimed to provide teachers at the State School of Elementary School Genésio Araujo a critical reflection of pedagogical practice in the teaching of History and Geography from the conception of Jean-Jacques Rousseau. Because according to him, education must be, above all, for life, prioritizing the method in which the child goes learn through their own experiences and that the educator will have the role of counselor, always taking care to create learning situations for her possibilities. Therefore, we work with the teaching of History and Geography in its perspective, because his experience, in the 18th century, with the conservative education of his time, leads him to to propose an education removing the idea of ​​a permanently bookish and repetitive teaching. For this we use a sample composed of all teachers, which correspond to 08 teachers, belonging to the public network of the city of São Jose da Lagoa Tapada - PB, and were consulted through questionnaires to find out how they deal with and pass on knowledge about History and Geography. In this sense, one can perceive the divergences between theory and practice, denounced in the teachers' conceptions, because these "recognize" the importance of working with education according to nature, learning from experience, however, does not include this form of teaching in its practices. We hope this study has contributed to the awareness of the importance of the thinking of Rousseau, to reflect on his practices and not continue to feed a practice mediocre that only informs and does not produce knowledge or link what is proposed by school and the life experience of children who attend this school. Finally we observe that teachers as well as students, regarding Rousseau's conceptions of regarding the teaching of History and Geography, we found that they were well accepted, understood and that not only in theory but also in practice we had excellent results, showing, however, the effectiveness of Rousseau's writings.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581COURA, Aline Sarmento.2007-052020-07-10T08:44:51Z2020-07-102020-07-10T08:44:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13217COURA, Aline Sarmento. O ensino de história e geografia na perspectiva de Rosseau. 2007. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:06:14Zoai:localhost:riufcg/13217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:06:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
Teaching history and geography in Rousseau's perspective.
title O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
spellingShingle O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
COURA, Aline Sarmento.
Ensino de história
Ensino de geografia
Rosseau, Jean- Jacques- concepção
Prática de pedagogia
History teaching
Geography teaching
Rosseau, Jean- Jacques- conception
Pedagogy practice
Educação.
title_short O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
title_full O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
title_fullStr O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
title_full_unstemmed O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
title_sort O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau.
author COURA, Aline Sarmento.
author_facet COURA, Aline Sarmento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, Maria Janete de.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv COURA, Aline Sarmento.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Ensino de geografia
Rosseau, Jean- Jacques- concepção
Prática de pedagogia
History teaching
Geography teaching
Rosseau, Jean- Jacques- conception
Pedagogy practice
Educação.
topic Ensino de história
Ensino de geografia
Rosseau, Jean- Jacques- concepção
Prática de pedagogia
History teaching
Geography teaching
Rosseau, Jean- Jacques- conception
Pedagogy practice
Educação.
description Este trabalho teve o objetivo de proporcionar aos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Genésio Araujo uma reflexão critica da pratica pedagógica no ensino de Historia e Geografia a partir da concepção de Jean-Jacques Rousseau. Pois de acordo com ele, a educação deve ser antes de tudo, para a vida, priorizando o método em que a criança vai aprender através de suas próprias experiencias e que o educador terá a função de conselheiro, tendo sempre a preocupação de criar para ela situações de aprendizagem conforme suas possibilidades. Por isso, trabalhamos o ensino de Historia e Geografia na sua perspectiva, pois a sua experiencia, no seculo XVIII, com a educação conservadora de sua época, o leva a propor uma educação afastando a ideia de um ensino permanentemente livresco e repetitivo. Para isto utilizamos uma amostra composta por todos os docentes, que correspondem a 08 professoras, pertencentes a rede publica da cidade de São Jose da Lagoa Tapada - PB, e foram consultadas através de questionários para se saber de que forma lidam e repassam os conhecimentos sobre Historia e Geografia. Nesse sentido, pode-se perceber as divergências entre a teoria e a pratica, denunciadas nas concepções das professoras, pois essas "reconhecem" a importância de se trabalhar a educação conforme a natureza, aprendendo com a experiencia, no entanto, não inclui em suas praticas essa forma de lecionar. Esperamos que este estudo tenha contribuindo para a conscientização da importância do pensamento de Rousseau, de refletir a respeito de suas praticas e que não continuem alimentando uma pratica mediocre que só informa e não produz conhecimento nem vincula aquilo que e proposto pela escola e a experiencia de vida das crianças que frequentam esta escola. Por fim observamos que as professoras assim como os alunos, no que se refere as concepções de Rousseau a respeito do ensino de Historia e Geografia, constatamos que foram bem aceitas, compreendidas e que não só na teoria como também na pratica tivemos resultados excelentes, mostrando, contudo a eficacia dos escritos de Rousseau.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05
2020-07-10T08:44:51Z
2020-07-10
2020-07-10T08:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13217
COURA, Aline Sarmento. O ensino de história e geografia na perspectiva de Rosseau. 2007. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13217
identifier_str_mv COURA, Aline Sarmento. O ensino de história e geografia na perspectiva de Rosseau. 2007. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446530519040