O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Marcos Adan dos Santos.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067
Resumo: Esta pesquisa possuiu como tema de estudo a música na educação da infância e o investigou a partir do seguinte problema: o que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? Nesse sentido, seu objetivo geral foi compreender o que pode ensinar esse repertório, tendo adotado os seguintes objetivos específicos: elencar o repertório de canções da educação da infância; identificar os temas e os enunciados emitidos nessas canções; e apontar os ensinamentos possíveis empreendidos pelo repertório musical da educação da infância. Sua metodologia se valeu de um levantamento das canções mais utilizadas por cinco professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras – PB e da análise do conteúdo das mensagens dessas canções, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação na perspectiva de Bardin (1977). Como resultado, o estudo possibilitou a identificação de uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar aprendizagens sobre os papeis, comportamentos e atitudes masculinos e femininos, sobre a afetividade e os cuidados de si e sobre aspectos ligados à sobrevivência, tangenciando assuntos potenciais à educabilidade dos sujeitos infantis como: casamento; submissão afetiva feminina; lugar social; liberdade; solidão e sentido da vida; padrões de beleza; higiene pessoal; trabalho doméstico; naturalização da violência; disseminação do medo; maus tratos aos animais; castigo como corretivo disciplinar; mentira; desobediência.
id UFCG_4cff0e1c0528614459cea38f983cd348
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6067
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?What can teach the musical repertoire of/in early childhood education?MúsicaEducação da infância-repertório de cançõesCanções InfantisMúsica na educação da infânciaMusicChildhood Education - Song RepertoireChildren's SongsMusic in early childhood educationEducação.Esta pesquisa possuiu como tema de estudo a música na educação da infância e o investigou a partir do seguinte problema: o que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? Nesse sentido, seu objetivo geral foi compreender o que pode ensinar esse repertório, tendo adotado os seguintes objetivos específicos: elencar o repertório de canções da educação da infância; identificar os temas e os enunciados emitidos nessas canções; e apontar os ensinamentos possíveis empreendidos pelo repertório musical da educação da infância. Sua metodologia se valeu de um levantamento das canções mais utilizadas por cinco professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras – PB e da análise do conteúdo das mensagens dessas canções, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação na perspectiva de Bardin (1977). Como resultado, o estudo possibilitou a identificação de uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar aprendizagens sobre os papeis, comportamentos e atitudes masculinos e femininos, sobre a afetividade e os cuidados de si e sobre aspectos ligados à sobrevivência, tangenciando assuntos potenciais à educabilidade dos sujeitos infantis como: casamento; submissão afetiva feminina; lugar social; liberdade; solidão e sentido da vida; padrões de beleza; higiene pessoal; trabalho doméstico; naturalização da violência; disseminação do medo; maus tratos aos animais; castigo como corretivo disciplinar; mentira; desobediência.This research had as theme of study the music in childhood education and investigated it from the following problem: What can teach the musical repertoire of/in childhood education? In this sense, its general objective was to understand what can teach this repertoire, having adopted the following specific objectives: to list the repertoire of songs of childhood education; identify the themes and utterances emitted in these songs; and to point out the possible teachings undertaken by the musical repertoire of childhood education. Its methodology was based on a survey of the songs most used by five teachers of Early Childhood Education in the public school of the city of Cajazeiras – PB and the analysis of the content of the messages of these songs, starting from the operationalization of the techniques of thematic analysis and enunciation from the perspective of Bardin (1977). As a result, the study allowed the identification of a series of themes and statements capable of making possible learning about masculine and feminine roles, behaviors and attitudes, affectivity and self-care, and aspects related to survival, passing through matters with the ability to educate children, such as: marriage; female affective submission; social place; freedom; solitude and meaning of life; beauty standards; personal hygiene; housework; naturalization of violence; spread of fear; ill-treatment of animals; punishment as corrective disciplinary; lie; disobedience.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756SOARES, Luísa de Marillac Ramos.SOUSA, Kássia Mota de.MELO, Marcos Adan dos Santos.2019-06-262019-08-21T15:49:23Z2019-08-212019-08-21T15:49:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067MELO, Marcos Adan dos Santos. O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?. 2019. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T19:29:52Zoai:localhost:riufcg/6067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T19:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
What can teach the musical repertoire of/in early childhood education?
title O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
spellingShingle O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
MELO, Marcos Adan dos Santos.
Música
Educação da infância-repertório de canções
Canções Infantis
Música na educação da infância
Music
Childhood Education - Song Repertoire
Children's Songs
Music in early childhood education
Educação.
title_short O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
title_full O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
title_fullStr O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
title_full_unstemmed O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
title_sort O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
author MELO, Marcos Adan dos Santos.
author_facet MELO, Marcos Adan dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756
SOARES, Luísa de Marillac Ramos.
SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Marcos Adan dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Educação da infância-repertório de canções
Canções Infantis
Música na educação da infância
Music
Childhood Education - Song Repertoire
Children's Songs
Music in early childhood education
Educação.
topic Música
Educação da infância-repertório de canções
Canções Infantis
Música na educação da infância
Music
Childhood Education - Song Repertoire
Children's Songs
Music in early childhood education
Educação.
description Esta pesquisa possuiu como tema de estudo a música na educação da infância e o investigou a partir do seguinte problema: o que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? Nesse sentido, seu objetivo geral foi compreender o que pode ensinar esse repertório, tendo adotado os seguintes objetivos específicos: elencar o repertório de canções da educação da infância; identificar os temas e os enunciados emitidos nessas canções; e apontar os ensinamentos possíveis empreendidos pelo repertório musical da educação da infância. Sua metodologia se valeu de um levantamento das canções mais utilizadas por cinco professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras – PB e da análise do conteúdo das mensagens dessas canções, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação na perspectiva de Bardin (1977). Como resultado, o estudo possibilitou a identificação de uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar aprendizagens sobre os papeis, comportamentos e atitudes masculinos e femininos, sobre a afetividade e os cuidados de si e sobre aspectos ligados à sobrevivência, tangenciando assuntos potenciais à educabilidade dos sujeitos infantis como: casamento; submissão afetiva feminina; lugar social; liberdade; solidão e sentido da vida; padrões de beleza; higiene pessoal; trabalho doméstico; naturalização da violência; disseminação do medo; maus tratos aos animais; castigo como corretivo disciplinar; mentira; desobediência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
2019-08-21T15:49:23Z
2019-08-21
2019-08-21T15:49:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067
MELO, Marcos Adan dos Santos. O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?. 2019. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067
identifier_str_mv MELO, Marcos Adan dos Santos. O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?. 2019. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388234936320