O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067 |
Resumo: | Esta pesquisa possuiu como tema de estudo a música na educação da infância e o investigou a partir do seguinte problema: o que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? Nesse sentido, seu objetivo geral foi compreender o que pode ensinar esse repertório, tendo adotado os seguintes objetivos específicos: elencar o repertório de canções da educação da infância; identificar os temas e os enunciados emitidos nessas canções; e apontar os ensinamentos possíveis empreendidos pelo repertório musical da educação da infância. Sua metodologia se valeu de um levantamento das canções mais utilizadas por cinco professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras – PB e da análise do conteúdo das mensagens dessas canções, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação na perspectiva de Bardin (1977). Como resultado, o estudo possibilitou a identificação de uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar aprendizagens sobre os papeis, comportamentos e atitudes masculinos e femininos, sobre a afetividade e os cuidados de si e sobre aspectos ligados à sobrevivência, tangenciando assuntos potenciais à educabilidade dos sujeitos infantis como: casamento; submissão afetiva feminina; lugar social; liberdade; solidão e sentido da vida; padrões de beleza; higiene pessoal; trabalho doméstico; naturalização da violência; disseminação do medo; maus tratos aos animais; castigo como corretivo disciplinar; mentira; desobediência. |
id |
UFCG_4cff0e1c0528614459cea38f983cd348 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6067 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?What can teach the musical repertoire of/in early childhood education?MúsicaEducação da infância-repertório de cançõesCanções InfantisMúsica na educação da infânciaMusicChildhood Education - Song RepertoireChildren's SongsMusic in early childhood educationEducação.Esta pesquisa possuiu como tema de estudo a música na educação da infância e o investigou a partir do seguinte problema: o que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? Nesse sentido, seu objetivo geral foi compreender o que pode ensinar esse repertório, tendo adotado os seguintes objetivos específicos: elencar o repertório de canções da educação da infância; identificar os temas e os enunciados emitidos nessas canções; e apontar os ensinamentos possíveis empreendidos pelo repertório musical da educação da infância. Sua metodologia se valeu de um levantamento das canções mais utilizadas por cinco professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras – PB e da análise do conteúdo das mensagens dessas canções, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação na perspectiva de Bardin (1977). Como resultado, o estudo possibilitou a identificação de uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar aprendizagens sobre os papeis, comportamentos e atitudes masculinos e femininos, sobre a afetividade e os cuidados de si e sobre aspectos ligados à sobrevivência, tangenciando assuntos potenciais à educabilidade dos sujeitos infantis como: casamento; submissão afetiva feminina; lugar social; liberdade; solidão e sentido da vida; padrões de beleza; higiene pessoal; trabalho doméstico; naturalização da violência; disseminação do medo; maus tratos aos animais; castigo como corretivo disciplinar; mentira; desobediência.This research had as theme of study the music in childhood education and investigated it from the following problem: What can teach the musical repertoire of/in childhood education? In this sense, its general objective was to understand what can teach this repertoire, having adopted the following specific objectives: to list the repertoire of songs of childhood education; identify the themes and utterances emitted in these songs; and to point out the possible teachings undertaken by the musical repertoire of childhood education. Its methodology was based on a survey of the songs most used by five teachers of Early Childhood Education in the public school of the city of Cajazeiras – PB and the analysis of the content of the messages of these songs, starting from the operationalization of the techniques of thematic analysis and enunciation from the perspective of Bardin (1977). As a result, the study allowed the identification of a series of themes and statements capable of making possible learning about masculine and feminine roles, behaviors and attitudes, affectivity and self-care, and aspects related to survival, passing through matters with the ability to educate children, such as: marriage; female affective submission; social place; freedom; solitude and meaning of life; beauty standards; personal hygiene; housework; naturalization of violence; spread of fear; ill-treatment of animals; punishment as corrective disciplinary; lie; disobedience.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756SOARES, Luísa de Marillac Ramos.SOUSA, Kássia Mota de.MELO, Marcos Adan dos Santos.2019-06-262019-08-21T15:49:23Z2019-08-212019-08-21T15:49:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067MELO, Marcos Adan dos Santos. O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?. 2019. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T19:29:52Zoai:localhost:riufcg/6067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T19:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? What can teach the musical repertoire of/in early childhood education? |
title |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? |
spellingShingle |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? MELO, Marcos Adan dos Santos. Música Educação da infância-repertório de canções Canções Infantis Música na educação da infância Music Childhood Education - Song Repertoire Children's Songs Music in early childhood education Educação. |
title_short |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? |
title_full |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? |
title_fullStr |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? |
title_full_unstemmed |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? |
title_sort |
O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? |
author |
MELO, Marcos Adan dos Santos. |
author_facet |
MELO, Marcos Adan dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. FERNANDES, Dorgival Gonçalves. http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 SOARES, Luísa de Marillac Ramos. SOUSA, Kássia Mota de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Marcos Adan dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Educação da infância-repertório de canções Canções Infantis Música na educação da infância Music Childhood Education - Song Repertoire Children's Songs Music in early childhood education Educação. |
topic |
Música Educação da infância-repertório de canções Canções Infantis Música na educação da infância Music Childhood Education - Song Repertoire Children's Songs Music in early childhood education Educação. |
description |
Esta pesquisa possuiu como tema de estudo a música na educação da infância e o investigou a partir do seguinte problema: o que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? Nesse sentido, seu objetivo geral foi compreender o que pode ensinar esse repertório, tendo adotado os seguintes objetivos específicos: elencar o repertório de canções da educação da infância; identificar os temas e os enunciados emitidos nessas canções; e apontar os ensinamentos possíveis empreendidos pelo repertório musical da educação da infância. Sua metodologia se valeu de um levantamento das canções mais utilizadas por cinco professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras – PB e da análise do conteúdo das mensagens dessas canções, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação na perspectiva de Bardin (1977). Como resultado, o estudo possibilitou a identificação de uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar aprendizagens sobre os papeis, comportamentos e atitudes masculinos e femininos, sobre a afetividade e os cuidados de si e sobre aspectos ligados à sobrevivência, tangenciando assuntos potenciais à educabilidade dos sujeitos infantis como: casamento; submissão afetiva feminina; lugar social; liberdade; solidão e sentido da vida; padrões de beleza; higiene pessoal; trabalho doméstico; naturalização da violência; disseminação do medo; maus tratos aos animais; castigo como corretivo disciplinar; mentira; desobediência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26 2019-08-21T15:49:23Z 2019-08-21 2019-08-21T15:49:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067 MELO, Marcos Adan dos Santos. O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?. 2019. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067 |
identifier_str_mv |
MELO, Marcos Adan dos Santos. O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?. 2019. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388234936320 |