Letramento estatístico: explorando dimensões críticas com licenciados em Matemática.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29384 |
Resumo: | Os conteúdos da Estatística têm, atualmente, seu espaço garantido no currículo de vários países do mundo, inclusive no do Brasil, cuja inserção ocorreu com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (brasil, 1997, 1998) e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (brasil, 2002, 2006). Iniciou-se, assim, um movimento em torno dos aspectos didáticos e metodológicos da Estatística que pode ser considerado a base do que hoje se denomina de educação estatística. Até o final da década de 1990, os estudos nessa área ainda eram muito incipientes. Os eventos nacionais em educação matemática praticamente não apresentavam trabalhos sobre a Estatística. No entanto, esse panorama tem se alterado significativamente e, hoje, a educação estatística, enquanto área de pesquisa no Brasil, encontra-se consolidada. Um dos objetivos desse campo é a promoção do letramento estatístico de professores e estudantes, seja na Educação Superior, seja na Educação Básica; isso porque, cada vez mais, o mundo se orienta por meio de dados. Essa realidade está presente na vida das pessoas, não só em eventos gerais, como na política, mas também em decisões mais complexas, quando se avalia risco à saúde, por exemplo. Nesse contexto, o letramento estatístico se configura como uma competência essencial a todos os cidadãos. A atual realidade justifica a inserção do ensino e aprendizagem da Estatística no currículo, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A Estatística, enquanto disciplina de conhecimento acadêmico, está presente na maioria das áreas, a exemplo da saúde, das ciências sociais, das exatas, etc. Essa presença possui um forte caráter de aplicação, destacando a essência de disciplina metodológica. Ocorre que, nas licenciaturas, ao que tudo indica, a abordagem da Estatística segue esse mesmo padrão. No caso da licenciatura em Matemática, o ensino da Estatística deve assumir um papel diferenciado, tendo em vista que cabe ao futuro professor de Matemática a responsabilidade de ensiná-la na Educação Básica. Essa mudança perpassa a natureza de aplicação, devendo ser pensada em seus aspectos didáticos, metodológicos, históricos e epistemológicos. Este livro foi escrito a partir do desenvolvimento de um curso ofertado a estudantes da licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi proporcionar situações pedagógicas envolvendo o letramento estatístico. A realização do referido curso visou proporcionar situações nas quais os licenciandos pudessem desenvolver outro olhar sobre a Estatística, podendo refletir acerca de suas futuras práticas de sala de aula no que se refere a essa área. Assim sendo, pensamos que este livro pode ser interessante para um amplo público envolvido no processo educacional, bem como para aqueles que, mesmo fora do âmbito educacional, preocupam- se com as possíveis repercussões dos dados estatísticos que emergem das mais diversas situações cotidianas para a vida de cidadãos e para a sociedade como um todo. Nossa motivação para a escrita deste livro está relacionada a duas questões. A primeira diz respeito à percepção de que, apesar de todo o progresso das pesquisas na área da educação estatística, ainda são poucos os estudos que refletem a importância desse campo no âmbito de um curso de formação inicial de professores de Matemática. A segunda relaciona-se ao próprio letramento estatístico, cuja perspectiva vai além de uma abordagem procedimental e conceitual. O livro está estruturado em três capítulos. O primeiro objetiva apresentar nossa concepção sobre a estatística e o letramento estatístico. Para atingir esse objetivo, apresentamos um modelo teórico constituído por dois conjuntos, sendo um deles composto por elementos de conhecimento (de natureza cognitiva) e um segundo constituído por elementos de disposição (de natureza afetiva). Finalizando o capítulo, apresentamos uma das tarefas exploradas no curso, abordando a análise e interpretação de gráficos e tabelas. O segundo capítulo aborda algumas questões acerca da inserção da Estatística na Educação Básica. Para isso, apresentamos algumas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (pcn), bem como da própria Base Nacional Comum Curricular (bncc) em vigor. O capítulo também descreve algumas tarefas envolvendo análise de dados, cuja estrutura permite o estabelecimento de comparações (aproximações e/ou distanciamento) entre os documentos e as indicações dos documentos oficiais. No terceiro capítulo, buscamos refletir e discutir sobre alguns aspectos da Educação Matemática Crítica, que, para nós, relacionam- se com a perspectiva teórica do letramento estatístico. O capítulo contém as recomendações acerca do ensino da Estatística na perspectiva dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (pcn+) e finaliza-se com algumas tarefas sobre análise e interpretação de informações estatísticas numa perspectiva de letramento estatístico. Por fim, tecemos algumas considerações acerca da proposta presente neste livro. Depois, são encontradas nossas referências. Almejamos que este livro contribua para a ampliação do debate sobre o letramento estatístico entre futuros professores e professores de Matemática de todos os níveis de ensino. Também tencionamos que estas reflexões se estendam para aqueles que se porinteressam pelo assunto e se preocupam com uma formação do cidadão subsidiada pela compreensão de informações estatísticas e por resultados de pesquisa baseados em evidência. |
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Letramento estatístico: explorando dimensões críticas com licenciados em Matemática.Statistical literacy: exploring critical dimensions with Mathematics graduates.Letramento estatísticoEducação estatísticaLicenciatura em MatemáticaEnsino de estatística - educação básicaEducação matemática CríticaStatistical literacyStatistical educationDegree in MathematicsStatistics teaching - basic educationCritical mathematics educationAlfabetización estadísticaEducación estadísticaGrado en MatemáticasEnseñanza de la estadística - educación básicaEducación matemática críticaLittératie statistiqueÉducation statistiqueLicence en MathématiquesEnseignement de la statistique - enseignement de baseEnseignement des mathématiques critiquesEstatística EducaçãoOs conteúdos da Estatística têm, atualmente, seu espaço garantido no currículo de vários países do mundo, inclusive no do Brasil, cuja inserção ocorreu com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (brasil, 1997, 1998) e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (brasil, 2002, 2006). Iniciou-se, assim, um movimento em torno dos aspectos didáticos e metodológicos da Estatística que pode ser considerado a base do que hoje se denomina de educação estatística. Até o final da década de 1990, os estudos nessa área ainda eram muito incipientes. Os eventos nacionais em educação matemática praticamente não apresentavam trabalhos sobre a Estatística. No entanto, esse panorama tem se alterado significativamente e, hoje, a educação estatística, enquanto área de pesquisa no Brasil, encontra-se consolidada. Um dos objetivos desse campo é a promoção do letramento estatístico de professores e estudantes, seja na Educação Superior, seja na Educação Básica; isso porque, cada vez mais, o mundo se orienta por meio de dados. Essa realidade está presente na vida das pessoas, não só em eventos gerais, como na política, mas também em decisões mais complexas, quando se avalia risco à saúde, por exemplo. Nesse contexto, o letramento estatístico se configura como uma competência essencial a todos os cidadãos. A atual realidade justifica a inserção do ensino e aprendizagem da Estatística no currículo, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A Estatística, enquanto disciplina de conhecimento acadêmico, está presente na maioria das áreas, a exemplo da saúde, das ciências sociais, das exatas, etc. Essa presença possui um forte caráter de aplicação, destacando a essência de disciplina metodológica. Ocorre que, nas licenciaturas, ao que tudo indica, a abordagem da Estatística segue esse mesmo padrão. No caso da licenciatura em Matemática, o ensino da Estatística deve assumir um papel diferenciado, tendo em vista que cabe ao futuro professor de Matemática a responsabilidade de ensiná-la na Educação Básica. Essa mudança perpassa a natureza de aplicação, devendo ser pensada em seus aspectos didáticos, metodológicos, históricos e epistemológicos. Este livro foi escrito a partir do desenvolvimento de um curso ofertado a estudantes da licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi proporcionar situações pedagógicas envolvendo o letramento estatístico. A realização do referido curso visou proporcionar situações nas quais os licenciandos pudessem desenvolver outro olhar sobre a Estatística, podendo refletir acerca de suas futuras práticas de sala de aula no que se refere a essa área. Assim sendo, pensamos que este livro pode ser interessante para um amplo público envolvido no processo educacional, bem como para aqueles que, mesmo fora do âmbito educacional, preocupam- se com as possíveis repercussões dos dados estatísticos que emergem das mais diversas situações cotidianas para a vida de cidadãos e para a sociedade como um todo. Nossa motivação para a escrita deste livro está relacionada a duas questões. A primeira diz respeito à percepção de que, apesar de todo o progresso das pesquisas na área da educação estatística, ainda são poucos os estudos que refletem a importância desse campo no âmbito de um curso de formação inicial de professores de Matemática. A segunda relaciona-se ao próprio letramento estatístico, cuja perspectiva vai além de uma abordagem procedimental e conceitual. O livro está estruturado em três capítulos. O primeiro objetiva apresentar nossa concepção sobre a estatística e o letramento estatístico. Para atingir esse objetivo, apresentamos um modelo teórico constituído por dois conjuntos, sendo um deles composto por elementos de conhecimento (de natureza cognitiva) e um segundo constituído por elementos de disposição (de natureza afetiva). Finalizando o capítulo, apresentamos uma das tarefas exploradas no curso, abordando a análise e interpretação de gráficos e tabelas. O segundo capítulo aborda algumas questões acerca da inserção da Estatística na Educação Básica. Para isso, apresentamos algumas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (pcn), bem como da própria Base Nacional Comum Curricular (bncc) em vigor. O capítulo também descreve algumas tarefas envolvendo análise de dados, cuja estrutura permite o estabelecimento de comparações (aproximações e/ou distanciamento) entre os documentos e as indicações dos documentos oficiais. No terceiro capítulo, buscamos refletir e discutir sobre alguns aspectos da Educação Matemática Crítica, que, para nós, relacionam- se com a perspectiva teórica do letramento estatístico. O capítulo contém as recomendações acerca do ensino da Estatística na perspectiva dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (pcn+) e finaliza-se com algumas tarefas sobre análise e interpretação de informações estatísticas numa perspectiva de letramento estatístico. Por fim, tecemos algumas considerações acerca da proposta presente neste livro. Depois, são encontradas nossas referências. 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Letramento estatístico: explorando dimensões críticas com licenciados em Matemática. COSTA JÚNIOR, José Roberto. Letramento estatístico Educação estatística Licenciatura em Matemática Ensino de estatística - educação básica Educação matemática Crítica Statistical literacy Statistical education Degree in Mathematics Statistics teaching - basic education Critical mathematics education Alfabetización estadística Educación estadística Grado en Matemáticas Enseñanza de la estadística - educación básica Educación matemática crítica Littératie statistique Éducation statistique Licence en Mathématiques Enseignement de la statistique - enseignement de base Enseignement des mathématiques critiques Estatística Educação |
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Um dos objetivos desse campo é a promoção do letramento estatístico de professores e estudantes, seja na Educação Superior, seja na Educação Básica; isso porque, cada vez mais, o mundo se orienta por meio de dados. Essa realidade está presente na vida das pessoas, não só em eventos gerais, como na política, mas também em decisões mais complexas, quando se avalia risco à saúde, por exemplo. Nesse contexto, o letramento estatístico se configura como uma competência essencial a todos os cidadãos. A atual realidade justifica a inserção do ensino e aprendizagem da Estatística no currículo, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A Estatística, enquanto disciplina de conhecimento acadêmico, está presente na maioria das áreas, a exemplo da saúde, das ciências sociais, das exatas, etc. Essa presença possui um forte caráter de aplicação, destacando a essência de disciplina metodológica. Ocorre que, nas licenciaturas, ao que tudo indica, a abordagem da Estatística segue esse mesmo padrão. No caso da licenciatura em Matemática, o ensino da Estatística deve assumir um papel diferenciado, tendo em vista que cabe ao futuro professor de Matemática a responsabilidade de ensiná-la na Educação Básica. Essa mudança perpassa a natureza de aplicação, devendo ser pensada em seus aspectos didáticos, metodológicos, históricos e epistemológicos. Este livro foi escrito a partir do desenvolvimento de um curso ofertado a estudantes da licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi proporcionar situações pedagógicas envolvendo o letramento estatístico. A realização do referido curso visou proporcionar situações nas quais os licenciandos pudessem desenvolver outro olhar sobre a Estatística, podendo refletir acerca de suas futuras práticas de sala de aula no que se refere a essa área. 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No terceiro capítulo, buscamos refletir e discutir sobre alguns aspectos da Educação Matemática Crítica, que, para nós, relacionam- se com a perspectiva teórica do letramento estatístico. O capítulo contém as recomendações acerca do ensino da Estatística na perspectiva dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (pcn+) e finaliza-se com algumas tarefas sobre análise e interpretação de informações estatísticas numa perspectiva de letramento estatístico. Por fim, tecemos algumas considerações acerca da proposta presente neste livro. Depois, são encontradas nossas referências. Almejamos que este livro contribua para a ampliação do debate sobre o letramento estatístico entre futuros professores e professores de Matemática de todos os níveis de ensino. 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