A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806 |
Resumo: | A construção de conhecimentos na Educação Básica perpassa necessariamente pelas relações entre a realidade vivenciada pelos estudantes e os conhecimentos cientificamente elaborados. Em uma abordagem socioconstrutivista na disciplina de Geografia o aprendizado acerca dos conceitos se dá neste contato entre a ciência e a realidade prática dos estudantes. Na Educação de Jovens e Adultos as limitações quanto as articulações entre as aulas em turno noturno e o trabalho dos estudantes obrigam o professor a encontrar outras estratégias para o contato deles com o recorte espacial a ser analisado. A partir do uso do cinema, foram apresentados recortes do ambiente, das vivências e das dinâmicas de apropriação do espaço por parte da Comunidade Quilombola de Paratibe, localizada no município de João Pessoa – PB, e trabalhados os principais conceitos geográficos, entre eles: espaço, território, paisagem e lugar, tendo como objetivo verificar como os estudantes desenvolveram o processo de construção de conhecimentos acerca desses conceitos. Sendo uma pesquisa qualitativa e com uso da análise de conteúdo, os textos dos estudantes foram analisados buscando nestes referências que denotassem a identidade de cada conceito na interpretação da realidade espacial apresentada. Inferimos em nossos resultados interessantes avanços no processo de construção conceitual e na tomada de consciência sobre a necessidade da ação na defesa dos direitos da comunidade através dos conhecimentos geográficos. |
id |
UFCG_50267d1847f1bc2f08c42be23b37bfde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22806 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB.The construction of geographic concepts for students of youth and adult education in the context of the emancipation of the subjects of the Quilombola Community of Paratibe in João Pessoa - PB.Ensino de GeografiaConceitos geográficosConstrução de conceitos geográficosEducação de Jovens e AdultosEmancipação e educaçãoComunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PBEducação e emancipaçãoQuilombo Paratibe - João Pessoa - PBQuilombolasEspaçoTerritórioPaisagemLugarCinema - recurso pedagógicoCinema e educaçãoTeaching geographyGeographic conceptsGeotechnicsYouth and Adult EducationEmancipation and educationQuilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PBEducation and emancipationTerritoryLandscapePlaceCinema - educational resourceCinema and educationGeografiaA construção de conhecimentos na Educação Básica perpassa necessariamente pelas relações entre a realidade vivenciada pelos estudantes e os conhecimentos cientificamente elaborados. Em uma abordagem socioconstrutivista na disciplina de Geografia o aprendizado acerca dos conceitos se dá neste contato entre a ciência e a realidade prática dos estudantes. Na Educação de Jovens e Adultos as limitações quanto as articulações entre as aulas em turno noturno e o trabalho dos estudantes obrigam o professor a encontrar outras estratégias para o contato deles com o recorte espacial a ser analisado. A partir do uso do cinema, foram apresentados recortes do ambiente, das vivências e das dinâmicas de apropriação do espaço por parte da Comunidade Quilombola de Paratibe, localizada no município de João Pessoa – PB, e trabalhados os principais conceitos geográficos, entre eles: espaço, território, paisagem e lugar, tendo como objetivo verificar como os estudantes desenvolveram o processo de construção de conhecimentos acerca desses conceitos. Sendo uma pesquisa qualitativa e com uso da análise de conteúdo, os textos dos estudantes foram analisados buscando nestes referências que denotassem a identidade de cada conceito na interpretação da realidade espacial apresentada. Inferimos em nossos resultados interessantes avanços no processo de construção conceitual e na tomada de consciência sobre a necessidade da ação na defesa dos direitos da comunidade através dos conhecimentos geográficos.The construction of knowledge in school necessarily cuts across the relations between students’ reality and the constructed scientific knowledge. In a socio-constructivist approach taken at Geography classes, the learning about the concepts happens at the cross between science and learners’ reality. At young and adult education, the restrictions between the night shift classes and the students’ professional job force teachers to find new strategies to promote their contact with the space analyzed. It were presented some aspects of the environment, the experience and the appropriation of space by the Quilombo Community of Paratibe/ PB by using cinema footage, worked out some geographic concepts, such as space, territory, landscape and location, aiming to assess how students developed their learning processes about these subjects. This work is a qualitative research with content analysis, thus the students’ texts were assessed according to these concepts and intending to highlight the identity of each concept in the space reality presented. We conclude that there are interesting advances in conceptual construction process and awareness about the necessity of defending community rights through geographic knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.MOURA, Thiago Santa Rosa de.2017-11-062021-12-27T18:41:54Z2021-12-272021-12-27T18:41:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806MOURA, Thiago Santa Rosa. A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. 2017. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-27T18:46:45Zoai:localhost:riufcg/22806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-27T18:46:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. The construction of geographic concepts for students of youth and adult education in the context of the emancipation of the subjects of the Quilombola Community of Paratibe in João Pessoa - PB. |
title |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. |
spellingShingle |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. MOURA, Thiago Santa Rosa de. Ensino de Geografia Conceitos geográficos Construção de conceitos geográficos Educação de Jovens e Adultos Emancipação e educação Comunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PB Educação e emancipação Quilombo Paratibe - João Pessoa - PB Quilombolas Espaço Território Paisagem Lugar Cinema - recurso pedagógico Cinema e educação Teaching geography Geographic concepts Geotechnics Youth and Adult Education Emancipation and education Quilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PB Education and emancipation Territory Landscape Place Cinema - educational resource Cinema and education Geografia |
title_short |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. |
title_full |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. |
title_fullStr |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. |
title_full_unstemmed |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. |
title_sort |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. |
author |
MOURA, Thiago Santa Rosa de. |
author_facet |
MOURA, Thiago Santa Rosa de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIRA, Sonia Maria de. LIRA, S. M. http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Thiago Santa Rosa de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Conceitos geográficos Construção de conceitos geográficos Educação de Jovens e Adultos Emancipação e educação Comunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PB Educação e emancipação Quilombo Paratibe - João Pessoa - PB Quilombolas Espaço Território Paisagem Lugar Cinema - recurso pedagógico Cinema e educação Teaching geography Geographic concepts Geotechnics Youth and Adult Education Emancipation and education Quilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PB Education and emancipation Territory Landscape Place Cinema - educational resource Cinema and education Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Conceitos geográficos Construção de conceitos geográficos Educação de Jovens e Adultos Emancipação e educação Comunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PB Educação e emancipação Quilombo Paratibe - João Pessoa - PB Quilombolas Espaço Território Paisagem Lugar Cinema - recurso pedagógico Cinema e educação Teaching geography Geographic concepts Geotechnics Youth and Adult Education Emancipation and education Quilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PB Education and emancipation Territory Landscape Place Cinema - educational resource Cinema and education Geografia |
description |
A construção de conhecimentos na Educação Básica perpassa necessariamente pelas relações entre a realidade vivenciada pelos estudantes e os conhecimentos cientificamente elaborados. Em uma abordagem socioconstrutivista na disciplina de Geografia o aprendizado acerca dos conceitos se dá neste contato entre a ciência e a realidade prática dos estudantes. Na Educação de Jovens e Adultos as limitações quanto as articulações entre as aulas em turno noturno e o trabalho dos estudantes obrigam o professor a encontrar outras estratégias para o contato deles com o recorte espacial a ser analisado. A partir do uso do cinema, foram apresentados recortes do ambiente, das vivências e das dinâmicas de apropriação do espaço por parte da Comunidade Quilombola de Paratibe, localizada no município de João Pessoa – PB, e trabalhados os principais conceitos geográficos, entre eles: espaço, território, paisagem e lugar, tendo como objetivo verificar como os estudantes desenvolveram o processo de construção de conhecimentos acerca desses conceitos. Sendo uma pesquisa qualitativa e com uso da análise de conteúdo, os textos dos estudantes foram analisados buscando nestes referências que denotassem a identidade de cada conceito na interpretação da realidade espacial apresentada. Inferimos em nossos resultados interessantes avanços no processo de construção conceitual e na tomada de consciência sobre a necessidade da ação na defesa dos direitos da comunidade através dos conhecimentos geográficos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-06 2021-12-27T18:41:54Z 2021-12-27 2021-12-27T18:41:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806 MOURA, Thiago Santa Rosa. A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. 2017. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806 |
identifier_str_mv |
MOURA, Thiago Santa Rosa. A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. 2017. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744520595636224 |