A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13538
Resumo: A contação de histórias e um dos meios mais antigos de interação humana. Utilizada, desde os primórdios da humanidade, para a transmissão de conhecimentos e estimular a imaginação por meio da linguagem oral e dos livros de Literatura Infantil. Por meio das historias, os sujeitos humanos caminham por uma estrada de descobertas e compreensão do mundo, podendo assim transmitir valores e promover o desenvolvimento infantil em vários aspectos. Partindo destas suposições, o trabalho monográfico visa "analisar as contribuições da contação de historias para o desenvolvimento integral das crianças", especialmente no espaço da Educação Infantil, buscando evidenciar aos educadores como inserir a narração de historias em sala de aula, a fim de desenvolver a integração em grupo e as competências imaginativas, cognitivas, afetivas e pré- leitoras das crianças. Para compreensão da contação de historias na Educação Infantil, fez-se necessário realizar uma pesquisa bibliográfica em torno do objeto de estudo. Nesse sentido, a pesquisa se define como "bibliográfica", muito embora tenha se efetivado uma atividade de campo na Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Jurema, no curso da revisão de literatura, para subsidiar o levantamento de sugestões teórico-metodológicos de contação de historias direcionadas as praticas docentes. Feitas as considerações teórico-metodológicas, convém que se apresentem os caminhos discursivos pertinentes a estrutura do trabalho. O primeiro capitulo "A contação de Historias na Historia: da Arte de Narrar ao Papel do Narrador" propõe compreender, histórica e conceitualmente, "a arte da contação de historias". O segundo capitulo "A Essência do Ouvir e do Escutar Historias: um Olhar sobre o Desenvolvimento Infantil" reflete a importância do ouvir e do escutar historias no processo de desenvolvimento das crianças, discutindo a contação de historias no espaço escolar. O terceiro capitulo "Sugestões Teórico-Metodológicas para Contação de Historias na Educação Infantil" propõe sugerir historias e procedimentos de contação aos docentes da Educação Infantil, associando-os aos estágios de desenvolvimento cognitivo e a fase de letramento das crianças. Ao término do trabalho monográfico, reafirma-se a convicção de que a contação de historias consiste um importante instrumento para motivar o desenvolvimento integral das crianças, especialmente quando os educadores de
id UFCG_507d7f58ab80d7450f62bd0442357e18
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13538
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.Storytelling in early childhood education: theoretical and methodological support for thinking about the integral development of children.Educação infantilContação de históriasConto infantil -subsídios metodológicoChild educationStorytellingChildren's tale - methodological subsidiesEducação.A contação de histórias e um dos meios mais antigos de interação humana. Utilizada, desde os primórdios da humanidade, para a transmissão de conhecimentos e estimular a imaginação por meio da linguagem oral e dos livros de Literatura Infantil. Por meio das historias, os sujeitos humanos caminham por uma estrada de descobertas e compreensão do mundo, podendo assim transmitir valores e promover o desenvolvimento infantil em vários aspectos. Partindo destas suposições, o trabalho monográfico visa "analisar as contribuições da contação de historias para o desenvolvimento integral das crianças", especialmente no espaço da Educação Infantil, buscando evidenciar aos educadores como inserir a narração de historias em sala de aula, a fim de desenvolver a integração em grupo e as competências imaginativas, cognitivas, afetivas e pré- leitoras das crianças. Para compreensão da contação de historias na Educação Infantil, fez-se necessário realizar uma pesquisa bibliográfica em torno do objeto de estudo. Nesse sentido, a pesquisa se define como "bibliográfica", muito embora tenha se efetivado uma atividade de campo na Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Jurema, no curso da revisão de literatura, para subsidiar o levantamento de sugestões teórico-metodológicos de contação de historias direcionadas as praticas docentes. Feitas as considerações teórico-metodológicas, convém que se apresentem os caminhos discursivos pertinentes a estrutura do trabalho. O primeiro capitulo "A contação de Historias na Historia: da Arte de Narrar ao Papel do Narrador" propõe compreender, histórica e conceitualmente, "a arte da contação de historias". O segundo capitulo "A Essência do Ouvir e do Escutar Historias: um Olhar sobre o Desenvolvimento Infantil" reflete a importância do ouvir e do escutar historias no processo de desenvolvimento das crianças, discutindo a contação de historias no espaço escolar. O terceiro capitulo "Sugestões Teórico-Metodológicas para Contação de Historias na Educação Infantil" propõe sugerir historias e procedimentos de contação aos docentes da Educação Infantil, associando-os aos estágios de desenvolvimento cognitivo e a fase de letramento das crianças. Ao término do trabalho monográfico, reafirma-se a convicção de que a contação de historias consiste um importante instrumento para motivar o desenvolvimento integral das crianças, especialmente quando os educadores deThe storytelling is one of the most ancient of human interaction. Used since the dawn of humanity, for the transmission of knowledge and stimulate the imagination through oral language and books of Children's Literature. Through stories, human subjects walking on a road of discovery and understanding of the world, so you can pass values and promote child development in various aspects. Based on these assumptions, the monograph aims to "examine the contributions of storytelling for the integral development of children", especially in the space of Early Childhood Education, seeking to show educators how to insert the storytelling in the classroom, in order to develop integration group and imaginative skills, cognitive, affective and pre-readers for children. For understanding of storytelling in kindergarten, it was necessary to conduct a literature search around the object of study. In this sense, research is defined as "literature", although it is effected an activity field in the Library of the State School of Basic Education Victor Jurema, in the course of reviewing the literature to support the lifting of theoretical and methodological suggestions for storytelling stories aimed at teaching practices. Made the theoretical and methodological considerations, it is appropriate to present the discursive paths relevant to the structure of the work. The first chapter "The story-Stories in History: The Art of Telling the Role of the Storyteller" proposes understand, historically and conceptually, "the art of storytelling." The second chapter, "The Essence of Stories Listen and Listen: A Glimpse of Child Development" reflects the importance of listening and hearing stories in the development of children, discussing storytelling in school. The third chapter "Theoretical and Methodological Suggestions for Storytelling in Early Childhood Education" proposes to suggest stories and storytelling procedures for teachers of early childhood education, linking them to the stages of cognitive development stage and the literacy of children. At the end of the monograph, reaffirms the belief that storytelling is an important tool to motivate the integral development of children, especially when educators make proper use of it from a reflective teaching practice and pleasurableUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hercília Maria.FERNANDES, Hercília M.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933SANTIAGO, Stela Maria de Morais.BUENO, Maria Ioneida Ramalho.SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de.20132020-07-25T18:59:34Z2020-07-252020-07-25T18:59:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13538SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de. A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico - metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças. 2013. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T17:17:40Zoai:localhost:riufcg/13538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T17:17:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.
Storytelling in early childhood education: theoretical and methodological support for thinking about the integral development of children.
title A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.
spellingShingle A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.
SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de.
Educação infantil
Contação de histórias
Conto infantil -subsídios metodológico
Child education
Storytelling
Children's tale - methodological subsidies
Educação.
title_short A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.
title_full A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.
title_fullStr A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.
title_full_unstemmed A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.
title_sort A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças.
author SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de.
author_facet SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Hercília Maria.
FERNANDES, Hercília M.
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933
SANTIAGO, Stela Maria de Morais.
BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Contação de histórias
Conto infantil -subsídios metodológico
Child education
Storytelling
Children's tale - methodological subsidies
Educação.
topic Educação infantil
Contação de histórias
Conto infantil -subsídios metodológico
Child education
Storytelling
Children's tale - methodological subsidies
Educação.
description A contação de histórias e um dos meios mais antigos de interação humana. Utilizada, desde os primórdios da humanidade, para a transmissão de conhecimentos e estimular a imaginação por meio da linguagem oral e dos livros de Literatura Infantil. Por meio das historias, os sujeitos humanos caminham por uma estrada de descobertas e compreensão do mundo, podendo assim transmitir valores e promover o desenvolvimento infantil em vários aspectos. Partindo destas suposições, o trabalho monográfico visa "analisar as contribuições da contação de historias para o desenvolvimento integral das crianças", especialmente no espaço da Educação Infantil, buscando evidenciar aos educadores como inserir a narração de historias em sala de aula, a fim de desenvolver a integração em grupo e as competências imaginativas, cognitivas, afetivas e pré- leitoras das crianças. Para compreensão da contação de historias na Educação Infantil, fez-se necessário realizar uma pesquisa bibliográfica em torno do objeto de estudo. Nesse sentido, a pesquisa se define como "bibliográfica", muito embora tenha se efetivado uma atividade de campo na Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Jurema, no curso da revisão de literatura, para subsidiar o levantamento de sugestões teórico-metodológicos de contação de historias direcionadas as praticas docentes. Feitas as considerações teórico-metodológicas, convém que se apresentem os caminhos discursivos pertinentes a estrutura do trabalho. O primeiro capitulo "A contação de Historias na Historia: da Arte de Narrar ao Papel do Narrador" propõe compreender, histórica e conceitualmente, "a arte da contação de historias". O segundo capitulo "A Essência do Ouvir e do Escutar Historias: um Olhar sobre o Desenvolvimento Infantil" reflete a importância do ouvir e do escutar historias no processo de desenvolvimento das crianças, discutindo a contação de historias no espaço escolar. O terceiro capitulo "Sugestões Teórico-Metodológicas para Contação de Historias na Educação Infantil" propõe sugerir historias e procedimentos de contação aos docentes da Educação Infantil, associando-os aos estágios de desenvolvimento cognitivo e a fase de letramento das crianças. Ao término do trabalho monográfico, reafirma-se a convicção de que a contação de historias consiste um importante instrumento para motivar o desenvolvimento integral das crianças, especialmente quando os educadores de
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-07-25T18:59:34Z
2020-07-25
2020-07-25T18:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13538
SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de. A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico - metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças. 2013. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13538
identifier_str_mv SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de. A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico - metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças. 2013. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744449010401280