Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Ana Paula Jorge de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468
Resumo: O objetivo do presente estudo é compreender a influência, nas bibliotecas infantis, da contação de histórias, ferramenta de estímulo à leitura através da narração de histórias, bem como analisar o papel dos bibliotecários e o impacto desse recurso na formação de leitores. Para um ponto de vista teórico, utilizamos como base obras que promovem o diálogo entre a literatura biblioteconômica e a educação infantil. Este trabalho observou na prática, por meio pesquisa de campo, o que foi estudado em teoria. Nessa pesquisa aplicamos entrevista semiestruturada e lúdica com crianças ouvintes, buscando avaliar o efeito da contação de histórias a curto prazo e relacioná-la com a formação de leitores. A presente monografia procurou conceituar a contação de história, seu papel na primeira infância e suas consequências para a promoção da leitura, destacando o papel do bibliotecário na contação de histórias. O estudo de campo, avalia a contação de histórias na Creche Escola Pastorinhos de Fátima e seu impacto nas práticas de leitura. A conclusão propõe mais bibliotecas voltadas ao público infantil e bibliotecários preparados em sua formação para essa função.
id UFF-2_645d9b65c363850063eb1db22d038267
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24468
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitoresBiblioteca infantilContação de históriaEducação infantilFormação de leitoresBiblioteca infantilArte de contar históriaLeitorEducação infantilChildren's libraryStorytellingChild educationFormation of readersO objetivo do presente estudo é compreender a influência, nas bibliotecas infantis, da contação de histórias, ferramenta de estímulo à leitura através da narração de histórias, bem como analisar o papel dos bibliotecários e o impacto desse recurso na formação de leitores. Para um ponto de vista teórico, utilizamos como base obras que promovem o diálogo entre a literatura biblioteconômica e a educação infantil. Este trabalho observou na prática, por meio pesquisa de campo, o que foi estudado em teoria. Nessa pesquisa aplicamos entrevista semiestruturada e lúdica com crianças ouvintes, buscando avaliar o efeito da contação de histórias a curto prazo e relacioná-la com a formação de leitores. A presente monografia procurou conceituar a contação de história, seu papel na primeira infância e suas consequências para a promoção da leitura, destacando o papel do bibliotecário na contação de histórias. O estudo de campo, avalia a contação de histórias na Creche Escola Pastorinhos de Fátima e seu impacto nas práticas de leitura. A conclusão propõe mais bibliotecas voltadas ao público infantil e bibliotecários preparados em sua formação para essa função.The purpose of the present study is to understand the influence of storytelling, as a to stimulate through reading, in children's libraries as a role for librarians, and its impact on the generation of readers. From a theoretical point of view, we use as basis works that promote the dialogue between Library Science and early childhood education. This work results from field research. In it, we applied a semi-structured and playful interview with listening children, trying to evaluate the effect of storytelling in the short term and relate it to the formation of readers. The present monograph sought to conceptualize the storytelling, its role in early childhood and its consequences for the promotion of reading, highlighting the role of the librarian in storytelling. The field study evaluates the storytelling in the Pastorinhos Escola de Fátima Kindergarten and its impact on reading practices. The conclusion proposes more libraries aimed at children and librarians prepared in their academic training for this function.Universidade Federal FluminenseNiteróiFurtado, Joaci PereiraAlves, Bruno HenriqueMilani, Suellen OliveiraMendonça, Ana Paula Jorge de2022-02-02T11:47:32Z2022-02-02T11:47:32Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMendonça, Ana Paula Jorge de. Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-02T11:47:36Zoai:app.uff.br:1/24468Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:28.181943Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
title Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
spellingShingle Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
Mendonça, Ana Paula Jorge de
Biblioteca infantil
Contação de história
Educação infantil
Formação de leitores
Biblioteca infantil
Arte de contar história
Leitor
Educação infantil
Children's library
Storytelling
Child education
Formation of readers
title_short Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
title_full Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
title_fullStr Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
title_full_unstemmed Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
title_sort Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
author Mendonça, Ana Paula Jorge de
author_facet Mendonça, Ana Paula Jorge de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Joaci Pereira
Alves, Bruno Henrique
Milani, Suellen Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Ana Paula Jorge de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca infantil
Contação de história
Educação infantil
Formação de leitores
Biblioteca infantil
Arte de contar história
Leitor
Educação infantil
Children's library
Storytelling
Child education
Formation of readers
topic Biblioteca infantil
Contação de história
Educação infantil
Formação de leitores
Biblioteca infantil
Arte de contar história
Leitor
Educação infantil
Children's library
Storytelling
Child education
Formation of readers
description O objetivo do presente estudo é compreender a influência, nas bibliotecas infantis, da contação de histórias, ferramenta de estímulo à leitura através da narração de histórias, bem como analisar o papel dos bibliotecários e o impacto desse recurso na formação de leitores. Para um ponto de vista teórico, utilizamos como base obras que promovem o diálogo entre a literatura biblioteconômica e a educação infantil. Este trabalho observou na prática, por meio pesquisa de campo, o que foi estudado em teoria. Nessa pesquisa aplicamos entrevista semiestruturada e lúdica com crianças ouvintes, buscando avaliar o efeito da contação de histórias a curto prazo e relacioná-la com a formação de leitores. A presente monografia procurou conceituar a contação de história, seu papel na primeira infância e suas consequências para a promoção da leitura, destacando o papel do bibliotecário na contação de histórias. O estudo de campo, avalia a contação de histórias na Creche Escola Pastorinhos de Fátima e seu impacto nas práticas de leitura. A conclusão propõe mais bibliotecas voltadas ao público infantil e bibliotecários preparados em sua formação para essa função.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-02-02T11:47:32Z
2022-02-02T11:47:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mendonça, Ana Paula Jorge de. Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Mendonça, Ana Paula Jorge de. Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823700064862208