Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é compreender a influência, nas bibliotecas infantis, da contação de histórias, ferramenta de estímulo à leitura através da narração de histórias, bem como analisar o papel dos bibliotecários e o impacto desse recurso na formação de leitores. Para um ponto de vista teórico, utilizamos como base obras que promovem o diálogo entre a literatura biblioteconômica e a educação infantil. Este trabalho observou na prática, por meio pesquisa de campo, o que foi estudado em teoria. Nessa pesquisa aplicamos entrevista semiestruturada e lúdica com crianças ouvintes, buscando avaliar o efeito da contação de histórias a curto prazo e relacioná-la com a formação de leitores. A presente monografia procurou conceituar a contação de história, seu papel na primeira infância e suas consequências para a promoção da leitura, destacando o papel do bibliotecário na contação de histórias. O estudo de campo, avalia a contação de histórias na Creche Escola Pastorinhos de Fátima e seu impacto nas práticas de leitura. A conclusão propõe mais bibliotecas voltadas ao público infantil e bibliotecários preparados em sua formação para essa função. |
id |
UFF-2_645d9b65c363850063eb1db22d038267 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24468 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitoresBiblioteca infantilContação de históriaEducação infantilFormação de leitoresBiblioteca infantilArte de contar históriaLeitorEducação infantilChildren's libraryStorytellingChild educationFormation of readersO objetivo do presente estudo é compreender a influência, nas bibliotecas infantis, da contação de histórias, ferramenta de estímulo à leitura através da narração de histórias, bem como analisar o papel dos bibliotecários e o impacto desse recurso na formação de leitores. Para um ponto de vista teórico, utilizamos como base obras que promovem o diálogo entre a literatura biblioteconômica e a educação infantil. Este trabalho observou na prática, por meio pesquisa de campo, o que foi estudado em teoria. Nessa pesquisa aplicamos entrevista semiestruturada e lúdica com crianças ouvintes, buscando avaliar o efeito da contação de histórias a curto prazo e relacioná-la com a formação de leitores. A presente monografia procurou conceituar a contação de história, seu papel na primeira infância e suas consequências para a promoção da leitura, destacando o papel do bibliotecário na contação de histórias. O estudo de campo, avalia a contação de histórias na Creche Escola Pastorinhos de Fátima e seu impacto nas práticas de leitura. A conclusão propõe mais bibliotecas voltadas ao público infantil e bibliotecários preparados em sua formação para essa função.The purpose of the present study is to understand the influence of storytelling, as a to stimulate through reading, in children's libraries as a role for librarians, and its impact on the generation of readers. From a theoretical point of view, we use as basis works that promote the dialogue between Library Science and early childhood education. This work results from field research. In it, we applied a semi-structured and playful interview with listening children, trying to evaluate the effect of storytelling in the short term and relate it to the formation of readers. The present monograph sought to conceptualize the storytelling, its role in early childhood and its consequences for the promotion of reading, highlighting the role of the librarian in storytelling. The field study evaluates the storytelling in the Pastorinhos Escola de Fátima Kindergarten and its impact on reading practices. The conclusion proposes more libraries aimed at children and librarians prepared in their academic training for this function.Universidade Federal FluminenseNiteróiFurtado, Joaci PereiraAlves, Bruno HenriqueMilani, Suellen OliveiraMendonça, Ana Paula Jorge de2022-02-02T11:47:32Z2022-02-02T11:47:32Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMendonça, Ana Paula Jorge de. Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-02T11:47:36Zoai:app.uff.br:1/24468Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:28.181943Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores |
title |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores |
spellingShingle |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores Mendonça, Ana Paula Jorge de Biblioteca infantil Contação de história Educação infantil Formação de leitores Biblioteca infantil Arte de contar história Leitor Educação infantil Children's library Storytelling Child education Formation of readers |
title_short |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores |
title_full |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores |
title_fullStr |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores |
title_full_unstemmed |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores |
title_sort |
Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores |
author |
Mendonça, Ana Paula Jorge de |
author_facet |
Mendonça, Ana Paula Jorge de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, Joaci Pereira Alves, Bruno Henrique Milani, Suellen Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Ana Paula Jorge de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca infantil Contação de história Educação infantil Formação de leitores Biblioteca infantil Arte de contar história Leitor Educação infantil Children's library Storytelling Child education Formation of readers |
topic |
Biblioteca infantil Contação de história Educação infantil Formação de leitores Biblioteca infantil Arte de contar história Leitor Educação infantil Children's library Storytelling Child education Formation of readers |
description |
O objetivo do presente estudo é compreender a influência, nas bibliotecas infantis, da contação de histórias, ferramenta de estímulo à leitura através da narração de histórias, bem como analisar o papel dos bibliotecários e o impacto desse recurso na formação de leitores. Para um ponto de vista teórico, utilizamos como base obras que promovem o diálogo entre a literatura biblioteconômica e a educação infantil. Este trabalho observou na prática, por meio pesquisa de campo, o que foi estudado em teoria. Nessa pesquisa aplicamos entrevista semiestruturada e lúdica com crianças ouvintes, buscando avaliar o efeito da contação de histórias a curto prazo e relacioná-la com a formação de leitores. A presente monografia procurou conceituar a contação de história, seu papel na primeira infância e suas consequências para a promoção da leitura, destacando o papel do bibliotecário na contação de histórias. O estudo de campo, avalia a contação de histórias na Creche Escola Pastorinhos de Fátima e seu impacto nas práticas de leitura. A conclusão propõe mais bibliotecas voltadas ao público infantil e bibliotecários preparados em sua formação para essa função. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-02-02T11:47:32Z 2022-02-02T11:47:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Mendonça, Ana Paula Jorge de. Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Mendonça, Ana Paula Jorge de. Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823700064862208 |