Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Gerliane Kelly.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621
Resumo: O presente trabalho intitulado – Recurso didático para séries iniciais: A cartografia na Conquista do Mundo – tem como objetivo principal analisar os conhecimentos das professoras no que diz respeito aos conceitos, conteúdos e recursos didáticos de cartografia, trabalhados nas aulas de Geografia das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio 7 de Setembro LTDA, localizado no município de Alagoa Nova-PB. A utilização dos recursos didáticos nas aulas de cartografia pode despertar nos educandos um maior interesse nas aulas, uma vez que, o professor recorra a métodos que possa trabalhar de forma adequada. Esse trabalho tem como metodologia a abordagem qualitativa. Para obtenção dos resultados, foram primeiramente realizadas leituras bibliográficas que serviram como base para as argumentações apresentadas no decorrer do texto. Em seguida, foram analisados os capítulos relacionados à cartografia dos livros didáticos de Geografia utilizados na escola. Posteriormente às leituras e análises dos livros didáticos, deu-se início a efetivação do segundo objetivo desse trabalho, tendo como base os questionários formulados com 10 perguntas discursivas, aplicados a quatro professoras que lecionam o componente curricular de Geografia do 2º ao 5º ano do Colégio. E por fim, a criação e execução de um jogo educativo (Conquistando o Mundo) que foi idealizado para ajudar o aluno no desenvolvimento da sua capacidade de raciocínio, análise e compreensão do espaço geográfico. As análises dos capítulos dos livros didáticos mostraram que, quanto aos conteúdos cartográficos, esses atendem as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, porém, são apresentados de forma bastante sucinta, chegando a ficar reunidos em um único capítulo. Os questionários aplicados nos permitiu verificar que as professoras lecionam a Geografia, e os temas relacionados à Cartografia, no modelo tradicional, basicamente pelo conteúdo que se encontra no livro didático, não utilizando diferentes didáticas, pois se justificam pelo fato de terem um tempo pedagógico bastante reduzido, tendo em vista que lecionam outras disciplinas. Dessa forma, foi possível notar que a criação e aplicação do jogo, promove em diversos âmbitos a aprendizagem, o que de fato o coloca como importante recurso didático para as aulas de Geografia.
id UFCG_5100c6c602019cfd549ced28de990e0d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22621
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.Teaching resource for early grades: cartography in conquering the world.Ensino de GeografiaRecurso didático cartografiaCartografiaJogo educativo - Conquistando o mundoEnsino de cartografiaLivro didático de GeografiaColégio 7 de Setembro - Alagoa Nova - PBConquistando o mundo - jogo educativoAnálise de livro didático - geografiaTeaching geographyCartography teaching resourceCartographyEducational Game - Conquering the WorldCartography teachingGeography textbookConquering the world - educational gameTextbook Analysis - GeographyGeografiaO presente trabalho intitulado – Recurso didático para séries iniciais: A cartografia na Conquista do Mundo – tem como objetivo principal analisar os conhecimentos das professoras no que diz respeito aos conceitos, conteúdos e recursos didáticos de cartografia, trabalhados nas aulas de Geografia das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio 7 de Setembro LTDA, localizado no município de Alagoa Nova-PB. A utilização dos recursos didáticos nas aulas de cartografia pode despertar nos educandos um maior interesse nas aulas, uma vez que, o professor recorra a métodos que possa trabalhar de forma adequada. Esse trabalho tem como metodologia a abordagem qualitativa. Para obtenção dos resultados, foram primeiramente realizadas leituras bibliográficas que serviram como base para as argumentações apresentadas no decorrer do texto. Em seguida, foram analisados os capítulos relacionados à cartografia dos livros didáticos de Geografia utilizados na escola. Posteriormente às leituras e análises dos livros didáticos, deu-se início a efetivação do segundo objetivo desse trabalho, tendo como base os questionários formulados com 10 perguntas discursivas, aplicados a quatro professoras que lecionam o componente curricular de Geografia do 2º ao 5º ano do Colégio. E por fim, a criação e execução de um jogo educativo (Conquistando o Mundo) que foi idealizado para ajudar o aluno no desenvolvimento da sua capacidade de raciocínio, análise e compreensão do espaço geográfico. As análises dos capítulos dos livros didáticos mostraram que, quanto aos conteúdos cartográficos, esses atendem as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, porém, são apresentados de forma bastante sucinta, chegando a ficar reunidos em um único capítulo. Os questionários aplicados nos permitiu verificar que as professoras lecionam a Geografia, e os temas relacionados à Cartografia, no modelo tradicional, basicamente pelo conteúdo que se encontra no livro didático, não utilizando diferentes didáticas, pois se justificam pelo fato de terem um tempo pedagógico bastante reduzido, tendo em vista que lecionam outras disciplinas. Dessa forma, foi possível notar que a criação e aplicação do jogo, promove em diversos âmbitos a aprendizagem, o que de fato o coloca como importante recurso didático para as aulas de Geografia.El presente trabajo intitulado – Recurso didáctico para series iniciales: la cartografia del Mundo _ tiene como objetivo principal analizar los conocimientos de los maestros en lo que respecta a los conceptos, contenidos y recursos didácticos de cartografia, trabajados en las clases de geografia de las séries iniciales de ensenãnza básica del Colégio 7 de Setembro LTDA, ubicado en Alagoa Nova- PB. La utilización de recursos didácticos en las clases de cartografia puede despertar en los alumnos un gran interés en el aula, una vez que, el professor recorr a métodos que pueden trabajar de manera adecuada. Este trabajo tiene como metodologia el enfoque cualitativo. Para obtención de los resultados, fueron primeramente realizadas lecturas bibliográficas que sirvieron para argumentaciones presentadas en el decorr del texto. Luego, fueron analizados los capitulos relacionados a la cartografía de los libros didácticos de geografia utilizados en la escuela, las lecturas y análisis de los libros didácticos tuvieram inicio com la actuación del segundo objetivo del trabajo, teniendo como base los cuestionamientos formulados com 10 preguntas discursivas, aplicadas con cuatro maestros que enseñan geografia del 2º al 5º año del Colegio. Por fin, la creación y ejecución de um juego educativo (Ganar el Mundo) que fue idealizado para ayudar al alumno em el desarrollo de su capadidad de raciocínio , análisis y compreensión del espacio geográfico . El análisis de los capítulos de los libros didácticos nos muestran que , encuanta los contenidos cartográficos, atenden las propuestas de los Parametros Cúriculares Nacionales de Geografía, por lo tanto son presentados de forma sencilla , llegando a ser reunidos en un único capítulo. Los cuestionarios aplicados nos permite constatar que los maestros leccionen la geografia, y los temas relacionados a la cartografía, en el modelo tradicional, basicamente por el contenido que se encuentren el libro didáctico, no utilizando distintas didácticas, pero se justifica por el hecho de teneren un tiempo pedagógico muy pequeño, teniendo en cuenta que leccionam otras matérias. De ese modo, fue posible observar que la creación y aplicacion del juego, promueven en distintos ámbitos el aprendizaje, lo que de hecho lo pone como importante recurso didácto para las clases de Geografía.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Janaina Barbosa da.SILVA, J. B.DUARTE, Simone Mirtes Araújo.LIRA, Sonia Maria de.NOGUEIRA, Gerliane Kelly.2016-05-062021-12-20T11:30:12Z2021-12-202021-12-20T11:30:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621NOGUEIRA, Gerliane Kelly. Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo. 2016. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T11:30:44Zoai:localhost:riufcg/22621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T11:30:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.
Teaching resource for early grades: cartography in conquering the world.
title Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.
spellingShingle Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.
NOGUEIRA, Gerliane Kelly.
Ensino de Geografia
Recurso didático cartografia
Cartografia
Jogo educativo - Conquistando o mundo
Ensino de cartografia
Livro didático de Geografia
Colégio 7 de Setembro - Alagoa Nova - PB
Conquistando o mundo - jogo educativo
Análise de livro didático - geografia
Teaching geography
Cartography teaching resource
Cartography
Educational Game - Conquering the World
Cartography teaching
Geography textbook
Conquering the world - educational game
Textbook Analysis - Geography
Geografia
title_short Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.
title_full Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.
title_fullStr Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.
title_full_unstemmed Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.
title_sort Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.
author NOGUEIRA, Gerliane Kelly.
author_facet NOGUEIRA, Gerliane Kelly.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Janaina Barbosa da.
SILVA, J. B.
DUARTE, Simone Mirtes Araújo.
LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, Gerliane Kelly.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Recurso didático cartografia
Cartografia
Jogo educativo - Conquistando o mundo
Ensino de cartografia
Livro didático de Geografia
Colégio 7 de Setembro - Alagoa Nova - PB
Conquistando o mundo - jogo educativo
Análise de livro didático - geografia
Teaching geography
Cartography teaching resource
Cartography
Educational Game - Conquering the World
Cartography teaching
Geography textbook
Conquering the world - educational game
Textbook Analysis - Geography
Geografia
topic Ensino de Geografia
Recurso didático cartografia
Cartografia
Jogo educativo - Conquistando o mundo
Ensino de cartografia
Livro didático de Geografia
Colégio 7 de Setembro - Alagoa Nova - PB
Conquistando o mundo - jogo educativo
Análise de livro didático - geografia
Teaching geography
Cartography teaching resource
Cartography
Educational Game - Conquering the World
Cartography teaching
Geography textbook
Conquering the world - educational game
Textbook Analysis - Geography
Geografia
description O presente trabalho intitulado – Recurso didático para séries iniciais: A cartografia na Conquista do Mundo – tem como objetivo principal analisar os conhecimentos das professoras no que diz respeito aos conceitos, conteúdos e recursos didáticos de cartografia, trabalhados nas aulas de Geografia das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio 7 de Setembro LTDA, localizado no município de Alagoa Nova-PB. A utilização dos recursos didáticos nas aulas de cartografia pode despertar nos educandos um maior interesse nas aulas, uma vez que, o professor recorra a métodos que possa trabalhar de forma adequada. Esse trabalho tem como metodologia a abordagem qualitativa. Para obtenção dos resultados, foram primeiramente realizadas leituras bibliográficas que serviram como base para as argumentações apresentadas no decorrer do texto. Em seguida, foram analisados os capítulos relacionados à cartografia dos livros didáticos de Geografia utilizados na escola. Posteriormente às leituras e análises dos livros didáticos, deu-se início a efetivação do segundo objetivo desse trabalho, tendo como base os questionários formulados com 10 perguntas discursivas, aplicados a quatro professoras que lecionam o componente curricular de Geografia do 2º ao 5º ano do Colégio. E por fim, a criação e execução de um jogo educativo (Conquistando o Mundo) que foi idealizado para ajudar o aluno no desenvolvimento da sua capacidade de raciocínio, análise e compreensão do espaço geográfico. As análises dos capítulos dos livros didáticos mostraram que, quanto aos conteúdos cartográficos, esses atendem as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, porém, são apresentados de forma bastante sucinta, chegando a ficar reunidos em um único capítulo. Os questionários aplicados nos permitiu verificar que as professoras lecionam a Geografia, e os temas relacionados à Cartografia, no modelo tradicional, basicamente pelo conteúdo que se encontra no livro didático, não utilizando diferentes didáticas, pois se justificam pelo fato de terem um tempo pedagógico bastante reduzido, tendo em vista que lecionam outras disciplinas. Dessa forma, foi possível notar que a criação e aplicação do jogo, promove em diversos âmbitos a aprendizagem, o que de fato o coloca como importante recurso didático para as aulas de Geografia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-06
2021-12-20T11:30:12Z
2021-12-20
2021-12-20T11:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621
NOGUEIRA, Gerliane Kelly. Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo. 2016. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621
identifier_str_mv NOGUEIRA, Gerliane Kelly. Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo. 2016. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744519508262912