Fundação da associação da classe do magistério norte-rio-grandense (1920).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Amanda Vitória Barbosa Alves.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35217
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de compreender e analisar o processo político e educacional de criação da Associação de Professores do Rio Grande do Norte/APRN na década de 1920. O referencial teórico fundamenta-se na História Cultural que permite identificar os modos como, em lugares distintos uma realidade social é pensada e construída (CHARTIER, 1990). Além disso, recorremos à historiografia da educação para entendermos o contexto educacional da época no âmbito nacional e suas influencias sob o local (NAGLE, 1976; SAVIANI, 2013; DUARTE, 1985). Para construir o estudo, dialogamos com a Revista Pedagogium, periódico oficial de divulgação da Associação de Professores, sobretudo em sua primeira fase, na década de 1920; livros de professores que atuaram na referida entidade e trabalhos acadêmicos. As fontes foram localizados em acervos públicos e privados. Observamos que a reabertura da Escola Normal de Natal pelo Decreto n. 178, de 29 de abril de 1908, e por algumas leis que regulamentaram a profissão docente, o magistério começou a ganhar maior apoio do poder público para sua expansão. Por meio das oportunidades que emergiram no contexto educacional da época (1908-1920), houve um aumento do número de professores no estado. Conforme Morais e Silva (2009) enquanto, nas primeiras instalações da Escola Normal de Natal (1873- 1901) até cinco alunos se formaram, tornando-se professores, a partir de 1908 (início da periodização mais duradoura da Escola Normal), dezenas de normalistas se formaram, aumentando, consequentemente, o número de professores em atuação no magistério. Com o aumento desses profissionais, houve a necessidade de congrega-los em associações e/ou sindicatos para a defesa da classe e do ensino (PEDAGOGIUM, 1921). Em 4 de dezembro de 1920, foi criada a Associação dos Professores do Rio Grande do Norte (APRN). Seus objetivos voltavam-se para a criação de escolas, defesa do ensino público, gratuito, leigo, misto relacionado à vida e ao trabalho e cuidar dos interesses da categoria (DUARTE, 1985). Afirmamos que a criação da APRN foi um dos resultados das mudanças que aconteciam no cenário educacional norte-rio-grandense, oriundos de um período emergente, onde a educação era tida como a base de um novo projeto político nacional.
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