Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30837 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios para a educação, sendo importante ressaltar o papel do professor e sua metodologia de ensino remoto. O referido trabalho disserta sobre a educação em tempos de pandemia da covid-19, desafios enfrentados pelo professor da educação infantil em vários aspectos. O objetivo geral da pesquisa compreender as dificuldades enfrentadas pelo professor de educação infantil na pandemia da Covid-19, no município de Santa Helena-Paraíba, na escola municipal de educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) Pesquisar sobre o histórico da pandemia da Covid-19; 2) Identificar os principais desafios enfrentados pelo professor na pandemia da Covid-19; 3) Observar as metodologias e estratégias utilizadas pelo professor no período de pandemia da Covid-19. O referencial teórico aborda primeiramente um breve histórico da pandemia da Covid-19, a partir de um estudo bibliográfico, apresentará, em seguida, os desafios enfrentados pelos professores e as metodologias usadas por eles em tempo de pandemia e ensino remoto e o uso das tecnologias. Nesta pesquisa, a coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada. Conforme os dados coletados optei pela abordagem qualitativa. Assim sendo o professor enfrentou sérios problemas neste periodo da pandemia, desde a falta de comunicação com os alunos, falta de formação para utilizar as ferramentas digitais, acesso a internet, falta de recursos, dentre outras dificuldades. Isso gerou um prejuizo escolar para os alunos que não conseguiram assistir aulas no periodo da pandemia do Covid-19. |
id |
UFCG_517bc39bf6e99b979bcc0a5f15f443e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30837 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19.The Challenges Faced by Early Childhood Education Teachers in the Covid-19 Pandemic.Educação infantil-percurso históricoPandemia da COVID-19Formação docente- desafiosFormação de professor infantilEarly Childhood Education-Historical PathCOVID-19 pandemicTeacher training - challengesChildren's teacher trainingEducação.A pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios para a educação, sendo importante ressaltar o papel do professor e sua metodologia de ensino remoto. O referido trabalho disserta sobre a educação em tempos de pandemia da covid-19, desafios enfrentados pelo professor da educação infantil em vários aspectos. O objetivo geral da pesquisa compreender as dificuldades enfrentadas pelo professor de educação infantil na pandemia da Covid-19, no município de Santa Helena-Paraíba, na escola municipal de educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) Pesquisar sobre o histórico da pandemia da Covid-19; 2) Identificar os principais desafios enfrentados pelo professor na pandemia da Covid-19; 3) Observar as metodologias e estratégias utilizadas pelo professor no período de pandemia da Covid-19. O referencial teórico aborda primeiramente um breve histórico da pandemia da Covid-19, a partir de um estudo bibliográfico, apresentará, em seguida, os desafios enfrentados pelos professores e as metodologias usadas por eles em tempo de pandemia e ensino remoto e o uso das tecnologias. Nesta pesquisa, a coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada. Conforme os dados coletados optei pela abordagem qualitativa. Assim sendo o professor enfrentou sérios problemas neste periodo da pandemia, desde a falta de comunicação com os alunos, falta de formação para utilizar as ferramentas digitais, acesso a internet, falta de recursos, dentre outras dificuldades. Isso gerou um prejuizo escolar para os alunos que não conseguiram assistir aulas no periodo da pandemia do Covid-19.The Covid-19 pandemic brought several challenges to education, and it is important to highlight the role of the teacher and his remote teaching methodology. The present work will discuss education in times of the covid-19 pandemic, challenges faced by the early childhood education teacher in various aspects. The general objective of the research is to understand the difficulties faced by the kindergarten teacher in the Covid-19 pandemic, in the municipality of Santa Helena-Paraíba, in the municipal school of early childhood education. The specific objectives are: 1) Research on the history of the Covid-19 pandemic; 2) Identify the main challenges faced by the teacher in the Covid-19 pandemic; 3) Observe the methodologies and strategies used by the teacher during the Covid-19 pandemic. The theoretical framework will first address a brief history of the Covid-19 pandemic from a bibliographical study, then present the challenges faced by teachers and the methodologies used by them in times of pandemic and remote teaching and the use of technologies. In this research, data collection will be done through a semi-structured interview. According to the data collected, I will opt for a qualitative approach, of a basic nature. Therefore, the teacher faced serious problems in this period of the pandemic, from lack of communication with students, lack of training to use digital tools, internet access, lack of resources. This generated a school loss for students who were unable to attend classes during the Covid-19 pandemic period.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, R. L. dehttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943ARAUSO, Edinaura Almeida de.SILVA, José Amiraldo Alves da.LOPES, Mariana Vieira.20232023-07-13T14:15:04Z2023-07-132023-07-13T14:15:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30837LOPES, Mariana Vieira. Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da covid-19. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-15T12:40:00Zoai:localhost:riufcg/30837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-15T12:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. The Challenges Faced by Early Childhood Education Teachers in the Covid-19 Pandemic. |
title |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. |
spellingShingle |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. LOPES, Mariana Vieira. Educação infantil-percurso histórico Pandemia da COVID-19 Formação docente- desafios Formação de professor infantil Early Childhood Education-Historical Path COVID-19 pandemic Teacher training - challenges Children's teacher training Educação. |
title_short |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. |
title_full |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. |
title_fullStr |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. |
title_full_unstemmed |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. |
title_sort |
Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. |
author |
LOPES, Mariana Vieira. |
author_facet |
LOPES, Mariana Vieira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. SOUSA, R. L. de http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 ARAUSO, Edinaura Almeida de. SILVA, José Amiraldo Alves da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Mariana Vieira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil-percurso histórico Pandemia da COVID-19 Formação docente- desafios Formação de professor infantil Early Childhood Education-Historical Path COVID-19 pandemic Teacher training - challenges Children's teacher training Educação. |
topic |
Educação infantil-percurso histórico Pandemia da COVID-19 Formação docente- desafios Formação de professor infantil Early Childhood Education-Historical Path COVID-19 pandemic Teacher training - challenges Children's teacher training Educação. |
description |
A pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios para a educação, sendo importante ressaltar o papel do professor e sua metodologia de ensino remoto. O referido trabalho disserta sobre a educação em tempos de pandemia da covid-19, desafios enfrentados pelo professor da educação infantil em vários aspectos. O objetivo geral da pesquisa compreender as dificuldades enfrentadas pelo professor de educação infantil na pandemia da Covid-19, no município de Santa Helena-Paraíba, na escola municipal de educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) Pesquisar sobre o histórico da pandemia da Covid-19; 2) Identificar os principais desafios enfrentados pelo professor na pandemia da Covid-19; 3) Observar as metodologias e estratégias utilizadas pelo professor no período de pandemia da Covid-19. O referencial teórico aborda primeiramente um breve histórico da pandemia da Covid-19, a partir de um estudo bibliográfico, apresentará, em seguida, os desafios enfrentados pelos professores e as metodologias usadas por eles em tempo de pandemia e ensino remoto e o uso das tecnologias. Nesta pesquisa, a coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada. Conforme os dados coletados optei pela abordagem qualitativa. Assim sendo o professor enfrentou sérios problemas neste periodo da pandemia, desde a falta de comunicação com os alunos, falta de formação para utilizar as ferramentas digitais, acesso a internet, falta de recursos, dentre outras dificuldades. Isso gerou um prejuizo escolar para os alunos que não conseguiram assistir aulas no periodo da pandemia do Covid-19. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-07-13T14:15:04Z 2023-07-13 2023-07-13T14:15:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30837 LOPES, Mariana Vieira. Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da covid-19. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30837 |
identifier_str_mv |
LOPES, Mariana Vieira. Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da covid-19. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744585696477184 |