O trabalho pedagógico com movimentos corporais na educação infantil em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadima Junior, Paulo Cesar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16796
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas docentes com movimentos corporais na Educação Infantil. O objetivo central foi ressaltar os desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil, em relação às práticas com movimentos corporais, no período da pandemia da COVID-19. O fundamento teórico foi a Teoria Histórico-Cultural e no materialismo histórico-dialético, por compreendermos a importância da interação social e da mediação para o processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa e exploratória, realizada com seis professoras da Educação Infantil, de diferentes regiões do Brasil que, após responderem questionários e se enquadrarem nos critérios pré-estabelecidos do estudo, foram selecionadas e convidadas a participar de uma entrevista virtual. O procedimento de análise dos dados pautou-se na identificação de núcleos de significação, uma abordagem metodológica de análise de conteúdo proposta por Aguiar e Ozella. Esse procedimento consiste em uma análise interpretativa dos dados, que se inicia, após a transcrição das entrevistas, com a leitura recorrente do material empírico, seguida pela seleção de trechos, identificando de pré-indicadores, que tenham relação com os objetivos da pesquisa. Em seguida, são organizados temas, denominados de indicadores e, por último, os núcleos de significação que retratam os sentidos e as representações dos sujeitos da pesquisa em relação ao fenômeno investigado. A análise dos dados permitiu identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil em relação às práticas com movimentos corporais no período da pandemia da COVID 19, como a falta de recursos materiais e a dificuldade de manter a atenção das crianças durante as aulas virtuais. No entanto, também foram identificadas possibilidades e estratégias de trabalho com movimentos corporais na Educação Infantil durante a pandemia, como o uso de atividades com música e com dança que foram adaptadas ao ambiente virtual. Essas estratégias foram importantes para manter o vínculo afetivo, mesmo que mínimo, com as crianças e o desenvolvimento motor das crianças. Em resumo, os resultados da pesquisa indicam a necessidade de repensar as práticas pedagógicas com movimentos corporais na Educação Infantil, buscando alternativas viáveis e eficazes para trabalhar com essa temática e garantir o desenvolvimento motor das crianças, assim como estratégias que podem ser utilizadas pelos professores, como realizar atividades corporais com os pais e explicar o porquê essas práticas são tão importantes para a aprendizagem das crianças e, ainda, compartilhar textos sobre a contribuição das brincadeiras e das atividades lúdicas para o desenvolvimento motor e para a aprendizagem da criança.
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spelling O trabalho pedagógico com movimentos corporais na educação infantil em tempos de pandemiaPedagogical work with body movements in early childhood education in times of pandemicMovimento corporalEducação infantilPandemia da COVID-19Formação de professoresDesenvolvimento InfantilBody movementChild educationCOVID-19 pandemicTeacher trainingChild developmentEsta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas docentes com movimentos corporais na Educação Infantil. O objetivo central foi ressaltar os desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil, em relação às práticas com movimentos corporais, no período da pandemia da COVID-19. O fundamento teórico foi a Teoria Histórico-Cultural e no materialismo histórico-dialético, por compreendermos a importância da interação social e da mediação para o processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa e exploratória, realizada com seis professoras da Educação Infantil, de diferentes regiões do Brasil que, após responderem questionários e se enquadrarem nos critérios pré-estabelecidos do estudo, foram selecionadas e convidadas a participar de uma entrevista virtual. O procedimento de análise dos dados pautou-se na identificação de núcleos de significação, uma abordagem metodológica de análise de conteúdo proposta por Aguiar e Ozella. Esse procedimento consiste em uma análise interpretativa dos dados, que se inicia, após a transcrição das entrevistas, com a leitura recorrente do material empírico, seguida pela seleção de trechos, identificando de pré-indicadores, que tenham relação com os objetivos da pesquisa. Em seguida, são organizados temas, denominados de indicadores e, por último, os núcleos de significação que retratam os sentidos e as representações dos sujeitos da pesquisa em relação ao fenômeno investigado. A análise dos dados permitiu identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil em relação às práticas com movimentos corporais no período da pandemia da COVID 19, como a falta de recursos materiais e a dificuldade de manter a atenção das crianças durante as aulas virtuais. No entanto, também foram identificadas possibilidades e estratégias de trabalho com movimentos corporais na Educação Infantil durante a pandemia, como o uso de atividades com música e com dança que foram adaptadas ao ambiente virtual. Essas estratégias foram importantes para manter o vínculo afetivo, mesmo que mínimo, com as crianças e o desenvolvimento motor das crianças. Em resumo, os resultados da pesquisa indicam a necessidade de repensar as práticas pedagógicas com movimentos corporais na Educação Infantil, buscando alternativas viáveis e eficazes para trabalhar com essa temática e garantir o desenvolvimento motor das crianças, assim como estratégias que podem ser utilizadas pelos professores, como realizar atividades corporais com os pais e explicar o porquê essas práticas são tão importantes para a aprendizagem das crianças e, ainda, compartilhar textos sobre a contribuição das brincadeiras e das atividades lúdicas para o desenvolvimento motor e para a aprendizagem da criança.This research has as object of study teaching practices with body movements in Early Childhood Education. The central objective was to highlight the challenges faced by Early Childhood Education teachers, in relation to practices with body movements, in the period of the COVID-19 pandemic. The theoretical basis was the Historical-Cultural Theory and historical-dialectical materialism, as we understand the importance of social interaction and mediation for the learning process and development of the child. This is an empirical research, with a qualitative and exploratory approach, carried out with six Early Childhood teachers from different regions of Brazil who, after answering questionnaires and meeting the pre-established criteria of the study, were selected and invited to participate in a virtual interview. The data analysis procedure was based on the identification of meaning cores, a methodological approach of content analysis proposed by Aguiar and Ozella. This procedure consists of an interpretative analysis of the data, which begins, after the transcription of the interviews, with the recurrent reading of the empirical material, followed by the selection of excerpts, identifying pre indicators that are related to the research objectives. Next, themes are organized, called indicators and, finally, the meaning cores that portray the meanings and representations of the research subjects in relation to the investigated phenomenon. Data analysis made it possible to identify the main challenges faced by Early Childhood teachers in relation to practices with body movements during the COVID-19 pandemic, such as the lack of material resources and the difficulty of keeping children's attention during virtual classes. . However, possibilities and strategies for working with body movements in Early Childhood Education during the pandemic were also identified, such as the use of activities with music and dance that were adapted to the virtual environment. These strategies were important to maintain the affective bond, even if minimal, with the children and the motor development of the children. In summary, the research results indicate the need to rethink pedagogical practices with body movements in Early Childhood Education, seeking viable and effective alternatives to work with this theme and guarantee the motor development of children, as well as strategies that can be used by teachers, how to perform body activities with parents and explain why these practices are so important for children's learning and also share texts about the contribution of games and recreational activities to motor development and child learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Azevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Cadima Junior, Paulo Cesar2023-04-12T13:23:54Z2023-04-12T13:23:54Z2023-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167964705120188782492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-04-12T13:23:54Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16796Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-04-12T13:23:54Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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