Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Rosete de.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GUEDES, André Luis Azevedo., RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449
Resumo: Este artigo se propõe a fundamentar o investimento prioritário nas Comunidades de prática como forma de fomentar a gestão do conhecimento (GC) nas instituições de ensino. O objetivo é distinguir onde investir prioritariamente, a partir das dimensões críticas identificadas utilizando o método Organizational Knowledge Assessment (OKA). A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Pedro II nos meses de fevereiro a abril de 2016, utilizandose o Método OKA desenvolvido pelo Banco Mundial; a pesquisa bibliográfica foi efetuada através das bases Scopus e Scielo, restringindo-se aos anos de 2012 a 2016. A relevância do presente estudo encontra-se na necessidade de expandir as pesquisas relacionadas à GC nas instituições de ensino e contribuir para difundir o conhecimento sobre comunidades de Prática, conceito muito pouco utilizado nestas instituições, bem como sobre seu potencial para fomentar a GC. O resultado da pesquisa identifica comunidades de prática como uma alternativa para investimento prioritário levando-se em conta o baixo custo para sua implementação e, acima de tudo, observando seu potencial para aprendizado coletivo, podendo contribuir para o alcance de diversos objetivos estratégicos da instituição.
id UFCG_52255ac8cd51a832a772909be2b4418f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30449
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.Communities of practice, way for educational institutions to reinvent themselves.Comunidades de práticaInstituições de ensinoGestão do conhecimentoCommunities of practiceEducational institutionsKnowledge managementEngenharia de Produção.Este artigo se propõe a fundamentar o investimento prioritário nas Comunidades de prática como forma de fomentar a gestão do conhecimento (GC) nas instituições de ensino. O objetivo é distinguir onde investir prioritariamente, a partir das dimensões críticas identificadas utilizando o método Organizational Knowledge Assessment (OKA). A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Pedro II nos meses de fevereiro a abril de 2016, utilizandose o Método OKA desenvolvido pelo Banco Mundial; a pesquisa bibliográfica foi efetuada através das bases Scopus e Scielo, restringindo-se aos anos de 2012 a 2016. A relevância do presente estudo encontra-se na necessidade de expandir as pesquisas relacionadas à GC nas instituições de ensino e contribuir para difundir o conhecimento sobre comunidades de Prática, conceito muito pouco utilizado nestas instituições, bem como sobre seu potencial para fomentar a GC. O resultado da pesquisa identifica comunidades de prática como uma alternativa para investimento prioritário levando-se em conta o baixo custo para sua implementação e, acima de tudo, observando seu potencial para aprendizado coletivo, podendo contribuir para o alcance de diversos objetivos estratégicos da instituição.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-06-28T23:07:42Z2023-06-282023-06-28T23:07:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449ANDRADE, Rosete de; GUEDES, André Luiz Azevedo; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449porANDRADE, Rosete de.GUEDES, André Luis Azevedo.RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T11:44:01Zoai:localhost:riufcg/30449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T11:44:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
Communities of practice, way for educational institutions to reinvent themselves.
title Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
spellingShingle Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
ANDRADE, Rosete de.
Comunidades de prática
Instituições de ensino
Gestão do conhecimento
Communities of practice
Educational institutions
Knowledge management
Engenharia de Produção.
title_short Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
title_full Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
title_fullStr Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
title_full_unstemmed Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
title_sort Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
author ANDRADE, Rosete de.
author_facet ANDRADE, Rosete de.
GUEDES, André Luis Azevedo.
RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y.
author_role author
author2 GUEDES, André Luis Azevedo.
RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Rosete de.
GUEDES, André Luis Azevedo.
RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades de prática
Instituições de ensino
Gestão do conhecimento
Communities of practice
Educational institutions
Knowledge management
Engenharia de Produção.
topic Comunidades de prática
Instituições de ensino
Gestão do conhecimento
Communities of practice
Educational institutions
Knowledge management
Engenharia de Produção.
description Este artigo se propõe a fundamentar o investimento prioritário nas Comunidades de prática como forma de fomentar a gestão do conhecimento (GC) nas instituições de ensino. O objetivo é distinguir onde investir prioritariamente, a partir das dimensões críticas identificadas utilizando o método Organizational Knowledge Assessment (OKA). A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Pedro II nos meses de fevereiro a abril de 2016, utilizandose o Método OKA desenvolvido pelo Banco Mundial; a pesquisa bibliográfica foi efetuada através das bases Scopus e Scielo, restringindo-se aos anos de 2012 a 2016. A relevância do presente estudo encontra-se na necessidade de expandir as pesquisas relacionadas à GC nas instituições de ensino e contribuir para difundir o conhecimento sobre comunidades de Prática, conceito muito pouco utilizado nestas instituições, bem como sobre seu potencial para fomentar a GC. O resultado da pesquisa identifica comunidades de prática como uma alternativa para investimento prioritário levando-se em conta o baixo custo para sua implementação e, acima de tudo, observando seu potencial para aprendizado coletivo, podendo contribuir para o alcance de diversos objetivos estratégicos da instituição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-06-28T23:07:42Z
2023-06-28
2023-06-28T23:07:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449
ANDRADE, Rosete de; GUEDES, André Luiz Azevedo; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449
identifier_str_mv ANDRADE, Rosete de; GUEDES, André Luiz Azevedo; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744582194233344