Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449 |
Resumo: | Este artigo se propõe a fundamentar o investimento prioritário nas Comunidades de prática como forma de fomentar a gestão do conhecimento (GC) nas instituições de ensino. O objetivo é distinguir onde investir prioritariamente, a partir das dimensões críticas identificadas utilizando o método Organizational Knowledge Assessment (OKA). A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Pedro II nos meses de fevereiro a abril de 2016, utilizandose o Método OKA desenvolvido pelo Banco Mundial; a pesquisa bibliográfica foi efetuada através das bases Scopus e Scielo, restringindo-se aos anos de 2012 a 2016. A relevância do presente estudo encontra-se na necessidade de expandir as pesquisas relacionadas à GC nas instituições de ensino e contribuir para difundir o conhecimento sobre comunidades de Prática, conceito muito pouco utilizado nestas instituições, bem como sobre seu potencial para fomentar a GC. O resultado da pesquisa identifica comunidades de prática como uma alternativa para investimento prioritário levando-se em conta o baixo custo para sua implementação e, acima de tudo, observando seu potencial para aprendizado coletivo, podendo contribuir para o alcance de diversos objetivos estratégicos da instituição. |
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Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.Communities of practice, way for educational institutions to reinvent themselves.Comunidades de práticaInstituições de ensinoGestão do conhecimentoCommunities of practiceEducational institutionsKnowledge managementEngenharia de Produção.Este artigo se propõe a fundamentar o investimento prioritário nas Comunidades de prática como forma de fomentar a gestão do conhecimento (GC) nas instituições de ensino. O objetivo é distinguir onde investir prioritariamente, a partir das dimensões críticas identificadas utilizando o método Organizational Knowledge Assessment (OKA). A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Pedro II nos meses de fevereiro a abril de 2016, utilizandose o Método OKA desenvolvido pelo Banco Mundial; a pesquisa bibliográfica foi efetuada através das bases Scopus e Scielo, restringindo-se aos anos de 2012 a 2016. A relevância do presente estudo encontra-se na necessidade de expandir as pesquisas relacionadas à GC nas instituições de ensino e contribuir para difundir o conhecimento sobre comunidades de Prática, conceito muito pouco utilizado nestas instituições, bem como sobre seu potencial para fomentar a GC. O resultado da pesquisa identifica comunidades de prática como uma alternativa para investimento prioritário levando-se em conta o baixo custo para sua implementação e, acima de tudo, observando seu potencial para aprendizado coletivo, podendo contribuir para o alcance de diversos objetivos estratégicos da instituição.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-06-28T23:07:42Z2023-06-282023-06-28T23:07:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449ANDRADE, Rosete de; GUEDES, André Luiz Azevedo; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449porANDRADE, Rosete de.GUEDES, André Luis Azevedo.RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T11:44:01Zoai:localhost:riufcg/30449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T11:44:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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