Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa sobre literatura infantil com afrodescendentes protagonistas dos personagens, compreendendo suas possíveis contribuições para o fortalecimento e construção indenizatória de afrodescendentes meninas no ensino fundamental Escola, voltando-se para a discussão de questões relacionadas à construção da identidade negra na infância e no espaço, e mapeando obras literárias infantis que abordam o tema identidade negra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa exploratória. abordagem, tendo como ponto de partida a revisão de literatura na área da educação e étnico-racial relações, bem como obras de literatura infantil que abordam o tema da étnico-racial questões. Nessa perspectiva, para um estudo mais detalhado, os textos da foram analisados os seguintes autores: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); França (2017); Brasil (2018); Campos (2019); Ipiranga (2019) e algumas obras infantis como Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) e Ganchos (2018). Este trabalho entende que a literatura infantil traz consigo o dinamismo das culturas existentes, permitindo que as crianças desenvolvam a imaginação, conheçam diferentes culturas, entrem em contato com conceitos e valores que implicam positivamente na construção de suas ideias. |
id |
UFCG_54b128aaa4f5a8d45a8fcf7c47119e88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26126 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras.Literature and identity: construction and empowerment of black girls.Literatura infantilIdentidade negraMeninas negrasProtagonistas afrodescendentesChildren's literatureblack identityblack girlsAfro-descendant protagonistsEducação.Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa sobre literatura infantil com afrodescendentes protagonistas dos personagens, compreendendo suas possíveis contribuições para o fortalecimento e construção indenizatória de afrodescendentes meninas no ensino fundamental Escola, voltando-se para a discussão de questões relacionadas à construção da identidade negra na infância e no espaço, e mapeando obras literárias infantis que abordam o tema identidade negra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa exploratória. abordagem, tendo como ponto de partida a revisão de literatura na área da educação e étnico-racial relações, bem como obras de literatura infantil que abordam o tema da étnico-racial questões. Nessa perspectiva, para um estudo mais detalhado, os textos da foram analisados os seguintes autores: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); França (2017); Brasil (2018); Campos (2019); Ipiranga (2019) e algumas obras infantis como Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) e Ganchos (2018). Este trabalho entende que a literatura infantil traz consigo o dinamismo das culturas existentes, permitindo que as crianças desenvolvam a imaginação, conheçam diferentes culturas, entrem em contato com conceitos e valores que implicam positivamente na construção de suas ideias.This course conclusion work presents a research about children's literature with Afrodescendant characters protagonists, understanding their possible contributions to the strengthening and indemnity construction of Afrodescendant girls in Elementary School, turning to the discussion of issues related to the construction of black identity in childhood and in space, and mapping children's literary works that address the theme of black identity. This is a bibliographical research, with an exploratory qualitative approach, having as a starting point the literature review in the area of education and ethnicracial relations, as well as works of children's literature that address the theme of ethnicracial issues. In this perspective, for a more detailed study, the texts of the following authors were analyzed: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); France (2017); Brazil (2018); Fields (2019); Ipiranga (2019) and some children's works such as Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) and Hooks (2018). This work understands that children's literature brings with it the dynamism of existing cultures, allowing children to develop imagination, get to know different cultures, get in touch with concepts and values that positively imply the construction of their ideas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Kássia Mota de.SOUSA, K. M.http://lattes.cnpq.br/0194297219413716JOCA, Alexandre Martins.COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.BEZERRA, Daniele Vieira.2022-04-062022-07-01T18:31:03Z2022-07-012022-07-01T18:31:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126BEZERRA, Daniele Vieira. Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T12:54:39Zoai:localhost:riufcg/26126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T12:54:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. Literature and identity: construction and empowerment of black girls. |
title |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. |
spellingShingle |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. BEZERRA, Daniele Vieira. Literatura infantil Identidade negra Meninas negras Protagonistas afrodescendentes Children's literature black identity black girls Afro-descendant protagonists Educação. |
title_short |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. |
title_full |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. |
title_fullStr |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. |
title_full_unstemmed |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. |
title_sort |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. |
author |
BEZERRA, Daniele Vieira. |
author_facet |
BEZERRA, Daniele Vieira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Kássia Mota de. SOUSA, K. M. http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 JOCA, Alexandre Martins. COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Daniele Vieira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Identidade negra Meninas negras Protagonistas afrodescendentes Children's literature black identity black girls Afro-descendant protagonists Educação. |
topic |
Literatura infantil Identidade negra Meninas negras Protagonistas afrodescendentes Children's literature black identity black girls Afro-descendant protagonists Educação. |
description |
Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa sobre literatura infantil com afrodescendentes protagonistas dos personagens, compreendendo suas possíveis contribuições para o fortalecimento e construção indenizatória de afrodescendentes meninas no ensino fundamental Escola, voltando-se para a discussão de questões relacionadas à construção da identidade negra na infância e no espaço, e mapeando obras literárias infantis que abordam o tema identidade negra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa exploratória. abordagem, tendo como ponto de partida a revisão de literatura na área da educação e étnico-racial relações, bem como obras de literatura infantil que abordam o tema da étnico-racial questões. Nessa perspectiva, para um estudo mais detalhado, os textos da foram analisados os seguintes autores: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); França (2017); Brasil (2018); Campos (2019); Ipiranga (2019) e algumas obras infantis como Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) e Ganchos (2018). Este trabalho entende que a literatura infantil traz consigo o dinamismo das culturas existentes, permitindo que as crianças desenvolvam a imaginação, conheçam diferentes culturas, entrem em contato com conceitos e valores que implicam positivamente na construção de suas ideias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-06 2022-07-01T18:31:03Z 2022-07-01 2022-07-01T18:31:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126 BEZERRA, Daniele Vieira. Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Daniele Vieira. Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744547801989120 |