Protagonismos de meninas negras na literatura infantil contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vanessa Rosa da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218411
Resumo: Esta dissertação de mestrado teve como objetivo analisar os protagonismos de meninas negras na literatura infantil, em um acervo de 10 obras literárias infantis contemporâneas. A discussão e as análises foram subsidiadas pelas perspectivas dos Estudos de Gênero, dos Estudos Culturais e da Educação Antirracista. Tornou-se importante fazer um estudo das narrativas e ilustrações das meninas negras protagonistas dos livros infantis selecionados para a pesquisa. As análises exigiram um estudo mais aprofundado dos conceitos de scripts de gênero, raça e literatura infantil. Os protagonismos encontrados foram analisados com base metodológica da análise cultural, o que implica observar e compreender a identidade cultural do indivíduo a partir de seus valores, princípios e história de vida. Foram identificadas três unidades de análise: “Cachinhos, crespinhos, birotes e coquinhos”: por que o cabelo é uma questão para as meninas negras?; “Cor de pele de quem?” O colorismo na literatura infantil; “Família não se separa nunca, só estica no tempo”: entre idealizações de família e maternidade, as estatísticas de abandono paterno. Percebi que há um exercício de empoderamento e qualificação das meninas negras protagonistas nas obras literárias contemporâneas. Porém, ainda é preciso desmistificar alguns scripts que se repetem no acervo pesquisado e que identificam um padrão de traços fenotípicos das protagonistas negras das histórias com relação à sua pertença racial. Foi necessário discutir o conceito de qualidade literária, uma vez que as obras apresentam, em sua grande maioria, finais surpreendentes, ilustrações coerentes com o texto escrito e escrita diferenciada. Isso me permitiu chegar à conclusão de que o acervo escolhido carrega muitas qualidades de repertório, mas ainda é preciso que histórias de literatura infantil diversificadas sejam apresentadas às crianças desde pequenas, abordando diferentes temas, como gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. Isso possibilitará que as crianças reflitam sobre sua realidade, especialmente as meninas negras, que ainda são as maiores vítimas de violência e abuso sexual neste país.
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Foram identificadas três unidades de análise: “Cachinhos, crespinhos, birotes e coquinhos”: por que o cabelo é uma questão para as meninas negras?; “Cor de pele de quem?” O colorismo na literatura infantil; “Família não se separa nunca, só estica no tempo”: entre idealizações de família e maternidade, as estatísticas de abandono paterno. Percebi que há um exercício de empoderamento e qualificação das meninas negras protagonistas nas obras literárias contemporâneas. Porém, ainda é preciso desmistificar alguns scripts que se repetem no acervo pesquisado e que identificam um padrão de traços fenotípicos das protagonistas negras das histórias com relação à sua pertença racial. Foi necessário discutir o conceito de qualidade literária, uma vez que as obras apresentam, em sua grande maioria, finais surpreendentes, ilustrações coerentes com o texto escrito e escrita diferenciada. Isso me permitiu chegar à conclusão de que o acervo escolhido carrega muitas qualidades de repertório, mas ainda é preciso que histórias de literatura infantil diversificadas sejam apresentadas às crianças desde pequenas, abordando diferentes temas, como gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. Isso possibilitará que as crianças reflitam sobre sua realidade, especialmente as meninas negras, que ainda são as maiores vítimas de violência e abuso sexual neste país.This master’s thesis aims to analyze kinds of protagonism of black girls in children’s literature by considering a collection of 10 contemporary children’s books. The perspectives of Gender Studies, Cultural Studies and Anti-Racism Education have supported the discussion and analyses. It was important to study the narratives and illustrations of black girls as the main characters of the children’s books selected for this research. The analyses required a deep study of the concepts of gender scripts, race and children’s literature. The analyses of the kinds of protagonism were methodologically based on the cultural analysis, which involves both observing and understanding the cultural identity of the individuals regarding their values, principles and life history. Three units of analysis were identified: “Curls, coils, Bantu knots and buns”: Why is hair an issue for black girls?; “Whose skin color is that?”. Colorism in children’s literature; “Families never separate. They just extend over time”: Between family idealizations and motherhood, the statistics of father absence. I have noticed an exercise of empowerment and qualification of black girls as main characters in contemporary literature works. However, it is still necessary to demystify some recurrent scripts in the collection that identify a standard of phenotypic traits of the black protagonists of the stories in relation to their race belonging. It was necessary to discuss the concept of literary quality, since most of the books have amazing endings and illustrations that are consistent with the written text, and differentiated writing. This enabled me to conclude that the collection has several qualities in terms of repertoire, but it is still necessary to present diversified stories to young children, addressing different topics, such as gender, sexuality, and racial and ethnic relations. This will enable children to reflect on their reality, particularly black girls, who are still the greatest victims of violence and sexual abuse in this countryapplication/pdfporMeninaNegrosGêneroRaçaLiteratura infantilBlack girlsGender scriptsRaceChildren’s literatureProtagonismos de meninas negras na literatura infantil contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123050.pdf.txt001123050.pdf.txtExtracted Texttext/plain245703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218411/2/001123050.pdf.txt8d46599ee760beff0c66b1f6c15e6574MD52ORIGINAL001123050.pdfTexto completoapplication/pdf3661696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218411/1/001123050.pdfaa1b5d4a9343692e9e29937c1c98a5eaMD5110183/2184112021-05-07 04:38:59.549737oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:38:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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