O processo de construção de identidade de meninas negras: um olhar sobre o livro infantil "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ester Mascarenhas dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23783
Resumo: A pesquisa intitulada “O processo de construção de identidade de meninas negras: Um olhar sobre o livro infantil ‘Menina bonita do laço de fita’, de Ana Maria Machado” se vincula à área de concentração “Estudos do Cotidiano da Educação Popular” do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF), em diálogo com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (NEABI/UENF). O objetivo geral deste estudo concentra-se em compreender como as meninas, estudantes de uma escola pública localizada em Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ) Machadinha em Quissamã/RJ –, percebem a narrativa da obra infantil “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado. Os objetivos específicos, por sua vez, consistem em identificar a existência de termos na narrativa da obra infantil que promovem o mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento; analisar a representação sobre menina negra a partir das ilustrações da referida obra nas edições publicadas nas décadas de 1980 e 2010; e refletir sobre o processo de construção de identidade em meninas negras a partir da análise dos textos e imagens produzidos em roda de conversa literária pelas estudantes. O interesse surgiu ao recordar alguns livros infantis que fizeram parte da minha infância e constatar que durante a trajetória escolar não tive acesso a personagens negras, mesmo residindo e estudando em local com forte influência africana e afro-brasileira. Optamos pela pesquisa qualitativa que utiliza o estudo de caso como principal variação metodológica. Na realização do trabalho de campo, a técnica da observação participante se apresenta como procedimento de coleta de dados. A interpretação e análise das imagens e textos produzidos pelas estudantes são fonte de evidências que se somam a proposições teóricas. O referencial teórico buscou na história da literatura infantil (ZILBERMAN, 2003; LAJOLO, 2010; OLIVEIRA, 2003) dialogar com a literatura na temática da cultura africana e afro-brasileira (DEBUS, 2017), aprofundando o conhecimento nas reivindicações históricas diante do racismo no Brasil (MUNANGA, 2008, 2016) e superação do racismo no cotidiano escolar e na sociedade (GOMES, 2008, 2017; CAVALLEIRO, 2001). As reflexões apontam para a valorização dos padrões estéticos de beleza eurocêntricos, corpo, cabelo e cor da pele estabelecidos e valorizados na sociedade ocidental. Identificamos como principal categoria de análise a ambivalência proposta por Homi Bhabha (1998), representada em grande parte das imagens e textos. Diante de tantas complexidades, o estudo sinaliza outros caminhos, outras vozes literárias femininas na literatura infantil contemporânea na dimensão poética, estética e cotidiana.
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O objetivo geral deste estudo concentra-se em compreender como as meninas, estudantes de uma escola pública localizada em Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ) Machadinha em Quissamã/RJ –, percebem a narrativa da obra infantil “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado. Os objetivos específicos, por sua vez, consistem em identificar a existência de termos na narrativa da obra infantil que promovem o mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento; analisar a representação sobre menina negra a partir das ilustrações da referida obra nas edições publicadas nas décadas de 1980 e 2010; e refletir sobre o processo de construção de identidade em meninas negras a partir da análise dos textos e imagens produzidos em roda de conversa literária pelas estudantes. O interesse surgiu ao recordar alguns livros infantis que fizeram parte da minha infância e constatar que durante a trajetória escolar não tive acesso a personagens negras, mesmo residindo e estudando em local com forte influência africana e afro-brasileira. Optamos pela pesquisa qualitativa que utiliza o estudo de caso como principal variação metodológica. Na realização do trabalho de campo, a técnica da observação participante se apresenta como procedimento de coleta de dados. A interpretação e análise das imagens e textos produzidos pelas estudantes são fonte de evidências que se somam a proposições teóricas. O referencial teórico buscou na história da literatura infantil (ZILBERMAN, 2003; LAJOLO, 2010; OLIVEIRA, 2003) dialogar com a literatura na temática da cultura africana e afro-brasileira (DEBUS, 2017), aprofundando o conhecimento nas reivindicações históricas diante do racismo no Brasil (MUNANGA, 2008, 2016) e superação do racismo no cotidiano escolar e na sociedade (GOMES, 2008, 2017; CAVALLEIRO, 2001). As reflexões apontam para a valorização dos padrões estéticos de beleza eurocêntricos, corpo, cabelo e cor da pele estabelecidos e valorizados na sociedade ocidental. Identificamos como principal categoria de análise a ambivalência proposta por Homi Bhabha (1998), representada em grande parte das imagens e textos. Diante de tantas complexidades, o estudo sinaliza outros caminhos, outras vozes literárias femininas na literatura infantil contemporânea na dimensão poética, estética e cotidiana.The research entitled The process of building the identity of black girls: A look at the children's book “Pretty Girl from the Ribbon Tie”, by Ana Maria Machado, is linked to the concentration area “Studies of the Daily Life of Popular Education” of the Postgraduate Program in Education from the Fluminense Federal University (PPGE/UFF)), in dialogue with the Afro-Brazilian and Indigenous Studies and Research Center of the State University of North Fluminense Darcy Ribeiro (NEABI/UENF). The general objective of this study focuses on understanding how the girls, students of a public school located in the Remanescente de Quilombo Community (CRQ) Machadinha in Quissamã/RJ, perceive the narrative of the children's work “Pretty Girl of the Ribbon Loop”, by Ana Maria Machado. The specific objectives, in turn, consist of identifying the existence of terms present in the narrative of the children's work that promote the myth of racial democracy and the whitening ideology, analyzing the representation of a black girl from the illustrations of that work in the editions published in 1980s and 2010s and reflect on the construction of ethnic-racial identity of black girls in the analysis of texts and images produced in a literary conversation circle by the students. The interest came from remembering some children's books that were part of my childhood and noticing that during my school career I had no access to black characters, even though I lived and studied in a place with strong African and Afro-Brazilian influence. We opted for qualitative research that uses the case study as the main methodological variation. In carrying out the field work, the technique of participant observation is presented as a data collection procedure. The interpretation and analysis of images and texts produced by the students are a source of evidence that add to theoretical propositions. The theoretical framework sought in the history of children's literature (ZILBERMAN, 2003; LAJOLO, 2010, OLIVEIRA, 2003), to dialogue with literature on the theme of African and Afro-Brazilian culture (DEBUS, 2017), deepening knowledge in the historical claims against racism in Brazil (MURANGA, 2008, 2016) and overcoming racism in everyday school life and in society (GOMES, 2008, 2017; CAVALLEIRO, 2001). Among the conclusions, we point to the central literary discourse, beauty of the black girl. However, the aesthetic standards of beauty, body, hair and skin color established and valued in Western society are Eurocentric, which indicates a conflict in the process of building a black identity. It is noteworthy that the study signals other paths, other female literary voices in the poetic, aesthetic and everyday dimension.159f.NiteróiAraújo, Margareth Martins deAraujo, Débora Cristina deMello, Marisol Barenco deReis, Maria Clareth GonçalvesSantos, Ester Mascarenhas dos2021-12-06T17:34:31Z2021-12-06T17:34:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Ester Mascarenhas dos. O processo de construção de identidade de meninas negras: um olhar sobre o livro infantil "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado. 2021. 159f. 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