Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: CAVALCANTE, José Luiz.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
Resumo: Este trabalho busca relatar algumas atividades desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio Noturno (1ª série), pertencente à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. As atividades apresentadas neste texto ocorreram no segundo semestre de 2012, em uma escola da rede estadual do estado da Paraíba, tal turma era constituída de 09 (nove) alunos, sendo 03 (três) mulheres e 06 (seis) homens. As atividades foram pensadas tomando como norte, alguns contextos sócio–político–culturais, os relacionando com o que se é proposto em pesquisas inseridas na Educação Matemática Crítica, o que caracterizou tais atividades como problematizadoras, nos permitindo trilhar por perspectivas como a proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. O desenrolar das atividades e também o envolvimento da turma nos possibilitou reconceituar várias questões como: Por que se ensinar Matemática atualmente? Como elucidar as funções política, social e transformadora dessa ciência? Como ocorrem suas relações com o nosso cotidiano.
id UFCG_54cdf255ab3decd391e2ea83b32628e2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35988
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.Critical Mathematics Education: an application in the classroom using problematizing situations as a resource in proposing, formulating and exploring mathematical problems.Educação Matemática CríticaProblematização - ensino de matemáticaMatemática - ensinoProposição e formulação de problemas - matemáticaContextos sócio-político-culturais - ensino de matemáticaEducação de Jovens e AdultosEnsino Médio Noturno - MatemáticaCritical Mathematics EducationProblematization - mathematics teachingMathematics - teachingProposing and formulating problems - mathematicsSocio-political-cultural contexts - mathematics teachingYouth and Adult EducationEvening High School - MathematicsEducação.Este trabalho busca relatar algumas atividades desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio Noturno (1ª série), pertencente à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. As atividades apresentadas neste texto ocorreram no segundo semestre de 2012, em uma escola da rede estadual do estado da Paraíba, tal turma era constituída de 09 (nove) alunos, sendo 03 (três) mulheres e 06 (seis) homens. As atividades foram pensadas tomando como norte, alguns contextos sócio–político–culturais, os relacionando com o que se é proposto em pesquisas inseridas na Educação Matemática Crítica, o que caracterizou tais atividades como problematizadoras, nos permitindo trilhar por perspectivas como a proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. O desenrolar das atividades e também o envolvimento da turma nos possibilitou reconceituar várias questões como: Por que se ensinar Matemática atualmente? Como elucidar as funções política, social e transformadora dessa ciência? Como ocorrem suas relações com o nosso cotidiano.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20132024-06-10T17:41:22Z2024-06-102024-06-10T17:41:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; CAVALCANTE, José Luiz. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba - PR. Anais [...] Curitiba, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988porCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, José Luiz.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-10T17:41:46Zoai:localhost:riufcg/35988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-10T17:41:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
Critical Mathematics Education: an application in the classroom using problematizing situations as a resource in proposing, formulating and exploring mathematical problems.
title Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
spellingShingle Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Educação Matemática Crítica
Problematização - ensino de matemática
Matemática - ensino
Proposição e formulação de problemas - matemática
Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio Noturno - Matemática
Critical Mathematics Education
Problematization - mathematics teaching
Mathematics - teaching
Proposing and formulating problems - mathematics
Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching
Youth and Adult Education
Evening High School - Mathematics
Educação.
title_short Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
title_full Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
title_fullStr Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
title_full_unstemmed Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
title_sort Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
author CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_facet CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, José Luiz.
author_role author
author2 CAVALCANTE, José Luiz.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, José Luiz.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Problematização - ensino de matemática
Matemática - ensino
Proposição e formulação de problemas - matemática
Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio Noturno - Matemática
Critical Mathematics Education
Problematization - mathematics teaching
Mathematics - teaching
Proposing and formulating problems - mathematics
Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching
Youth and Adult Education
Evening High School - Mathematics
Educação.
topic Educação Matemática Crítica
Problematização - ensino de matemática
Matemática - ensino
Proposição e formulação de problemas - matemática
Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio Noturno - Matemática
Critical Mathematics Education
Problematization - mathematics teaching
Mathematics - teaching
Proposing and formulating problems - mathematics
Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching
Youth and Adult Education
Evening High School - Mathematics
Educação.
description Este trabalho busca relatar algumas atividades desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio Noturno (1ª série), pertencente à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. As atividades apresentadas neste texto ocorreram no segundo semestre de 2012, em uma escola da rede estadual do estado da Paraíba, tal turma era constituída de 09 (nove) alunos, sendo 03 (três) mulheres e 06 (seis) homens. As atividades foram pensadas tomando como norte, alguns contextos sócio–político–culturais, os relacionando com o que se é proposto em pesquisas inseridas na Educação Matemática Crítica, o que caracterizou tais atividades como problematizadoras, nos permitindo trilhar por perspectivas como a proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. O desenrolar das atividades e também o envolvimento da turma nos possibilitou reconceituar várias questões como: Por que se ensinar Matemática atualmente? Como elucidar as funções política, social e transformadora dessa ciência? Como ocorrem suas relações com o nosso cotidiano.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2024-06-10T17:41:22Z
2024-06-10
2024-06-10T17:41:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; CAVALCANTE, José Luiz. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba - PR. Anais [...] Curitiba, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
identifier_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; CAVALCANTE, José Luiz. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba - PR. Anais [...] Curitiba, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623922315264