A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIX, Tânia Maria Dias.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227
Resumo: Considerando o rádio não só como meio de comunicação de massa importante para divulgação da informação, superando expectativas de extinção devido a características que lhe são peculiares e, ainda, como eficiente estratégia didática no meio educacional, mas, também, como mídia radiofônica favorável a sua utilização no estudo, análise e produção linguística dos gêneros textuais orais, é que se propõe o presente estudo cujo objetivo é compreender a utilização da rádio-escola como recurso midiático no desenvolvimento de atividades que envolvam a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. A abordagem metodológica proposta para este trabalho é de natureza qualitativa fundamentada por autores como Bogdon e Binklen (1994); Oliveira (2014) por meio do método de observação não participante e entrevista através de questionário. Esta pesquisa tem como aporte teórico Almeida (2012), Antunes (2003), Araújo e Silva (2013), Alves (2007), Baltar (2012), Cagliari(2007), Consani (2007), Gomes (2009), Milanez(1993), Sancho (2006), Schnewly e Dolz (2004), Teixeira (2016) e Torres (2014). Os resultados apontaram para o fato de que mesmo sendo considerada nos meios de comunicação como uma mídia de fácil manuseio técnico e estando presente na escola com os equipamentos básicos que a compõem, a mídia rádio, denominada como rádio-escola, ainda não é utilizada pelos professores na sua totalidade como recurso facilitador para a produção e divulgação dos gêneros textuais orais. Confirmando o que adverte Sancho (2006) para o fracasso na incorporação às aulas de cada um dos meios de comunicação, pois o trabalho com a comunicação além de favorecer a linguagem oral e verbal acrescentam outros conhecimentos. Os resultados apontam para a necessidade de planejar melhor o processo de ensino e aprendizagem dos gêneros textuais a partir da integração dessa mídia à sala de aula. A partir desse resultado, propõe-se aqui um conjunto de atividades de leitura e produção de gêneros textuais orais para serem desenvolvidas com alunos do 7º ano do ensino fundamental tendo como ferramenta didático-pedagógica a mídia rádio-escola.
id UFCG_54d3558533c04a7424c55f9b971ca1e3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/227
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.Radio Escola as a pedagogical tool: orality in Portuguese language classes in elementary school.Língua portuguesaRádio escolaGêneros textuaisOralidadePortuguese languageOralitySchool radioTextual genresLetras.Considerando o rádio não só como meio de comunicação de massa importante para divulgação da informação, superando expectativas de extinção devido a características que lhe são peculiares e, ainda, como eficiente estratégia didática no meio educacional, mas, também, como mídia radiofônica favorável a sua utilização no estudo, análise e produção linguística dos gêneros textuais orais, é que se propõe o presente estudo cujo objetivo é compreender a utilização da rádio-escola como recurso midiático no desenvolvimento de atividades que envolvam a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. A abordagem metodológica proposta para este trabalho é de natureza qualitativa fundamentada por autores como Bogdon e Binklen (1994); Oliveira (2014) por meio do método de observação não participante e entrevista através de questionário. Esta pesquisa tem como aporte teórico Almeida (2012), Antunes (2003), Araújo e Silva (2013), Alves (2007), Baltar (2012), Cagliari(2007), Consani (2007), Gomes (2009), Milanez(1993), Sancho (2006), Schnewly e Dolz (2004), Teixeira (2016) e Torres (2014). Os resultados apontaram para o fato de que mesmo sendo considerada nos meios de comunicação como uma mídia de fácil manuseio técnico e estando presente na escola com os equipamentos básicos que a compõem, a mídia rádio, denominada como rádio-escola, ainda não é utilizada pelos professores na sua totalidade como recurso facilitador para a produção e divulgação dos gêneros textuais orais. Confirmando o que adverte Sancho (2006) para o fracasso na incorporação às aulas de cada um dos meios de comunicação, pois o trabalho com a comunicação além de favorecer a linguagem oral e verbal acrescentam outros conhecimentos. Os resultados apontam para a necessidade de planejar melhor o processo de ensino e aprendizagem dos gêneros textuais a partir da integração dessa mídia à sala de aula. A partir desse resultado, propõe-se aqui um conjunto de atividades de leitura e produção de gêneros textuais orais para serem desenvolvidas com alunos do 7º ano do ensino fundamental tendo como ferramenta didático-pedagógica a mídia rádio-escola.Considering the radio not only as an important means of mass communication for disseminating information and media, but also as a favorable radio media to use in the study, analysis and linguistic production of oral genres, is that proposes the present study whose goal is to understand the use of radio-school as a media resource in the development of activities involving oral communication in Portuguese Language classes in elementary school. The methodological approach to this work is qualitative founded by authors such as Bogdon and Binklen (1994); Oliveira (2014) through the non-participant and interview through questionnaire method of observation. This research has the theoretical basis Almeida (2012), Antunes (2003), Araújo e Silva (2013), Alves (2007), Baltar (2012), Cagliari (2007), Consani (2007), Gomes (2009), Milanez ( 1993), Sancho (2006), Schnewly and Dolz (2004), Teixeira (2016) and Torres (2014). The results pointed to the fact that even being considered in the media as an easy technical handling media and being present at school with basic equipment that compose the radio media, referred to as radio school, is not used by teachers in their entirety as a facilitator resource for the production and dissemination of oral genres. Confirming the warning Sancho (2006) for failure to incorporate the lessons of each of the media, for work with communication in addition to promoting the oral and verbal language add other knowledge. The results point to the need a better plan the teaching and learning of genres from the integration of this media into the classroom. From this result, it is proposed here a set of reading and production of oral genres to be developed with students from the 7th grade of elementary school having as didactic and pedagogical tool to radio school media.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLEGÁRIO, Maria da Luz.OLEGÁRIO, Maria da Luz.http://lattes.cnpq.br/0643525641386157MELO, Maria Vanice Lacerda de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.FELIX, Tânia Maria Dias.20162018-01-08T17:05:43Z2018-01-082018-01-08T17:05:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227FELIX, Tânia Maria Dias. A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T19:02:39Zoai:localhost:riufcg/227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T19:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.
Radio Escola as a pedagogical tool: orality in Portuguese language classes in elementary school.
title A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.
spellingShingle A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.
FELIX, Tânia Maria Dias.
Língua portuguesa
Rádio escola
Gêneros textuais
Oralidade
Portuguese language
Orality
School radio
Textual genres
Letras.
title_short A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.
title_full A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.
title_fullStr A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.
title_full_unstemmed A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.
title_sort A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.
author FELIX, Tânia Maria Dias.
author_facet FELIX, Tânia Maria Dias.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLEGÁRIO, Maria da Luz.
OLEGÁRIO, Maria da Luz.
http://lattes.cnpq.br/0643525641386157
MELO, Maria Vanice Lacerda de.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIX, Tânia Maria Dias.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Rádio escola
Gêneros textuais
Oralidade
Portuguese language
Orality
School radio
Textual genres
Letras.
topic Língua portuguesa
Rádio escola
Gêneros textuais
Oralidade
Portuguese language
Orality
School radio
Textual genres
Letras.
description Considerando o rádio não só como meio de comunicação de massa importante para divulgação da informação, superando expectativas de extinção devido a características que lhe são peculiares e, ainda, como eficiente estratégia didática no meio educacional, mas, também, como mídia radiofônica favorável a sua utilização no estudo, análise e produção linguística dos gêneros textuais orais, é que se propõe o presente estudo cujo objetivo é compreender a utilização da rádio-escola como recurso midiático no desenvolvimento de atividades que envolvam a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. A abordagem metodológica proposta para este trabalho é de natureza qualitativa fundamentada por autores como Bogdon e Binklen (1994); Oliveira (2014) por meio do método de observação não participante e entrevista através de questionário. Esta pesquisa tem como aporte teórico Almeida (2012), Antunes (2003), Araújo e Silva (2013), Alves (2007), Baltar (2012), Cagliari(2007), Consani (2007), Gomes (2009), Milanez(1993), Sancho (2006), Schnewly e Dolz (2004), Teixeira (2016) e Torres (2014). Os resultados apontaram para o fato de que mesmo sendo considerada nos meios de comunicação como uma mídia de fácil manuseio técnico e estando presente na escola com os equipamentos básicos que a compõem, a mídia rádio, denominada como rádio-escola, ainda não é utilizada pelos professores na sua totalidade como recurso facilitador para a produção e divulgação dos gêneros textuais orais. Confirmando o que adverte Sancho (2006) para o fracasso na incorporação às aulas de cada um dos meios de comunicação, pois o trabalho com a comunicação além de favorecer a linguagem oral e verbal acrescentam outros conhecimentos. Os resultados apontam para a necessidade de planejar melhor o processo de ensino e aprendizagem dos gêneros textuais a partir da integração dessa mídia à sala de aula. A partir desse resultado, propõe-se aqui um conjunto de atividades de leitura e produção de gêneros textuais orais para serem desenvolvidas com alunos do 7º ano do ensino fundamental tendo como ferramenta didático-pedagógica a mídia rádio-escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-01-08T17:05:43Z
2018-01-08
2018-01-08T17:05:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227
FELIX, Tânia Maria Dias. A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227
identifier_str_mv FELIX, Tânia Maria Dias. A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744348437282816