Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900 |
Resumo: | Na cultura ocidental, de um modo geral, há grande valorização do letramento escolar, de forma que é possível observar que a maioria das famílias organiza suas práticas cotidianas em torno da formação escolar de seus membros, de seus filhos/as. Por outro lado, as instituições escolares responsáveis pelo letramento escolar reclamam de que grande parte de seu público não tem assistência familiar, no sentido de contribuir para a formação educativa de seus filhos/as. |
id |
UFCG_556316071ac38a16b17a3cbe1867987a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29900 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?Family literacy and school literacy: complementary or interdependent relationships?Letramento familiarLetramento escolarFamília e escolaEscola e famíliaAnálise do discurso críticaTeoria social do letramentoLetramentos sociaisFamília e letramento familiarEscola e letramento escolarPesquisa qualitativa e método etnográficoMétodo etnográficoPesquisa qualitativa etnográficaFamily literacySchool literacyFamily and schoolSchool and familyCritical Discourse AnalysisSocial theory of literacySocial literaciesFamily and family literacySchool and school literacyQualitative research and ethnographic methodEthnographic methodEthnographic qualitative researchAlphabétisation familialeAlphabétisation scolaireFamille et écoleÉcole et familleAnalyse critique du discoursThéorie sociale de l'alphabétisationLittératie socialeFamille et alphabétisation familialeL'école et l'alphabétisation scolaireRecherche qualitative et méthode ethnographiqueMéthode ethnographiqueRecherche qualitative ethnographiqueAlfabetización familiarAlfabetización escolarFamilia y escuelaEscuela y familiaAnálisis crítico del discursoTeoría social de la alfabetizaciónAlfabetizaciones socialesFamilia y alfabetización familiarEscuela y alfabetización escolarInvestigación cualitativa y método etnográficoMétodo etnográficoInvestigación cualitativa etnográficaLinguísticaNa cultura ocidental, de um modo geral, há grande valorização do letramento escolar, de forma que é possível observar que a maioria das famílias organiza suas práticas cotidianas em torno da formação escolar de seus membros, de seus filhos/as. Por outro lado, as instituições escolares responsáveis pelo letramento escolar reclamam de que grande parte de seu público não tem assistência familiar, no sentido de contribuir para a formação educativa de seus filhos/as.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-05-22T17:30:01Z2023-05-222023-05-22T17:30:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-09-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900porMOURA, Adriana Sidralle Rolim.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-22T17:30:49Zoai:localhost:riufcg/29900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-22T17:30:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? Family literacy and school literacy: complementary or interdependent relationships? |
title |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? |
spellingShingle |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? MOURA, Adriana Sidralle Rolim. Letramento familiar Letramento escolar Família e escola Escola e família Análise do discurso crítica Teoria social do letramento Letramentos sociais Família e letramento familiar Escola e letramento escolar Pesquisa qualitativa e método etnográfico Método etnográfico Pesquisa qualitativa etnográfica Family literacy School literacy Family and school School and family Critical Discourse Analysis Social theory of literacy Social literacies Family and family literacy School and school literacy Qualitative research and ethnographic method Ethnographic method Ethnographic qualitative research Alphabétisation familiale Alphabétisation scolaire Famille et école École et famille Analyse critique du discours Théorie sociale de l'alphabétisation Littératie sociale Famille et alphabétisation familiale L'école et l'alphabétisation scolaire Recherche qualitative et méthode ethnographique Méthode ethnographique Recherche qualitative ethnographique Alfabetización familiar Alfabetización escolar Familia y escuela Escuela y familia Análisis crítico del discurso Teoría social de la alfabetización Alfabetizaciones sociales Familia y alfabetización familiar Escuela y alfabetización escolar Investigación cualitativa y método etnográfico Método etnográfico Investigación cualitativa etnográfica Linguística |
title_short |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? |
title_full |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? |
title_fullStr |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? |
title_full_unstemmed |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? |
title_sort |
Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? |
author |
MOURA, Adriana Sidralle Rolim. |
author_facet |
MOURA, Adriana Sidralle Rolim. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Adriana Sidralle Rolim. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento familiar Letramento escolar Família e escola Escola e família Análise do discurso crítica Teoria social do letramento Letramentos sociais Família e letramento familiar Escola e letramento escolar Pesquisa qualitativa e método etnográfico Método etnográfico Pesquisa qualitativa etnográfica Family literacy School literacy Family and school School and family Critical Discourse Analysis Social theory of literacy Social literacies Family and family literacy School and school literacy Qualitative research and ethnographic method Ethnographic method Ethnographic qualitative research Alphabétisation familiale Alphabétisation scolaire Famille et école École et famille Analyse critique du discours Théorie sociale de l'alphabétisation Littératie sociale Famille et alphabétisation familiale L'école et l'alphabétisation scolaire Recherche qualitative et méthode ethnographique Méthode ethnographique Recherche qualitative ethnographique Alfabetización familiar Alfabetización escolar Familia y escuela Escuela y familia Análisis crítico del discurso Teoría social de la alfabetización Alfabetizaciones sociales Familia y alfabetización familiar Escuela y alfabetización escolar Investigación cualitativa y método etnográfico Método etnográfico Investigación cualitativa etnográfica Linguística |
topic |
Letramento familiar Letramento escolar Família e escola Escola e família Análise do discurso crítica Teoria social do letramento Letramentos sociais Família e letramento familiar Escola e letramento escolar Pesquisa qualitativa e método etnográfico Método etnográfico Pesquisa qualitativa etnográfica Family literacy School literacy Family and school School and family Critical Discourse Analysis Social theory of literacy Social literacies Family and family literacy School and school literacy Qualitative research and ethnographic method Ethnographic method Ethnographic qualitative research Alphabétisation familiale Alphabétisation scolaire Famille et école École et famille Analyse critique du discours Théorie sociale de l'alphabétisation Littératie sociale Famille et alphabétisation familiale L'école et l'alphabétisation scolaire Recherche qualitative et méthode ethnographique Méthode ethnographique Recherche qualitative ethnographique Alfabetización familiar Alfabetización escolar Familia y escuela Escuela y familia Análisis crítico del discurso Teoría social de la alfabetización Alfabetizaciones sociales Familia y alfabetización familiar Escuela y alfabetización escolar Investigación cualitativa y método etnográfico Método etnográfico Investigación cualitativa etnográfica Linguística |
description |
Na cultura ocidental, de um modo geral, há grande valorização do letramento escolar, de forma que é possível observar que a maioria das famílias organiza suas práticas cotidianas em torno da formação escolar de seus membros, de seus filhos/as. Por outro lado, as instituições escolares responsáveis pelo letramento escolar reclamam de que grande parte de seu público não tem assistência familiar, no sentido de contribuir para a formação educativa de seus filhos/as. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-05-22T17:30:01Z 2023-05-22 2023-05-22T17:30:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900 ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-09-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900 |
identifier_str_mv |
ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-09-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744577772388352 |