Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900
Resumo: Na cultura ocidental, de um modo geral, há grande valorização do letramento escolar, de forma que é possível observar que a maioria das famílias organiza suas práticas cotidianas em torno da formação escolar de seus membros, de seus filhos/as. Por outro lado, as instituições escolares responsáveis pelo letramento escolar reclamam de que grande parte de seu público não tem assistência familiar, no sentido de contribuir para a formação educativa de seus filhos/as.
id UFCG_556316071ac38a16b17a3cbe1867987a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29900
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?Family literacy and school literacy: complementary or interdependent relationships?Letramento familiarLetramento escolarFamília e escolaEscola e famíliaAnálise do discurso críticaTeoria social do letramentoLetramentos sociaisFamília e letramento familiarEscola e letramento escolarPesquisa qualitativa e método etnográficoMétodo etnográficoPesquisa qualitativa etnográficaFamily literacySchool literacyFamily and schoolSchool and familyCritical Discourse AnalysisSocial theory of literacySocial literaciesFamily and family literacySchool and school literacyQualitative research and ethnographic methodEthnographic methodEthnographic qualitative researchAlphabétisation familialeAlphabétisation scolaireFamille et écoleÉcole et familleAnalyse critique du discoursThéorie sociale de l'alphabétisationLittératie socialeFamille et alphabétisation familialeL'école et l'alphabétisation scolaireRecherche qualitative et méthode ethnographiqueMéthode ethnographiqueRecherche qualitative ethnographiqueAlfabetización familiarAlfabetización escolarFamilia y escuelaEscuela y familiaAnálisis crítico del discursoTeoría social de la alfabetizaciónAlfabetizaciones socialesFamilia y alfabetización familiarEscuela y alfabetización escolarInvestigación cualitativa y método etnográficoMétodo etnográficoInvestigación cualitativa etnográficaLinguísticaNa cultura ocidental, de um modo geral, há grande valorização do letramento escolar, de forma que é possível observar que a maioria das famílias organiza suas práticas cotidianas em torno da formação escolar de seus membros, de seus filhos/as. Por outro lado, as instituições escolares responsáveis pelo letramento escolar reclamam de que grande parte de seu público não tem assistência familiar, no sentido de contribuir para a formação educativa de seus filhos/as.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-05-22T17:30:01Z2023-05-222023-05-22T17:30:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-09-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900porMOURA, Adriana Sidralle Rolim.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-22T17:30:49Zoai:localhost:riufcg/29900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-22T17:30:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
Family literacy and school literacy: complementary or interdependent relationships?
title Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
spellingShingle Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
Letramento familiar
Letramento escolar
Família e escola
Escola e família
Análise do discurso crítica
Teoria social do letramento
Letramentos sociais
Família e letramento familiar
Escola e letramento escolar
Pesquisa qualitativa e método etnográfico
Método etnográfico
Pesquisa qualitativa etnográfica
Family literacy
School literacy
Family and school
School and family
Critical Discourse Analysis
Social theory of literacy
Social literacies
Family and family literacy
School and school literacy
Qualitative research and ethnographic method
Ethnographic method
Ethnographic qualitative research
Alphabétisation familiale
Alphabétisation scolaire
Famille et école
École et famille
Analyse critique du discours
Théorie sociale de l'alphabétisation
Littératie sociale
Famille et alphabétisation familiale
L'école et l'alphabétisation scolaire
Recherche qualitative et méthode ethnographique
Méthode ethnographique
Recherche qualitative ethnographique
Alfabetización familiar
Alfabetización escolar
Familia y escuela
Escuela y familia
Análisis crítico del discurso
Teoría social de la alfabetización
Alfabetizaciones sociales
Familia y alfabetización familiar
Escuela y alfabetización escolar
Investigación cualitativa y método etnográfico
Método etnográfico
Investigación cualitativa etnográfica
Linguística
title_short Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
title_full Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
title_fullStr Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
title_full_unstemmed Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
title_sort Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência?
author MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
author_facet MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento familiar
Letramento escolar
Família e escola
Escola e família
Análise do discurso crítica
Teoria social do letramento
Letramentos sociais
Família e letramento familiar
Escola e letramento escolar
Pesquisa qualitativa e método etnográfico
Método etnográfico
Pesquisa qualitativa etnográfica
Family literacy
School literacy
Family and school
School and family
Critical Discourse Analysis
Social theory of literacy
Social literacies
Family and family literacy
School and school literacy
Qualitative research and ethnographic method
Ethnographic method
Ethnographic qualitative research
Alphabétisation familiale
Alphabétisation scolaire
Famille et école
École et famille
Analyse critique du discours
Théorie sociale de l'alphabétisation
Littératie sociale
Famille et alphabétisation familiale
L'école et l'alphabétisation scolaire
Recherche qualitative et méthode ethnographique
Méthode ethnographique
Recherche qualitative ethnographique
Alfabetización familiar
Alfabetización escolar
Familia y escuela
Escuela y familia
Análisis crítico del discurso
Teoría social de la alfabetización
Alfabetizaciones sociales
Familia y alfabetización familiar
Escuela y alfabetización escolar
Investigación cualitativa y método etnográfico
Método etnográfico
Investigación cualitativa etnográfica
Linguística
topic Letramento familiar
Letramento escolar
Família e escola
Escola e família
Análise do discurso crítica
Teoria social do letramento
Letramentos sociais
Família e letramento familiar
Escola e letramento escolar
Pesquisa qualitativa e método etnográfico
Método etnográfico
Pesquisa qualitativa etnográfica
Family literacy
School literacy
Family and school
School and family
Critical Discourse Analysis
Social theory of literacy
Social literacies
Family and family literacy
School and school literacy
Qualitative research and ethnographic method
Ethnographic method
Ethnographic qualitative research
Alphabétisation familiale
Alphabétisation scolaire
Famille et école
École et famille
Analyse critique du discours
Théorie sociale de l'alphabétisation
Littératie sociale
Famille et alphabétisation familiale
L'école et l'alphabétisation scolaire
Recherche qualitative et méthode ethnographique
Méthode ethnographique
Recherche qualitative ethnographique
Alfabetización familiar
Alfabetización escolar
Familia y escuela
Escuela y familia
Análisis crítico del discurso
Teoría social de la alfabetización
Alfabetizaciones sociales
Familia y alfabetización familiar
Escuela y alfabetización escolar
Investigación cualitativa y método etnográfico
Método etnográfico
Investigación cualitativa etnográfica
Linguística
description Na cultura ocidental, de um modo geral, há grande valorização do letramento escolar, de forma que é possível observar que a maioria das famílias organiza suas práticas cotidianas em torno da formação escolar de seus membros, de seus filhos/as. Por outro lado, as instituições escolares responsáveis pelo letramento escolar reclamam de que grande parte de seu público não tem assistência familiar, no sentido de contribuir para a formação educativa de seus filhos/as.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-05-22T17:30:01Z
2023-05-22
2023-05-22T17:30:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900
ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-09-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900
identifier_str_mv ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. Letramento familiar e letramento escolar: relações de complementaridade ou interdependência? Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-09-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744577772388352