O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Adriana Farias do.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.nascimento2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral, produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia, através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. No que refere-se aos objetivos específicos o trabalho apresentou a seguinte configuração: realizar uma pesquisa bibliográfica referente ao ensino de Sociologia, o ensino de Sociologia e sua relação com alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos, metodologias no ensino de Sociologia, jogos pedagógicos como recurso didático, aprendizagem mediadora e cultura no âmbito do ensino de Sociologia; caracterizar o ambiente escolar e sujeitos da pesquisa; descrever o processo da produção do jogo pedagógico; relatar a experimentação do jogo pedagógico, caracterizando as etapas da mediação pedagógica no âmbito da pesquisa-ação no contexto escolar; verificar como o jogo poderá potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da mediação da temática cultura, na aula de Sociologia; identificar como a experimentação do jogo pedagógico Balaio Sociológico Cultural poderá contribuir para a interação entre alunos surdos e ouvintes na aula de Sociologia, e como pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina no Ensino Médio. No tocante ao referencial teórico do ensino de Sociologia adotaram-se os estudos de Silva (2007), Sarandy (2011), entre outros; já no que se refere à educação de surdos utilizou Soares e Lacerda (2004), Dorziat (2011). Os teóricos utilizados para apresentar os jogos didáticos dentre outros foram: Piletti (2006), Huizinga (2007); e para omplementar o referencial teórico discorreu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos a luz dos estudos de Bourdieu (1998) e Carneiro (2015). O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Integral de José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação e pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa foram alunos surdos e ouvintes da EJA. A técnica utilizada na pesquisa foi a observação participante, e o instrumento da pesquisa utilizado foram o diário de campo, questionário e roda de conversa. A técnica de análise de dados consistiu em análise de conteúdo e analise comparativa, tendo em vista que avaliou-se antes e após a aplicação do jogo. A avaliação do processo de aplicação do jogo ocorreu por meio da construção dos roteiros de questionário e da roda de conversa. Neste sentido a pesquisa foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final, verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e senso crítico.
id UFCG_570989a93e702702f343a837e01b19d3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12948
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.The didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students through mediation in the education of young people and adults.Ensino de sociologiaJogo didático - sociologiaProcesso de ensino-aprendizagemPesquisa-açãoPesquisa AçãoRecursos didáticos - SociologiaEducação inclusivaEducação especialEducação de surdosIntegração surdos ouvintesSurdos e jogos pedagógicosMediação pedagógicaSociology teachingEducational game - sociologyTeaching-learning processAction ResearchDidactic resources - sociologyEducação de jovens e adultos - EJAYouth and adult educationDeaf educationInclusive educationDeaf and educational gamesPedagogical mediationJuego educativo - sociologíaJeu éducatif - sociologieIntégration entre sourds et entendantsRessources pédagogiques - SociologieRecursos didácticos - SociologíaJeux sourds et éducatifsEducaçãoSociologiaA presente pesquisa tem por objetivo geral, produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia, através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. No que refere-se aos objetivos específicos o trabalho apresentou a seguinte configuração: realizar uma pesquisa bibliográfica referente ao ensino de Sociologia, o ensino de Sociologia e sua relação com alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos, metodologias no ensino de Sociologia, jogos pedagógicos como recurso didático, aprendizagem mediadora e cultura no âmbito do ensino de Sociologia; caracterizar o ambiente escolar e sujeitos da pesquisa; descrever o processo da produção do jogo pedagógico; relatar a experimentação do jogo pedagógico, caracterizando as etapas da mediação pedagógica no âmbito da pesquisa-ação no contexto escolar; verificar como o jogo poderá potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da mediação da temática cultura, na aula de Sociologia; identificar como a experimentação do jogo pedagógico Balaio Sociológico Cultural poderá contribuir para a interação entre alunos surdos e ouvintes na aula de Sociologia, e como pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina no Ensino Médio. No tocante ao referencial teórico do ensino de Sociologia adotaram-se os estudos de Silva (2007), Sarandy (2011), entre outros; já no que se refere à educação de surdos utilizou Soares e Lacerda (2004), Dorziat (2011). Os teóricos utilizados para apresentar os jogos didáticos dentre outros foram: Piletti (2006), Huizinga (2007); e para omplementar o referencial teórico discorreu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos a luz dos estudos de Bourdieu (1998) e Carneiro (2015). O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Integral de José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação e pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa foram alunos surdos e ouvintes da EJA. A técnica utilizada na pesquisa foi a observação participante, e o instrumento da pesquisa utilizado foram o diário de campo, questionário e roda de conversa. A técnica de análise de dados consistiu em análise de conteúdo e analise comparativa, tendo em vista que avaliou-se antes e após a aplicação do jogo. A avaliação do processo de aplicação do jogo ocorreu por meio da construção dos roteiros de questionário e da roda de conversa. Neste sentido a pesquisa foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final, verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e senso crítico.This research has as general objective to produce and experience an inclusive educational game that enhances the teaching-learning process in the Teaching of sociology, through mediation in a classroom with deaf and hearing students in Youth and Adult Education. ; With regard to the specific objectives, this work presented the following objectives: carry out a bibliographic research referring to the Teaching of Sociology, the teaching of Sociology and its relationship with deaf students in Youth and Adult Education, methodologies in the teaching of Sociology, educational games as a teaching resource, mediating learning and culture within the scope of the teaching of Sociology; Characterize the school environment and research individuals; Describe the production process of the educational game; Report the experimentation of the educational game, characterizing the stages of pedagogical mediation within the scope of Action Research in the school context; Check out how the game may enhance the teaching-learning process through the mediation of the theme “culture” in the Sociology class; Identify how the experimentation of the educational game "Balaio Sociológico Cultural" may contribute to the interaction between deaf and hearing students in the Sociology class, and how it may contribute to the teaching-learning process within the scope of this course in high school. Regarding the theoretical framework of the Teaching of Sociology, the studies of Silva (2007), Sarandy (2011), among others, were adopted; as for the education of deaf people, Soares and Lacerda (2004), and Dorziat (2011) were used. The theorists used to present the educational games, among others, were: Piletti (2006), Huizinga (2007); and to finish the theoretical framework, it was discussed about Youth and Adult Education in the light of the studies by Bourdieu (1998) and Carneiro (2015). The research scenario was the State School of Full Time Education José Gonçalves de Queiroz, in the city of Sumé/PB. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through Action-Research and participant research. The research individuals were deaf and hearing students from EJA. The technique used in the research was participant observation, and the research instruments used were the field diary, questionnaire and conversation circle. The data analysis technique consisted of content analysis and comparative analysis, considering that it was evaluated before and after the game application. The evaluation of the game application process occurred through the construction of the scripts for: questionnaire and conversation circle. In this sense, the research was divided into moments of production and experimentation in the academic and school scenarios. At the end, we verified that the use of the educational game can be a possibility to mediate the teaching and learning of Sociology by deaf and hearing students in Youth and Adult Education, since it stimulated creativity, development of perceptions, action sense and critical sense.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399TORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MIRANDA, M. C. G.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420NASCIMENTO, Adriana Farias do.2020-05-132020-06-15T16:17:37Z2020-06-152020-06-15T16:17:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.nascimento2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos. 2020. 120f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:22:37Zoai:localhost:riufcg/12948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:22:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.
The didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students through mediation in the education of young people and adults.
title O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.
spellingShingle O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.
NASCIMENTO, Adriana Farias do.
Ensino de sociologia
Jogo didático - sociologia
Processo de ensino-aprendizagem
Pesquisa-ação
Pesquisa Ação
Recursos didáticos - Sociologia
Educação inclusiva
Educação especial
Educação de surdos
Integração surdos ouvintes
Surdos e jogos pedagógicos
Mediação pedagógica
Sociology teaching
Educational game - sociology
Teaching-learning process
Action Research
Didactic resources - sociology
Educação de jovens e adultos - EJA
Youth and adult education
Deaf education
Inclusive education
Deaf and educational games
Pedagogical mediation
Juego educativo - sociología
Jeu éducatif - sociologie
Intégration entre sourds et entendants
Ressources pédagogiques - Sociologie
Recursos didácticos - Sociología
Jeux sourds et éducatifs
Educação
Sociologia
title_short O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.
title_full O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.
title_fullStr O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.
title_full_unstemmed O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.
title_sort O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.
author NASCIMENTO, Adriana Farias do.
author_facet NASCIMENTO, Adriana Farias do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
TORRES, Denise Xavier.
TORRES, D. X.
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
MIRANDA, M. C. G.
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Adriana Farias do.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Jogo didático - sociologia
Processo de ensino-aprendizagem
Pesquisa-ação
Pesquisa Ação
Recursos didáticos - Sociologia
Educação inclusiva
Educação especial
Educação de surdos
Integração surdos ouvintes
Surdos e jogos pedagógicos
Mediação pedagógica
Sociology teaching
Educational game - sociology
Teaching-learning process
Action Research
Didactic resources - sociology
Educação de jovens e adultos - EJA
Youth and adult education
Deaf education
Inclusive education
Deaf and educational games
Pedagogical mediation
Juego educativo - sociología
Jeu éducatif - sociologie
Intégration entre sourds et entendants
Ressources pédagogiques - Sociologie
Recursos didácticos - Sociología
Jeux sourds et éducatifs
Educação
Sociologia
topic Ensino de sociologia
Jogo didático - sociologia
Processo de ensino-aprendizagem
Pesquisa-ação
Pesquisa Ação
Recursos didáticos - Sociologia
Educação inclusiva
Educação especial
Educação de surdos
Integração surdos ouvintes
Surdos e jogos pedagógicos
Mediação pedagógica
Sociology teaching
Educational game - sociology
Teaching-learning process
Action Research
Didactic resources - sociology
Educação de jovens e adultos - EJA
Youth and adult education
Deaf education
Inclusive education
Deaf and educational games
Pedagogical mediation
Juego educativo - sociología
Jeu éducatif - sociologie
Intégration entre sourds et entendants
Ressources pédagogiques - Sociologie
Recursos didácticos - Sociología
Jeux sourds et éducatifs
Educação
Sociologia
description A presente pesquisa tem por objetivo geral, produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia, através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. No que refere-se aos objetivos específicos o trabalho apresentou a seguinte configuração: realizar uma pesquisa bibliográfica referente ao ensino de Sociologia, o ensino de Sociologia e sua relação com alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos, metodologias no ensino de Sociologia, jogos pedagógicos como recurso didático, aprendizagem mediadora e cultura no âmbito do ensino de Sociologia; caracterizar o ambiente escolar e sujeitos da pesquisa; descrever o processo da produção do jogo pedagógico; relatar a experimentação do jogo pedagógico, caracterizando as etapas da mediação pedagógica no âmbito da pesquisa-ação no contexto escolar; verificar como o jogo poderá potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da mediação da temática cultura, na aula de Sociologia; identificar como a experimentação do jogo pedagógico Balaio Sociológico Cultural poderá contribuir para a interação entre alunos surdos e ouvintes na aula de Sociologia, e como pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina no Ensino Médio. No tocante ao referencial teórico do ensino de Sociologia adotaram-se os estudos de Silva (2007), Sarandy (2011), entre outros; já no que se refere à educação de surdos utilizou Soares e Lacerda (2004), Dorziat (2011). Os teóricos utilizados para apresentar os jogos didáticos dentre outros foram: Piletti (2006), Huizinga (2007); e para omplementar o referencial teórico discorreu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos a luz dos estudos de Bourdieu (1998) e Carneiro (2015). O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Integral de José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação e pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa foram alunos surdos e ouvintes da EJA. A técnica utilizada na pesquisa foi a observação participante, e o instrumento da pesquisa utilizado foram o diário de campo, questionário e roda de conversa. A técnica de análise de dados consistiu em análise de conteúdo e analise comparativa, tendo em vista que avaliou-se antes e após a aplicação do jogo. A avaliação do processo de aplicação do jogo ocorreu por meio da construção dos roteiros de questionário e da roda de conversa. Neste sentido a pesquisa foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final, verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e senso crítico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-13
2020-06-15T16:17:37Z
2020-06-15
2020-06-15T16:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.nascimento2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948
NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos. 2020. 120f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948
url https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.nascimento2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948
identifier_str_mv NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos. 2020. 120f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444455387136