Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36012
Resumo: A proposta desse estudo concentra-se no papel do professor para a utilização do lúdico como um instrumento que não pode ser compreendido apenas como recurso pedagógico que assume um caráter instrumental servindo unicamente para a sistematização de conhecimentos e atingir resultados preestabelecidos. O lúdico deve ser visto como uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento de habilidades na efetivação do ensino aprendizagem e como uma ferramenta essencial que transita o ambiente educacional em que elementos como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. Através da pesquisa bibliográfica, alicerçada nos fundamentos de autores como Piaget, Vygotsky, Friedman e Kishimoto, entre outros. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as contribuições das práticas lúdicas na escola, bem como apresentar o papel do professor como mediador nessas ações. E como objetivos específicos: destacar a importância do brincar no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem; discutir como os professores utilizam da ludicidade para o desenvolvimento da prática educativa; compreender as percepções docentes acerca da ludicidade e averiguar. A presente pesquisa se configura como uma pesquisa de campo que teve um delineamento exploratório e descritivo de cunho qualitativo, utilizando-se da ferramenta entrevista semiestruturada para coletar os dados no lócus da pesquisa, que foi uma escola municipal da cidade de Santa Helena na Paraíba e tendo como participantes três professoras da educação infantil. Assim, as crianças aprendem com mais facilidade e interagem de maneira impressionante umas com as outras e com o professor, usando toda a sua inocência de criança ao brincar para descobrir suas habilidades e competências, além de construir seu próprio conhecimento a criança também expõe de maneira lúdica o seu próprio contexto, onde é possível se fazer uma avaliação de forma mais ampla de cada educando, se pode perceber a sua maior dificuldade e poder agir diretamente para o benefício da formação de cada um. As atividades lúdicas ajudam a construir conhecimentos e ainda proporcionam momentos lúdicos e prazerosos para o desenvolvimento da criança
id UFCG_dea75150f95d64b7b993470c82bedc93
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36012
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.Playful experiences in early childhood education: The role of the teacher.LudicidadeEducação infantilVivência lúdicaPráticas lúdicasDesenvolvimento infantilLúdico - Ensino e aprendizagemPlayfulnessChild educationPlayful experiencePlayful practicesChild developmentPlayful - Teaching and learningEducação.A proposta desse estudo concentra-se no papel do professor para a utilização do lúdico como um instrumento que não pode ser compreendido apenas como recurso pedagógico que assume um caráter instrumental servindo unicamente para a sistematização de conhecimentos e atingir resultados preestabelecidos. O lúdico deve ser visto como uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento de habilidades na efetivação do ensino aprendizagem e como uma ferramenta essencial que transita o ambiente educacional em que elementos como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. Através da pesquisa bibliográfica, alicerçada nos fundamentos de autores como Piaget, Vygotsky, Friedman e Kishimoto, entre outros. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as contribuições das práticas lúdicas na escola, bem como apresentar o papel do professor como mediador nessas ações. E como objetivos específicos: destacar a importância do brincar no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem; discutir como os professores utilizam da ludicidade para o desenvolvimento da prática educativa; compreender as percepções docentes acerca da ludicidade e averiguar. A presente pesquisa se configura como uma pesquisa de campo que teve um delineamento exploratório e descritivo de cunho qualitativo, utilizando-se da ferramenta entrevista semiestruturada para coletar os dados no lócus da pesquisa, que foi uma escola municipal da cidade de Santa Helena na Paraíba e tendo como participantes três professoras da educação infantil. Assim, as crianças aprendem com mais facilidade e interagem de maneira impressionante umas com as outras e com o professor, usando toda a sua inocência de criança ao brincar para descobrir suas habilidades e competências, além de construir seu próprio conhecimento a criança também expõe de maneira lúdica o seu próprio contexto, onde é possível se fazer uma avaliação de forma mais ampla de cada educando, se pode perceber a sua maior dificuldade e poder agir diretamente para o benefício da formação de cada um. As atividades lúdicas ajudam a construir conhecimentos e ainda proporcionam momentos lúdicos e prazerosos para o desenvolvimento da criançaThe proposal of this study focuses on the role of the teacher in the use of play as a tool that cannot be understood solely as a pedagogical resource with an instrumental character, serving solely for the systematization of knowledge and achieving pre-established results. Play should be seen as an efficient tool for the development of skills in the implementation of teaching and learning, and as an essential tool that permeates the educational environment where elements such as imagination, desires, and joy are fully allowed. Through bibliographic research, grounded in the principles of authors such as Piaget, Vygotsky, Friedman, and Kishimoto, among others, the study aims to analyze the contributions of playful practices in schools, as well as to present the role of the teacher as a mediator in these actions. The general objective is to highlight the importance of play in the process of teaching and learning development, discuss how teachers use playfulness for the development of educational practice, understand teachers' perceptions of playfulness, and investigate. This research is configured as a field study with an exploratory and descriptive qualitative design, using a semi-structured interview tool to collect data at the research site, which was a municipal school in the city of Santa Helena in Paraíba. The participants were three preschool teachers. Thus, children learn more easily and interact impressively with each other and the teacher, using all their childlike innocence to discover their abilities and competencies. In addition to building their own knowledge, the child also playfully exposes their own context, allowing for a broader assessment of each student. It is possible to perceive their greatest difficulty and act directly for the benefit of each one's formation. Playful activities help build knowledge and provide enjoyable moments for the child's development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.ALVES, R. L. de S.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, José Amiraldo Alves de.http://lattes.cnpq.br/7255410765448943SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos.2023-11-112024-06-11T13:20:36Z2024-06-112024-06-11T13:20:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36012SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos. Vivências lúdicas na educação infantil: O papel do professor.2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-19T19:41:06Zoai:localhost:riufcg/36012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-19T19:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
Playful experiences in early childhood education: The role of the teacher.
title Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
spellingShingle Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos.
Ludicidade
Educação infantil
Vivência lúdica
Práticas lúdicas
Desenvolvimento infantil
Lúdico - Ensino e aprendizagem
Playfulness
Child education
Playful experience
Playful practices
Child development
Playful - Teaching and learning
Educação.
title_short Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
title_full Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
title_fullStr Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
title_full_unstemmed Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
title_sort Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
author SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos.
author_facet SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
ALVES, R. L. de S.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, José Amiraldo Alves de.
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação infantil
Vivência lúdica
Práticas lúdicas
Desenvolvimento infantil
Lúdico - Ensino e aprendizagem
Playfulness
Child education
Playful experience
Playful practices
Child development
Playful - Teaching and learning
Educação.
topic Ludicidade
Educação infantil
Vivência lúdica
Práticas lúdicas
Desenvolvimento infantil
Lúdico - Ensino e aprendizagem
Playfulness
Child education
Playful experience
Playful practices
Child development
Playful - Teaching and learning
Educação.
description A proposta desse estudo concentra-se no papel do professor para a utilização do lúdico como um instrumento que não pode ser compreendido apenas como recurso pedagógico que assume um caráter instrumental servindo unicamente para a sistematização de conhecimentos e atingir resultados preestabelecidos. O lúdico deve ser visto como uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento de habilidades na efetivação do ensino aprendizagem e como uma ferramenta essencial que transita o ambiente educacional em que elementos como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. Através da pesquisa bibliográfica, alicerçada nos fundamentos de autores como Piaget, Vygotsky, Friedman e Kishimoto, entre outros. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as contribuições das práticas lúdicas na escola, bem como apresentar o papel do professor como mediador nessas ações. E como objetivos específicos: destacar a importância do brincar no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem; discutir como os professores utilizam da ludicidade para o desenvolvimento da prática educativa; compreender as percepções docentes acerca da ludicidade e averiguar. A presente pesquisa se configura como uma pesquisa de campo que teve um delineamento exploratório e descritivo de cunho qualitativo, utilizando-se da ferramenta entrevista semiestruturada para coletar os dados no lócus da pesquisa, que foi uma escola municipal da cidade de Santa Helena na Paraíba e tendo como participantes três professoras da educação infantil. Assim, as crianças aprendem com mais facilidade e interagem de maneira impressionante umas com as outras e com o professor, usando toda a sua inocência de criança ao brincar para descobrir suas habilidades e competências, além de construir seu próprio conhecimento a criança também expõe de maneira lúdica o seu próprio contexto, onde é possível se fazer uma avaliação de forma mais ampla de cada educando, se pode perceber a sua maior dificuldade e poder agir diretamente para o benefício da formação de cada um. As atividades lúdicas ajudam a construir conhecimentos e ainda proporcionam momentos lúdicos e prazerosos para o desenvolvimento da criança
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-11
2024-06-11T13:20:36Z
2024-06-11
2024-06-11T13:20:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36012
SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos. Vivências lúdicas na educação infantil: O papel do professor.2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36012
identifier_str_mv SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos. Vivências lúdicas na educação infantil: O papel do professor.2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623975792640