O lúdico na matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática, enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil, como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio, também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula, durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas, hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo. |
id |
UFCG_ca2fbbcf239491e037c78759a7bdbde3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13279 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O lúdico na matemática.The playful in mathematics.Lúdico na matemáticaAprendizagem de matemáticaJogos e brincadeirasMatemática- ensinoInstruções através de jogosPlayful in mathematicsMath learningGames and gamesMatemática- ensinoInstructions through gamesEducação.Esta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática, enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil, como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio, também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula, durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas, hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo.This monograph aims to discuss the playful in mathematics, emphasizing its beneficial aspects of learning. Therefore, it will be highlighted the great effectiveness that the ludic brings to teaching and learning mathematics, in a to demystify the labeling on it. It is seen as the most difficult discipline, like a monster, in which students fail more often. The playful in mathematics and a way of teaching that draws more attention from students about what is being taught, preventing the classes from being monotonous and unfavorable to learning, because the playful one treats teaching in a pleasurable and diversified way being a I encourage study. For such discussion, research was used in the school environment where the internship took place, through interviews and observations, culminating in the a qualitative and quantitative approach to research. The internship itself, it also served as a study for this theme, since the play was worked in the classroom, during the same, being registered in the Field Diary. With this study, it was concluded that labeling about math difficulties, once so prevalent in schools, today it is fragile, and even the points are reversing, changing the teaching daily and repetitive math without any attractions. Currently, there are already works who seek the playful perspective for teaching, as the effectiveness that this way of teaching favors learning and interest in study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263COSTA, Alcineide Pereira da.2010-122020-07-14T10:49:46Z2020-07-142020-07-14T10:49:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279COSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:55:54Zoai:localhost:riufcg/13279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:55:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico na matemática. The playful in mathematics. |
title |
O lúdico na matemática. |
spellingShingle |
O lúdico na matemática. COSTA, Alcineide Pereira da. Lúdico na matemática Aprendizagem de matemática Jogos e brincadeiras Matemática- ensino Instruções através de jogos Playful in mathematics Math learning Games and games Matemática- ensino Instructions through games Educação. |
title_short |
O lúdico na matemática. |
title_full |
O lúdico na matemática. |
title_fullStr |
O lúdico na matemática. |
title_full_unstemmed |
O lúdico na matemática. |
title_sort |
O lúdico na matemática. |
author |
COSTA, Alcineide Pereira da. |
author_facet |
COSTA, Alcineide Pereira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Alcineide Pereira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico na matemática Aprendizagem de matemática Jogos e brincadeiras Matemática- ensino Instruções através de jogos Playful in mathematics Math learning Games and games Matemática- ensino Instructions through games Educação. |
topic |
Lúdico na matemática Aprendizagem de matemática Jogos e brincadeiras Matemática- ensino Instruções através de jogos Playful in mathematics Math learning Games and games Matemática- ensino Instructions through games Educação. |
description |
Esta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática, enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil, como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio, também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula, durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas, hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2020-07-14T10:49:46Z 2020-07-14 2020-07-14T10:49:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279 COSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279 |
identifier_str_mv |
COSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446702485504 |