O lúdico na matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Alcineide Pereira da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279
Resumo: Esta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática, enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil, como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio, também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula, durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas, hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo.
id UFCG_ca2fbbcf239491e037c78759a7bdbde3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13279
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O lúdico na matemática.The playful in mathematics.Lúdico na matemáticaAprendizagem de matemáticaJogos e brincadeirasMatemática- ensinoInstruções através de jogosPlayful in mathematicsMath learningGames and gamesMatemática- ensinoInstructions through gamesEducação.Esta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática, enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil, como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio, também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula, durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas, hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo.This monograph aims to discuss the playful in mathematics, emphasizing its beneficial aspects of learning. Therefore, it will be highlighted the great effectiveness that the ludic brings to teaching and learning mathematics, in a to demystify the labeling on it. It is seen as the most difficult discipline, like a monster, in which students fail more often. The playful in mathematics and a way of teaching that draws more attention from students about what is being taught, preventing the classes from being monotonous and unfavorable to learning, because the playful one treats teaching in a pleasurable and diversified way being a I encourage study. For such discussion, research was used in the school environment where the internship took place, through interviews and observations, culminating in the a qualitative and quantitative approach to research. The internship itself, it also served as a study for this theme, since the play was worked in the classroom, during the same, being registered in the Field Diary. With this study, it was concluded that labeling about math difficulties, once so prevalent in schools, today it is fragile, and even the points are reversing, changing the teaching daily and repetitive math without any attractions. Currently, there are already works who seek the playful perspective for teaching, as the effectiveness that this way of teaching favors learning and interest in study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263COSTA, Alcineide Pereira da.2010-122020-07-14T10:49:46Z2020-07-142020-07-14T10:49:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279COSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:55:54Zoai:localhost:riufcg/13279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:55:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico na matemática.
The playful in mathematics.
title O lúdico na matemática.
spellingShingle O lúdico na matemática.
COSTA, Alcineide Pereira da.
Lúdico na matemática
Aprendizagem de matemática
Jogos e brincadeiras
Matemática- ensino
Instruções através de jogos
Playful in mathematics
Math learning
Games and games
Matemática- ensino
Instructions through games
Educação.
title_short O lúdico na matemática.
title_full O lúdico na matemática.
title_fullStr O lúdico na matemática.
title_full_unstemmed O lúdico na matemática.
title_sort O lúdico na matemática.
author COSTA, Alcineide Pereira da.
author_facet COSTA, Alcineide Pereira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Alcineide Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico na matemática
Aprendizagem de matemática
Jogos e brincadeiras
Matemática- ensino
Instruções através de jogos
Playful in mathematics
Math learning
Games and games
Matemática- ensino
Instructions through games
Educação.
topic Lúdico na matemática
Aprendizagem de matemática
Jogos e brincadeiras
Matemática- ensino
Instruções através de jogos
Playful in mathematics
Math learning
Games and games
Matemática- ensino
Instructions through games
Educação.
description Esta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática, enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil, como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio, também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula, durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas, hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2020-07-14T10:49:46Z
2020-07-14
2020-07-14T10:49:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279
COSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279
identifier_str_mv COSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446702485504