O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13424 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto o estudo realizado sobre a utilização dos jogos e brincadeiras infantis no cenário educativo visto que, muitos autores ressaltam a importância do lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem e os benefícios para o desenvolvimento motor, afetivo, social, cognitivo e intelectual das crianças. O objetivo principal foi conhecer e compreender como a utilização dos recursos lúdico e estão sendo recebidos e tratados pelos aprendizes da Escola Municipal Tozinho Gadelha. Para a sua concretização e conceituação linguística tomou-se mão de referencias e foram feitas analises de campo, a exemplo de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com cinco alunos do 2° ano da citada escola, localizada na cidade de Sousa/PB, relacionada ao objeto de estudo e a seus objetivos; foram feitas observações na escola e entrevistas com a professora titular da sala de aula e com três alunos, focando os aspectos metodológicos e pessoais do ensino-aprendizagem. Além das atividades relatadas, realizou-se também o estagio, no qual passou-se 20 dias em sala de aula . Assim, como requisito preparat6rio para o estagio, realizou-se uma aula teste. Para possíveis pesquisas e rememorização das atividades desenvolvidas, no estagio fez-se, um portfólio, com o registro dos pianos de aulas e um Diário de Campo, narrando todo o desenrolar das aulas. Portanto, vê-se que os jogos e brincadeiras são recursos que fascinam as crianças, proporcionam uma aprendizagem eficaz e motivadora. No momento do jogar e brincar as crianças são oferecidas atividades desafiadoras que as ajudarão a desenvolver qualidades e habilidades propícias a resolução de problemas futuros, com atitude e consciência. Por isso, devem ser utilizados com frequência em sala de aula. Precisa haver uma melhor conscientização e inclusão destes recursos, já que observou-se a dificuldade inicial de aceitação por parte dos alunos e professor, que em muitos casos desconhecem o aspecto educativo e edificador do lúdico para a construção das características cidadãs e estimuladoras das potencialidades dos discentes. Assim, durante o estagio foi proporcionado aos alunos atividades lúdicas, demonstrando a eles os objetivos educacionais. Dessa forma, percebeu-se que os resultados foram: o interesse em participar e uma melhor clareza e efetivação da aprendizagem. |
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O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.Play and play in the educational setting: play as an ally and driver of learning.Jogos e brincadeirasLúdicoCrianças-desenvolvimento cognitivoAprendizagem através de jogosGames and gamesLudicChildren-cognitive developmentLearning through gamesEducação.O presente trabalho tem como objeto o estudo realizado sobre a utilização dos jogos e brincadeiras infantis no cenário educativo visto que, muitos autores ressaltam a importância do lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem e os benefícios para o desenvolvimento motor, afetivo, social, cognitivo e intelectual das crianças. O objetivo principal foi conhecer e compreender como a utilização dos recursos lúdico e estão sendo recebidos e tratados pelos aprendizes da Escola Municipal Tozinho Gadelha. Para a sua concretização e conceituação linguística tomou-se mão de referencias e foram feitas analises de campo, a exemplo de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com cinco alunos do 2° ano da citada escola, localizada na cidade de Sousa/PB, relacionada ao objeto de estudo e a seus objetivos; foram feitas observações na escola e entrevistas com a professora titular da sala de aula e com três alunos, focando os aspectos metodológicos e pessoais do ensino-aprendizagem. Além das atividades relatadas, realizou-se também o estagio, no qual passou-se 20 dias em sala de aula . Assim, como requisito preparat6rio para o estagio, realizou-se uma aula teste. Para possíveis pesquisas e rememorização das atividades desenvolvidas, no estagio fez-se, um portfólio, com o registro dos pianos de aulas e um Diário de Campo, narrando todo o desenrolar das aulas. Portanto, vê-se que os jogos e brincadeiras são recursos que fascinam as crianças, proporcionam uma aprendizagem eficaz e motivadora. No momento do jogar e brincar as crianças são oferecidas atividades desafiadoras que as ajudarão a desenvolver qualidades e habilidades propícias a resolução de problemas futuros, com atitude e consciência. Por isso, devem ser utilizados com frequência em sala de aula. Precisa haver uma melhor conscientização e inclusão destes recursos, já que observou-se a dificuldade inicial de aceitação por parte dos alunos e professor, que em muitos casos desconhecem o aspecto educativo e edificador do lúdico para a construção das características cidadãs e estimuladoras das potencialidades dos discentes. Assim, durante o estagio foi proporcionado aos alunos atividades lúdicas, demonstrando a eles os objetivos educacionais. Dessa forma, percebeu-se que os resultados foram: o interesse em participar e uma melhor clareza e efetivação da aprendizagem.The present work has as object the study carried out on the use of children's games and games in the educational scenario, since many authors emphasize the importance of playfulness as an ally and driver of learning and benefits for motor, affective, social, children's cognitive and intellectual development. The main objective was to know and understand how the use of playful resources and are being received and treated by the apprentices of the Municipal School Tozinho Gadelha. To your linguistic concretization and conceptualization took references and were field analyzes were carried out, following the example of a qualitative research, data collection instrument the semi-structured interview with five students 2nd year of the mentioned school, located in the city of Sousa / PB, related to the object of study and its objectives; observations were made at school and interviews with the classroom teacher and three students, focusing on the methodological and personal aspects of teaching-learning. In addition to reported activities, the internship was also carried out, in which 20 days passed in the classroom. Thus, as a preparatory requirement for the internship, a a test class. For possible research and remembrance of activities developed, a portfolio was made in the internship, with the registration of classes and a Field Diary, narrating the entire course of the classes. Therefore, we see that games and play are resources that fascinate children, provide effective and motivating learning. At the time of playing and challenging children are offered challenging activities that will help them to develop qualities and skills conducive to problem solving with attitude and awareness. Therefore, they must be used with frequency in the classroom. There needs to be better awareness and inclusion of these resources, since the initial difficulty of acceptance was observed students and teacher, who in many cases are unaware of the educational and edifying aspect of playfulness for the construction of characteristics citizens and stimulating students' potential. So, during the internship was provided to students with playful activities, demonstrating to them educational objectives. Thus, it was noticed that the results were: the interest in participating and a better clarity and effectiveness of learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de.2010-112020-07-21T10:25:21Z2020-07-212020-07-21T10:25:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13424OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de. O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionar da aprendizagem. 2010. 45f. 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