O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13424
Resumo: O presente trabalho tem como objeto o estudo realizado sobre a utilização dos jogos e brincadeiras infantis no cenário educativo visto que, muitos autores ressaltam a importância do lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem e os benefícios para o desenvolvimento motor, afetivo, social, cognitivo e intelectual das crianças. O objetivo principal foi conhecer e compreender como a utilização dos recursos lúdico e estão sendo recebidos e tratados pelos aprendizes da Escola Municipal Tozinho Gadelha. Para a sua concretização e conceituação linguística tomou-se mão de referencias e foram feitas analises de campo, a exemplo de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com cinco alunos do 2° ano da citada escola, localizada na cidade de Sousa/PB, relacionada ao objeto de estudo e a seus objetivos; foram feitas observações na escola e entrevistas com a professora titular da sala de aula e com três alunos, focando os aspectos metodológicos e pessoais do ensino-aprendizagem. Além das atividades relatadas, realizou-se também o estagio, no qual passou-se 20 dias em sala de aula . Assim, como requisito preparat6rio para o estagio, realizou-se uma aula teste. Para possíveis pesquisas e rememorização das atividades desenvolvidas, no estagio fez-se, um portfólio, com o registro dos pianos de aulas e um Diário de Campo, narrando todo o desenrolar das aulas. Portanto, vê-se que os jogos e brincadeiras são recursos que fascinam as crianças, proporcionam uma aprendizagem eficaz e motivadora. No momento do jogar e brincar as crianças são oferecidas atividades desafiadoras que as ajudarão a desenvolver qualidades e habilidades propícias a resolução de problemas futuros, com atitude e consciência. Por isso, devem ser utilizados com frequência em sala de aula. Precisa haver uma melhor conscientização e inclusão destes recursos, já que observou-se a dificuldade inicial de aceitação por parte dos alunos e professor, que em muitos casos desconhecem o aspecto educativo e edificador do lúdico para a construção das características cidadãs e estimuladoras das potencialidades dos discentes. Assim, durante o estagio foi proporcionado aos alunos atividades lúdicas, demonstrando a eles os objetivos educacionais. Dessa forma, percebeu-se que os resultados foram: o interesse em participar e uma melhor clareza e efetivação da aprendizagem.
id UFCG_13a1d1cb5060c1a885c39adda16ea6b4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13424
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling SOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de.O presente trabalho tem como objeto o estudo realizado sobre a utilização dos jogos e brincadeiras infantis no cenário educativo visto que, muitos autores ressaltam a importância do lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem e os benefícios para o desenvolvimento motor, afetivo, social, cognitivo e intelectual das crianças. O objetivo principal foi conhecer e compreender como a utilização dos recursos lúdico e estão sendo recebidos e tratados pelos aprendizes da Escola Municipal Tozinho Gadelha. Para a sua concretização e conceituação linguística tomou-se mão de referencias e foram feitas analises de campo, a exemplo de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com cinco alunos do 2° ano da citada escola, localizada na cidade de Sousa/PB, relacionada ao objeto de estudo e a seus objetivos; foram feitas observações na escola e entrevistas com a professora titular da sala de aula e com três alunos, focando os aspectos metodológicos e pessoais do ensino-aprendizagem. Além das atividades relatadas, realizou-se também o estagio, no qual passou-se 20 dias em sala de aula . Assim, como requisito preparat6rio para o estagio, realizou-se uma aula teste. Para possíveis pesquisas e rememorização das atividades desenvolvidas, no estagio fez-se, um portfólio, com o registro dos pianos de aulas e um Diário de Campo, narrando todo o desenrolar das aulas. Portanto, vê-se que os jogos e brincadeiras são recursos que fascinam as crianças, proporcionam uma aprendizagem eficaz e motivadora. No momento do jogar e brincar as crianças são oferecidas atividades desafiadoras que as ajudarão a desenvolver qualidades e habilidades propícias a resolução de problemas futuros, com atitude e consciência. Por isso, devem ser utilizados com frequência em sala de aula. Precisa haver uma melhor conscientização e inclusão destes recursos, já que observou-se a dificuldade inicial de aceitação por parte dos alunos e professor, que em muitos casos desconhecem o aspecto educativo e edificador do lúdico para a construção das características cidadãs e estimuladoras das potencialidades dos discentes. Assim, durante o estagio foi proporcionado aos alunos atividades lúdicas, demonstrando a eles os objetivos educacionais. Dessa forma, percebeu-se que os resultados foram: o interesse em participar e uma melhor clareza e efetivação da aprendizagem.The present work has as object the study carried out on the use of children's games and games in the educational scenario, since many authors emphasize the importance of playfulness as an ally and driver of learning and benefits for motor, affective, social, children's cognitive and intellectual development. The main objective was to know and understand how the use of playful resources and are being received and treated by the apprentices of the Municipal School Tozinho Gadelha. To your linguistic concretization and conceptualization took references and were field analyzes were carried out, following the example of a qualitative research, data collection instrument the semi-structured interview with five students 2nd year of the mentioned school, located in the city of Sousa / PB, related to the object of study and its objectives; observations were made at school and interviews with the classroom teacher and three students, focusing on the methodological and personal aspects of teaching-learning. In addition to reported activities, the internship was also carried out, in which 20 days passed in the classroom. Thus, as a preparatory requirement for the internship, a a test class. For possible research and remembrance of activities developed, a portfolio was made in the internship, with the registration of classes and a Field Diary, narrating the entire course of the classes. Therefore, we see that games and play are resources that fascinate children, provide effective and motivating learning. At the time of playing and challenging children are offered challenging activities that will help them to develop qualities and skills conducive to problem solving with attitude and awareness. Therefore, they must be used with frequency in the classroom. There needs to be better awareness and inclusion of these resources, since the initial difficulty of acceptance was observed students and teacher, who in many cases are unaware of the educational and edifying aspect of playfulness for the construction of characteristics citizens and stimulating students' potential. So, during the internship was provided to students with playful activities, demonstrating to them educational objectives. Thus, it was noticed that the results were: the interest in participating and a better clarity and effectiveness of learning.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2020-07-21T10:25:21Z No. of bitstreams: 1 MAIRIANNE CIBELLE GADELHA DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2010.pdf: 2506394 bytes, checksum: 4a2a981042872cb81fd393b745ec54ed (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-21T10:25:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAIRIANNE CIBELLE GADELHA DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2010.pdf: 2506394 bytes, checksum: 4a2a981042872cb81fd393b745ec54ed (MD5) Previous issue date: 2010-11Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Jogos e brincadeirasLúdicoCrianças-desenvolvimento cognitivoAprendizagem através de jogosGames and gamesLudicChildren-cognitive developmentLearning through gamesO jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.Play and play in the educational setting: play as an ally and driver of learning.2010-112020-07-21T10:25:21Z2020-07-212020-07-21T10:25:21Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13424OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de. O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionar da aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALMAIRIANNE CIBELLE GADELHA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMAIRIANNE CIBELLE GADELHA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfapplication/pdf2598311http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/13424/3/MAIRIANNE+CIBELLE+GADELHA+DE+OLIVEIRA.+MONOGRAFIA+PEDAGOGIA.+CFP+2010.pdf1d5658c22b78e27ac3bb2e44c3321318MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/13424/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/134242023-05-30 15:10:20.712oai:localhost:riufcg/13424Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:10:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Play and play in the educational setting: play as an ally and driver of learning.
title O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
spellingShingle O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de.
Educação.
Jogos e brincadeiras
Lúdico
Crianças-desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem através de jogos
Games and games
Ludic
Children-cognitive development
Learning through games
title_short O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
title_full O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
title_fullStr O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
title_full_unstemmed O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
title_sort O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem.
author OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de.
author_facet OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv SOUSA, D. S. S.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de.
contributor_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação.
topic Educação.
Jogos e brincadeiras
Lúdico
Crianças-desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem através de jogos
Games and games
Ludic
Children-cognitive development
Learning through games
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brincadeiras
Lúdico
Crianças-desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem através de jogos
Games and games
Ludic
Children-cognitive development
Learning through games
description O presente trabalho tem como objeto o estudo realizado sobre a utilização dos jogos e brincadeiras infantis no cenário educativo visto que, muitos autores ressaltam a importância do lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem e os benefícios para o desenvolvimento motor, afetivo, social, cognitivo e intelectual das crianças. O objetivo principal foi conhecer e compreender como a utilização dos recursos lúdico e estão sendo recebidos e tratados pelos aprendizes da Escola Municipal Tozinho Gadelha. Para a sua concretização e conceituação linguística tomou-se mão de referencias e foram feitas analises de campo, a exemplo de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com cinco alunos do 2° ano da citada escola, localizada na cidade de Sousa/PB, relacionada ao objeto de estudo e a seus objetivos; foram feitas observações na escola e entrevistas com a professora titular da sala de aula e com três alunos, focando os aspectos metodológicos e pessoais do ensino-aprendizagem. Além das atividades relatadas, realizou-se também o estagio, no qual passou-se 20 dias em sala de aula . Assim, como requisito preparat6rio para o estagio, realizou-se uma aula teste. Para possíveis pesquisas e rememorização das atividades desenvolvidas, no estagio fez-se, um portfólio, com o registro dos pianos de aulas e um Diário de Campo, narrando todo o desenrolar das aulas. Portanto, vê-se que os jogos e brincadeiras são recursos que fascinam as crianças, proporcionam uma aprendizagem eficaz e motivadora. No momento do jogar e brincar as crianças são oferecidas atividades desafiadoras que as ajudarão a desenvolver qualidades e habilidades propícias a resolução de problemas futuros, com atitude e consciência. Por isso, devem ser utilizados com frequência em sala de aula. Precisa haver uma melhor conscientização e inclusão destes recursos, já que observou-se a dificuldade inicial de aceitação por parte dos alunos e professor, que em muitos casos desconhecem o aspecto educativo e edificador do lúdico para a construção das características cidadãs e estimuladoras das potencialidades dos discentes. Assim, durante o estagio foi proporcionado aos alunos atividades lúdicas, demonstrando a eles os objetivos educacionais. Dessa forma, percebeu-se que os resultados foram: o interesse em participar e uma melhor clareza e efetivação da aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-21T10:25:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-21
2020-07-21T10:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13424
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de. O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionar da aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13424
identifier_str_mv OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de. O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionar da aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Formação de Professores - CFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/13424/3/MAIRIANNE+CIBELLE+GADELHA+DE+OLIVEIRA.+MONOGRAFIA+PEDAGOGIA.+CFP+2010.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/13424/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d5658c22b78e27ac3bb2e44c3321318
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308744225456128