Teoria dos grafos: Implicações para ensino de língua portuguesa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4913 |
Resumo: | O presente trabalho é eminentemente bibliográfico e tem como objetivo apresentar a TEORIA DOS GRAFOS e suas implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe. Objetivamos ainda analisar e refletir sobre as concepções teóricas subjacentes ao ensino da sintaxe, uma vez que acreditamos que cada concepção determina a maneira de se trabalhar a língua. Antes, porém, julgamos necessário fazer uma descrição prévia do conceito de língua, como também apresentar os conceitos fundamentais de sintaxe. Como suporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Borba (1984), Azeredo (2000), Perini (1976) e Travaglia. Para tanto, nossa estratégia será a seguinte: na primeira parte, faremos um breve resumo sobre os conceitos fundamentais de sintaxe, considerando as perspectivas tradicional, psicológica, estrutural e transformacional, passaremos, então, a segunda seção, onde apresentaremos as abordagens estruturalista e funcionalista, contrapondo o modelo de análise sintática de cada corrente a fim de determinarmos as interferências positivas e negativas de cada abordagem e, por fim, na terceira seção, apresentaremos a Teoria dos Grafos, destacando as implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe. |
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Teoria dos grafos: Implicações para ensino de língua portuguesa.Theory of graphs: Implications for teaching Portuguese.SintaxeTeoria dos grafosLíngua portuguesa- estudo e ensinoSyntaxTheory of graphsPortuguese language- study and teachingLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho é eminentemente bibliográfico e tem como objetivo apresentar a TEORIA DOS GRAFOS e suas implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe. Objetivamos ainda analisar e refletir sobre as concepções teóricas subjacentes ao ensino da sintaxe, uma vez que acreditamos que cada concepção determina a maneira de se trabalhar a língua. Antes, porém, julgamos necessário fazer uma descrição prévia do conceito de língua, como também apresentar os conceitos fundamentais de sintaxe. Como suporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Borba (1984), Azeredo (2000), Perini (1976) e Travaglia. Para tanto, nossa estratégia será a seguinte: na primeira parte, faremos um breve resumo sobre os conceitos fundamentais de sintaxe, considerando as perspectivas tradicional, psicológica, estrutural e transformacional, passaremos, então, a segunda seção, onde apresentaremos as abordagens estruturalista e funcionalista, contrapondo o modelo de análise sintática de cada corrente a fim de determinarmos as interferências positivas e negativas de cada abordagem e, por fim, na terceira seção, apresentaremos a Teoria dos Grafos, destacando as implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe.The present work is eminently bibliographic (literature) and aims to present a graph theory and its pedagogical implications for teaching syntax. We aimed to further analyze and reflect on the theoretical concepts underlying the teaching of syntax, since we believe that each design determines the way to work the language. First, however, we deem necessary prior to a description of the concept of language, but also present the basic concepts of syntax. Theoretical support, use the works of Borba (1984), Azeredo (2000), Perini (1976) and Travaglia. In order to do that, our strategy is as follows: the first part is a brief summary of the fundamental concepts of syntax, considering the traditional perspectives, psychological, structural and transformational pass, then the second section, where we present the structuralist and functionalist approaches, comparing the model parsing of each stream in order to determine the positive and negative interference of each approach and, finally, the third section, we present the theory of graphs, highlighting the pedagogical implications for teaching syntax.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828PEREIRA, Hérica Paiva.SOARES, Magnay Erick Cavalcante.SILVA, Inacio Francisco Teixeira.2012-12-132019-07-17T11:34:33Z2019-07-172019-07-17T11:34:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4913SILVA, Inacio Francisco Teixeira. Teoria dos grafos: implicações para o ensino da língua portuguesa. 2012. 30f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T13:12:23Zoai:localhost:riufcg/4913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T13:12:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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