Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, Edilane Nobrega de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36077
Resumo: Esta pesquisa tem como foco de investigação a mediação docente no projeto pedagogia social, neurociência e leitura. O objetivo geral foi analisar o papel da mediação pedagógica na formação da prática leitora. Nesta investigação interrogou-se qual o papel da mediação docente para motivar o educando no processo de leitura? Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com caráter exploratório e, abordagem narrativa autobiográfica. A pesquisa e composta de duas etapas, a saber- um relato pessoal vivenciado no projeto de extensão e a pesquisa de campo realizada com os participantes do projeto. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 05 adolescentes entre 12 a 15 anos. Os instrumentos de produção de dados foram o diário de campo com registro das observações e uma entrevista estruturada, a qual foi aplicada com os participantes. Resultados: A partir do estudo teórico identificou-se que a prática da leitura modifica permanentemente o cérebro. A neurociência comprova que, o cérebro da pessoa com hábito da leitura é constantemente potencializado com novas informações, isso, porque o ato de ler altera a estrutura anatômica das células do cérebro e áreas responsáveis pelo desenvolvimento da aprendizagem, capacitando o sujeito para diversas funções cognitivas. Quanto a reflexão sobre a mediação docente, foi possível identificar que os estímulos externos oferecidos de forma intencional, pela extensionista, suscitam os estímulos internos, potencializando suas habilidades, sobretudo, no que concerne a prática da leitura.
id UFCG_595464d3b088f96d0888894007299843
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36077
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.Social Pedagogy, neuroscience and reading project: teaching mediation in focus.Pedagogia socialMediação docenteNeurociência na educaçãoPrática leitora- Mediação pedagógicaMotivação em leituraSocial pedagogyTeaching mediationNeuroscience in educationReading practice - Pedagogical mediationMotivation in readingEducação.Esta pesquisa tem como foco de investigação a mediação docente no projeto pedagogia social, neurociência e leitura. O objetivo geral foi analisar o papel da mediação pedagógica na formação da prática leitora. Nesta investigação interrogou-se qual o papel da mediação docente para motivar o educando no processo de leitura? Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com caráter exploratório e, abordagem narrativa autobiográfica. A pesquisa e composta de duas etapas, a saber- um relato pessoal vivenciado no projeto de extensão e a pesquisa de campo realizada com os participantes do projeto. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 05 adolescentes entre 12 a 15 anos. Os instrumentos de produção de dados foram o diário de campo com registro das observações e uma entrevista estruturada, a qual foi aplicada com os participantes. Resultados: A partir do estudo teórico identificou-se que a prática da leitura modifica permanentemente o cérebro. A neurociência comprova que, o cérebro da pessoa com hábito da leitura é constantemente potencializado com novas informações, isso, porque o ato de ler altera a estrutura anatômica das células do cérebro e áreas responsáveis pelo desenvolvimento da aprendizagem, capacitando o sujeito para diversas funções cognitivas. Quanto a reflexão sobre a mediação docente, foi possível identificar que os estímulos externos oferecidos de forma intencional, pela extensionista, suscitam os estímulos internos, potencializando suas habilidades, sobretudo, no que concerne a prática da leitura.Andthis research focuses on teacher mediation in the social pedagogy, neuroscience and reading project. The general objective was to analyze the role of pedagogical mediation in the formation of reading practice. In this research, it was questioned: what is the role of teacher mediation to motivate the student in the reading process? As for the methodological path, it is a basic research, with an exploratory character and an autobiographical narrative approach. The research is composed of two stages, namely- a personal report experienced in the extension project and the field research carried out with the project participants. This is a qualitative study, carried out with 05 adolescents between 12 and 15 years old. The instruments used to produce data were a field diary with a record of the observations and a structured interview, which was applied to the participants. Results: From the theoretical study it was identified that the practice of reading permanently modifies the brain. Neuroscience proves that the brain of a person with a reading habit is constantly enhanced with new information, because the act of reading alters the anatomical structure of brain cells and areas responsible for the development of learning, enabling the subject for various cognitive functions. Regarding the reflection on the teacher's mediation, it was possible to identify that the external stimuli intentionally offered by the extension worker arouse the internal stimuli, enhancing their skills, especially with regard to the practice of reading.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MONTIEL, Suzi Alves.MATOS, Edilane Nobrega de.2023-11-292024-06-13T13:15:20Z2024-06-132024-06-13T13:15:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36077MATOS, Edilane Nobrega de. Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-13T13:15:20Zoai:localhost:riufcg/36077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-13T13:15:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.
Social Pedagogy, neuroscience and reading project: teaching mediation in focus.
title Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.
spellingShingle Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.
MATOS, Edilane Nobrega de.
Pedagogia social
Mediação docente
Neurociência na educação
Prática leitora- Mediação pedagógica
Motivação em leitura
Social pedagogy
Teaching mediation
Neuroscience in education
Reading practice - Pedagogical mediation
Motivation in reading
Educação.
title_short Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.
title_full Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.
title_fullStr Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.
title_full_unstemmed Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.
title_sort Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.
author MATOS, Edilane Nobrega de.
author_facet MATOS, Edilane Nobrega de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
MONTIEL, Suzi Alves.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, Edilane Nobrega de.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia social
Mediação docente
Neurociência na educação
Prática leitora- Mediação pedagógica
Motivação em leitura
Social pedagogy
Teaching mediation
Neuroscience in education
Reading practice - Pedagogical mediation
Motivation in reading
Educação.
topic Pedagogia social
Mediação docente
Neurociência na educação
Prática leitora- Mediação pedagógica
Motivação em leitura
Social pedagogy
Teaching mediation
Neuroscience in education
Reading practice - Pedagogical mediation
Motivation in reading
Educação.
description Esta pesquisa tem como foco de investigação a mediação docente no projeto pedagogia social, neurociência e leitura. O objetivo geral foi analisar o papel da mediação pedagógica na formação da prática leitora. Nesta investigação interrogou-se qual o papel da mediação docente para motivar o educando no processo de leitura? Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com caráter exploratório e, abordagem narrativa autobiográfica. A pesquisa e composta de duas etapas, a saber- um relato pessoal vivenciado no projeto de extensão e a pesquisa de campo realizada com os participantes do projeto. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 05 adolescentes entre 12 a 15 anos. Os instrumentos de produção de dados foram o diário de campo com registro das observações e uma entrevista estruturada, a qual foi aplicada com os participantes. Resultados: A partir do estudo teórico identificou-se que a prática da leitura modifica permanentemente o cérebro. A neurociência comprova que, o cérebro da pessoa com hábito da leitura é constantemente potencializado com novas informações, isso, porque o ato de ler altera a estrutura anatômica das células do cérebro e áreas responsáveis pelo desenvolvimento da aprendizagem, capacitando o sujeito para diversas funções cognitivas. Quanto a reflexão sobre a mediação docente, foi possível identificar que os estímulos externos oferecidos de forma intencional, pela extensionista, suscitam os estímulos internos, potencializando suas habilidades, sobretudo, no que concerne a prática da leitura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
2024-06-13T13:15:20Z
2024-06-13
2024-06-13T13:15:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36077
MATOS, Edilane Nobrega de. Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36077
identifier_str_mv MATOS, Edilane Nobrega de. Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744624648978432