Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO, Janete Machado.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26348
Resumo: O presente trabalho focalizou a temática da interlocução entre Neurociência e Educação. Teve por objetivo geral analisar como as descobertas científicas oriundas da Neurociência podem contribuir para melhorar a aprendizagem escolar das crianças que se encontram em processo de alfabetização. Os objetivos específicos são: entender como os estímulos internos, desencadeados por um processo motivacional podem influenciar ou não no processo de aprendizagem das crianças; compreender como os estímulos externos, propiciados pela mediação docente podem potencializar o processo de aprendizagem na alfabetização; refletir como as emoções podem contribuir ou não para a aprendizagem escolar. Aspectos metodológicos: a pesquisa realizada foi o tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Desenvolvida numa turma de 2º ano, numa escola municipal, da cidade de Santa Helena- PB. Para a produção dos dados foi utilizado um diário de campo. Foram considerados: a oralidade e os textos escritos dos alunos no período de 23 de setembro a 15 de dezembro de 2021. Em virtude do regime de ensino remoto das escolas, não foi possível fazê-la de maneira presencialmente, então, a investigação foi realizada por meio de ambientes virtuais. Sendo as atividades aplicadas através das plataformas do Google Meet e WhatsApp. Também se obteve dados por meio de fotografias e um diário de campo com o registro das atividades realizadas durante a pesquisa. Resultados: As informações oriundas da Neurociência são relevantes no processo de ensino e, sobretudo, para que os educandos possam aprender melhor. Deve-se considerar também que a motivação da criança e a mediação propiciada pelo educador, são requisitos fundamentais para que o processo de alfabetização seja alcançado satisfatoriamente. E, tudo isso contribui no desenvolvimento integral dos educandos.
id UFCG_17868a95a39e7ca967a80ca0811d562d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26348
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.Neuroscience applied to the literacy process.NeurociênciaEducação infantilEnsinoMotivaçãoMediaçãoAlfabetizaçãoNeuroscienceChild educationTeachingMotivationMediationLiteracyEducação.O presente trabalho focalizou a temática da interlocução entre Neurociência e Educação. Teve por objetivo geral analisar como as descobertas científicas oriundas da Neurociência podem contribuir para melhorar a aprendizagem escolar das crianças que se encontram em processo de alfabetização. Os objetivos específicos são: entender como os estímulos internos, desencadeados por um processo motivacional podem influenciar ou não no processo de aprendizagem das crianças; compreender como os estímulos externos, propiciados pela mediação docente podem potencializar o processo de aprendizagem na alfabetização; refletir como as emoções podem contribuir ou não para a aprendizagem escolar. Aspectos metodológicos: a pesquisa realizada foi o tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Desenvolvida numa turma de 2º ano, numa escola municipal, da cidade de Santa Helena- PB. Para a produção dos dados foi utilizado um diário de campo. Foram considerados: a oralidade e os textos escritos dos alunos no período de 23 de setembro a 15 de dezembro de 2021. Em virtude do regime de ensino remoto das escolas, não foi possível fazê-la de maneira presencialmente, então, a investigação foi realizada por meio de ambientes virtuais. Sendo as atividades aplicadas através das plataformas do Google Meet e WhatsApp. Também se obteve dados por meio de fotografias e um diário de campo com o registro das atividades realizadas durante a pesquisa. Resultados: As informações oriundas da Neurociência são relevantes no processo de ensino e, sobretudo, para que os educandos possam aprender melhor. Deve-se considerar também que a motivação da criança e a mediação propiciada pelo educador, são requisitos fundamentais para que o processo de alfabetização seja alcançado satisfatoriamente. E, tudo isso contribui no desenvolvimento integral dos educandos.The present work focused on the issue of dialogue between Neuroscience and Education. Its general objective was to analyze how the scientific discoveries arising from Neuroscience can contribute to improve the school learning of children who are in the literacy process. The specific objectives are: to understand how internal stimuli, triggered by a motivational process, can influence or not the children's learning process; understand how external stimuli provided by teacher mediation can enhance the learning process in literacy; reflect on how emotions may or may not contribute to school learning. Methodological aspects: the research carried out was an action-research type, with a qualitative approach. Developed in a 2nd year class, in a municipal school, in the city of Santa Helena-PB. A field diary was used to produce the data. The following were considered: the students' orality and written texts from September 23 to December 15, 2021. Due to the remote teaching regime of schools, it was not possible to do it in person, so the investigation was carried out through virtual environments. The activities being applied through Google Meet and WhatsApp platforms. Data were also obtained through photographs and a field diary recording the activities carried out during the research. Results: Information from Neuroscience is relevant in the teaching process and, above all, so that students can learn better. It should also be considered that the child's motivation and the mediation provided by the educator are fundamental requirements for the literacy process to be satisfactorily achieved. And all this contributes to the integral development of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899AMARAL, M. G. B.;MACHADO, Viviane Guidotti.CUNHA , Ane Cristine Hermínio.BRUNO, Janete Machado.2022-03-282022-07-13T12:36:01Z2022-07-132022-07-13T12:36:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26348BRUNO, Janete Machado. Neurociência ao processo de alfabetização . 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T11:16:48Zoai:localhost:riufcg/26348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T11:16:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.
Neuroscience applied to the literacy process.
title Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.
spellingShingle Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.
BRUNO, Janete Machado.
Neurociência
Educação infantil
Ensino
Motivação
Mediação
Alfabetização
Neuroscience
Child education
Teaching
Motivation
Mediation
Literacy
Educação.
title_short Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.
title_full Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.
title_fullStr Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.
title_full_unstemmed Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.
title_sort Neurociência aplicada ao processo de alfabetização.
author BRUNO, Janete Machado.
author_facet BRUNO, Janete Machado.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
AMARAL, M. G. B.;
MACHADO, Viviane Guidotti.
CUNHA , Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNO, Janete Machado.
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociência
Educação infantil
Ensino
Motivação
Mediação
Alfabetização
Neuroscience
Child education
Teaching
Motivation
Mediation
Literacy
Educação.
topic Neurociência
Educação infantil
Ensino
Motivação
Mediação
Alfabetização
Neuroscience
Child education
Teaching
Motivation
Mediation
Literacy
Educação.
description O presente trabalho focalizou a temática da interlocução entre Neurociência e Educação. Teve por objetivo geral analisar como as descobertas científicas oriundas da Neurociência podem contribuir para melhorar a aprendizagem escolar das crianças que se encontram em processo de alfabetização. Os objetivos específicos são: entender como os estímulos internos, desencadeados por um processo motivacional podem influenciar ou não no processo de aprendizagem das crianças; compreender como os estímulos externos, propiciados pela mediação docente podem potencializar o processo de aprendizagem na alfabetização; refletir como as emoções podem contribuir ou não para a aprendizagem escolar. Aspectos metodológicos: a pesquisa realizada foi o tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Desenvolvida numa turma de 2º ano, numa escola municipal, da cidade de Santa Helena- PB. Para a produção dos dados foi utilizado um diário de campo. Foram considerados: a oralidade e os textos escritos dos alunos no período de 23 de setembro a 15 de dezembro de 2021. Em virtude do regime de ensino remoto das escolas, não foi possível fazê-la de maneira presencialmente, então, a investigação foi realizada por meio de ambientes virtuais. Sendo as atividades aplicadas através das plataformas do Google Meet e WhatsApp. Também se obteve dados por meio de fotografias e um diário de campo com o registro das atividades realizadas durante a pesquisa. Resultados: As informações oriundas da Neurociência são relevantes no processo de ensino e, sobretudo, para que os educandos possam aprender melhor. Deve-se considerar também que a motivação da criança e a mediação propiciada pelo educador, são requisitos fundamentais para que o processo de alfabetização seja alcançado satisfatoriamente. E, tudo isso contribui no desenvolvimento integral dos educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28
2022-07-13T12:36:01Z
2022-07-13
2022-07-13T12:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26348
BRUNO, Janete Machado. Neurociência ao processo de alfabetização . 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26348
identifier_str_mv BRUNO, Janete Machado. Neurociência ao processo de alfabetização . 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744549247975424